sábado, 13 de agosto de 2022

A Unidade absoluta de DEUS

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Meus amigos e queridos leitores! Hoje depois de um bom tempo sem escrever, volto ao meu computador para compartilhar alguns assuntos que estão se aflorando em meu coração.

Nós que estamos diariamente envolvidos com o evangelho de DEUS, somos diariamente confrontados com questões ligadas a "BASE DA FÉ QUE PROFESSAMOS".

E isto é bom, pois nos leva a relembrar e reestudar os princípios da nossa crença. Por isto é sempre bom nós estarmos diariamente lendo a Bíblia e literaturas doutrinárias, e porque não sentar em uma cadeira de seminário e fazer uma reciclagem intelectual doutrinária. É como o espírito santo, temos que estarmos diariamente buscando o renovo, para manter a chama sempre acesa.

Então eu queria explorar hoje um pouco mais da UNICIDADE de DEUS, já que está é a base principal da fé APOSTÓLICA.

Um dos textos mais MONOTEISTA da palavra de DEUS "Deuteronômio 6:4" tem sido alvo de criticas e manobras para tentar-se mudar a essência e simplicidade que sempre exalou esse verso, que é a UNIDADE ABSOLUTA de DEUS.

"Escuta, Israel! O SENHOR é nosso DEUS, o SENHOR é UM." Deut. 6:4 (Shemá)

Basta uma pesquisa histórica e cultural, vamos encontrar nas origens dos povos e das civilizações mais antigas, uma fé fundamentada em uma diversidade de deuses.
Até a chamada de Abrão, tirado de uma idolatria generalizada, DEUS então começa a orquestrar uma mudança cultural na fé e na vida de Abraão, para que o mesmo largasse aquela tradição idólatra.
E então passamos a ler as histórias bíblicas e entendemos uma luta que perduraria até nossos dias, entre o MONOTEISMO contra o POLITEISMO. Sendo o grande marco histórico de DEUS a proclamação do SHEMÁ (DEUT. 6:4) onde literalmente se proclamava entre os diversos deuses a existência de UM ÚNICO DEUS, chamado de JAVÈ (YHWH) no antigo testamento.

Por incrível que pareça, até este versículo está sendo deturpado pelos teólogos trinitários, para forçar um entendimento para dar sustento a doutrina da trindade. Veja qual é o argumento deles:

Trinitários argumentando sobre Deuteronômio 6:4

"A palavra UM (ECHAD), não é uma unidade absoluta, mas é uma UNIDADE COMPOSTA. Quando olhamos para uma mesa, observamos que ela é composta por cadeiras, mas ela é UMA mesa, ou então se olharmos para um conjunto musical, e enxergamos os cantores, os músicos, entretanto são UM conjunto..."

Continuam:

"Se o texto de Det. 6:4 quisesse mostrar uma unidade absoluta, o escritor usaria a palavra UM (YACHID), que é a palavra no original perfeita para dar o sentido da UNIDADE ABSOLUTA."

É esse o raciocínio que os trinitários usam, para refutar o texto mais UNICISTA da Bíblia!
Eles até usam histórias bíblicas com o termo "ECHAD - UM" para dar credibilidade ao argumento que eles fazem em cima desse texto, vejamos um exemplo bíblico que eles usam:

"Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma (echad) carne." Genesis 2:24 

A palavra "UMA" neste versículo de Gen. 2:24 é a mesma palavra usada em Deu. 6:4 (ECHAD)

Logo eles fazem esta ligação para mostrar que mesmo o Homem sendo distinto da Mulher, eles são UM, logo esta é a mesma aplicação que devemos dar para o Shemá Deut. 6:4 Sendo DEUS uma UNIDADE Composta, pois DEUS é Pai, filho e espirito santo, SÃO TRÊS (3) PARTES DISTINTAS DE UM (1) DEUS.

Por mais absurdo que pareça, quando esse raciocínio indutivo é apresentado para pessoas sem conhecimento bíblico e conhecimento das línguas originais, eles ficam confusos e até concordam, e em casos mais extremos perdem a verdadeira fé monoteísta.

Porém eu te convido para continuar a leitura, e você conhecerá através dos textos originais, que este texto continua tendo o mesmo sentido e significado que sempre teve desde que Moisés proclamou.

Vamos começar analisando as duas palavras, e ver quais delas que expressam uma UNIDADE ABSOLUTA, no casa "ECHAD ou YACHID". 

YACHID: Vejamos um exemplo que nos mostra qual é o sentido desta palavra no original:

"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único (yachid) filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." Genesis 22:2

O versículo acima, são as palavras de DEUS para Abraão, pedindo que Isaque seja sacrificado, note que a palavra "ÚNICO" no texto é a palavra YACHID. Sendo assim, podemos entender o real sentido dessa palavra: 

Sabemos que Isaque não era o único filho de Abraão, pois Abraão já tinha outro filho mais velho com a concubina Agar pelo nome de Ismael. Logo fica clara que o argumento dos trinitários que esta palavra  expressa o sentido de Unidade Absoluta não se sustenta quando confrontada com o texto original.
A palavra YACHID ao que da para se perceber não expressa quantidade e nem individualidade, mas importância, pois Isaque era importante, ele é o filho da promessa, logo da para se notar que esta palavra esta colocando Isaque em destaque.

ECHAD: Vamos analisar está palavra para identificar qual é seu sentido no texto:

Vou mostrar três exemplos para você notar que esta palavra "ECHAD" é uma palavra "POLISSÉMICA"

O primeiro exemplo é Genesis 2:24, pois sabemos que o homem e a mulher são duas ( 2 ) pessoas, entrentanto no matrimónio eles se tornam uma ( 1 ) só carne, é claro que neste caso é uma UNIDADE COMPOSTA.

O segundo exemplo é Deuteronômio 17:6 "Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma (echad) só testemunha não morrerá." 

O terceiro exemplo é Eclesiastes 4:8, 9 "um (echad) que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um (echad), porque têm melhor paga do seu trabalho."

Já nos exemplos dois e três, é claramente uma UNIDADE ABSOLUTA, você pode notar que o texto esta tratando de quantidade de testemunhas ou quantidade de trabalhadores ou quantidade de pessoas, e não um conjunto, logo fica evidente que a palavra ECHAD é uma palavra POLISSÉMICA, pois ela pode tanto significar uma unidade composto ou uma unidade absoluta, sendo assim esta palavra fica sujeita ao seu contexto.

No caso de Deut. 17:6 e Ecl. 4:8, 9, é muito simples saber que ECHAD é uma unidade absoluto, tendo em vista que seus contextos expressam uma relação de quantidade em contrapondo um com outros. "duas ou três testemunho vs uma testemunha" ou "melhor é serem dois que um" fica muito claro a aplicação de ECHAD nesses contextos.

No caso de Genesis 2:24 "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma (echad) carne."  fica evidente que esta palavra está destacando uma unidade composta, o contexto expressa isso.
Também deve se notar que a chave para a interpretação desse versículo não é ECHAD pois esta palavra está sujeita ao seu contexto, logo a chave de interpretação desse versículo é a palavra "UNIR-SE-Á", esta palavra é tanto a chave de interpretação do versículo, como também a chave de interpretação da palavra ECHAD. 

No léxico de Strong a palavra "UNIR-SE-A" no original "DAVAQ" tem o sentido de; grudar-se-a, colar, permanecer junto, manter-se próximo, juntar-se-a, permanecer com, seguir de perto, alcançar.

Logo fica muito simples entender o porque esse casal se tornam UM, pelo fato da UNIÃO MATRIMONIAL que se da pela aplicação da palavra "DAVAQ" e não "ECHAD".

Posto essa base, voltamos agora a analisar o SHEMÁ que é o nosso assunto hoje. Vou colocar duas versões, para que você possa perceber entre elas tanto a colocação da expressão UM como ÚNICO.

"Escuta, Israel! O SENHOR é nosso DEUS, o SENHOR é UM." Deut. 6:4 (Shemá)
Versão Judaica

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." Deut. 6:4 (Shemá)
Versão Almeida Fiel

Quando nós passamos a entender alguns significados, nós começamos a utilizar as expressões que mais faz sentido no texto e que o original quer de fato passar.
Porém no português tanto a palavra UM ou a palavra ÚNICO expressam uma UNIDADE ABSOLUTA, ou seja, discutir isso na língua portuguesa é meninice.

A aplicação da palavra ECHAD no texto de Det. 6:4 deve ser entendida como UNIDADE ABSOLUTA, pois sabemos que Israel estava sob o domínio dos egípcios sendo um povo extremamente idólatra, os Israelitas estavam com essa cultura, e DEUS querendo reafirmar sua UNIDADE então ele entrega as Leis para Israel, veja o primeiro mandamento de DEUS para Israel:

Êxodo 20:1 ao 6

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.


Este é o contexto de Deuteronomio 6:4 , a entrega da LEI e o reconhecimento de DEUS sendo UM SER, DEUS pregando o MONOTEISMO contra o POLITEISMO. Veja a ligação que o próprio Jesus faz:

Marcos 12:29, 30

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.


Veja que o Shemá faz parte do primeiro e importante mandamento, JESUS reafirma o MONOTEISMO bíblico. Veja também que o próprio Bispo da Igreja primitiva, prega o Monoteísmo:

Tiago 2:19

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.

Nesse versículo acima ainda cabe um analise no grego, para ver que o "UM" no texto é uso comum, numeral, sendo impossível alguém dizer que aqui é uma unidade composta, fica complicado para essa doutrina trinitária se manter em pé diante dessa exposição.  

Sendo assim, fica impossível defender que ECHAD em Deut 6:4 é uma unidade composto, pois ja temos provas BIBLICAS e HISTÓRICAS que é uma UNIDADE ABSOLUTA, ou seja, tratando da INDIVIDUALIDADE, QUANTIDADE e QUALIDADE de DEUS, ele é UM ÚNICO SER.

Fiquem na paz, e sempre busquem de DEUS e na Palavra as respostas Bíblicas.


Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...