sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Analise de um debate "Pr. Carlos Moises (Voz da Verdade) VS Pr. Joaquim Andrade"

  A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Semanas atrás recebi de um amigo unicista um link de um debate "Devemos crer na Trindade", com a participação do famoso cantor e pastor Carlos Alberto Moisés da banda Voz da Verdade.

Famoso pela sua bela voz em todos os meios gospels, nunca imaginaria que pararia um tempo para ouvir ele não cantando, mas falando de assuntos teológicos. Confesso que fiquei surpreso e rapidamente enquanto trabalhava ouvia esse debate que achei bem interessante.

Escutando esse debati, eu resolvi criar esse texto tecendo alguns comentários em relação ao que foi falado pelos pastores que estavam debatendo esse tema. Claro que meu foco será mais em cima das falas do pastor trinitário. Vou deixar o link aqui para que você possa escutar na integra caso interessa:

link do debate: https://www.youtube.com/watch?v=144V68jTlxA

Mas para facilitar para você, e para você entender meu raciocínio, vou colocar exatamente o minuto que estarei fazendo referência. Assim você pode ir no minuto, ouvir o comentário do video, e ler meu comentário referente a fala. Vamos lá:

Comentário referente a fala no minuto (07:55min até 08:15)

O pastor trinitário sem perceber confundiu o conceito de "PERSONALIDADE" com "Quantidade", nós unicista não negamos a PERSONALIDADE de Deus, e compreendemos conforme sua própria definição. Veja:

"Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir."

Nós cremos na personalidade de DEUS, tanto em sua própria definição gramatical, quanto ao que a Bíblia apresenta ou revela DEUS para nós. Sim, ele é Um SER Pessoal e indivisível e único. A Bíblia mesmo ensina isso. Vejamos:

Deut. 4:35, 6:4, 32:39, Neemias 9:6, Salmos 83:18, Isaias 44:6, 45:18 e 48:11

Quando lemos esses poucos textos, já percebemos a SINGULARIDADE desse SER, Deus possui uma singularidade e uma INDIVISIBILIDADE em todo o contexto Veterotestamentário, isso mostra a PERSONALIDADE de DEUS, e se dissermos que Deus é três (3) pessoas diante desses textos apresentados, chegaremos a três conclusões lógicas e óbvias:

a. Deus é mentiroso: Pois ele nunca afirmou ser "três pessoas, personalidades ou deuses". Ele sempre disse SER UM, e uma das revelações de sua PERSONALIDADE foi sua SINGULARIDADE e INDIVISIBILIDADE.

b. Deus se torna EGOCÊNTRICO: Pois ele estando na companhia de mais dois (Filho e Espírito Santo), NUNCA fez sequer uma referência sobre esses, mas Deus não é egoísta, pois ele não faz acepção de pessoas conforme "Atos 10:34"

c. Deus não é um SER, e sim uma essência ou natureza: Para os trinitários e alguns admitem isto, Deus é uma natureza, ou uma essência, se isso é verdade podemos afirmar que a raça divina é estática e composta por "3 personalidades ou pessoas" , e isso seria uma deturpação da Bíblia, pois DEUS possui uma PERSONALIDADE ÚNICA. Essência e Natureza são características de um SER PESSOAL. 

Comentário referente a fala no minuto (08:16min até 09:10)

A maior mentira que os seguidores de Atanásio tem disseminado nos ambientes Cristão, e isso não vem só desse pastor trinitário, mas de quase todos, e alguns famosos, por exemplo pastor Silas Malafaia, é que os cristãos do 1° século sempre acreditaram na trindade. Isso é a MAIOR MENTIRA, não existe uma prova BÍBLICA sobre isso, e não existe uma PROVA HISTÓRICA antes de 325 d.C.

Ao contrário disso o remanescente da Igreja do 1° Século sempre acreditaram na UNICIDADE de DEUS, e isso é tão simples e claro de provar, que o próprio Pai da trindade "Tertuliano" nos fez o favor de registar isso em um de seus escritos históricos. Vamos fazer uma rápida analise:

"Ele diz que o próprio Pai desceu até a virgem, foi Ele mesmo nascido dela, Ele mesmo sofreu, de fato foi Ele mesmo Jesus Cristo"  CONTRA PRAXEAS Cap. 1

Note a doutrina de quem Tertuliano se referia entre o 1° e 2° século, perceba como era a interpretação dele, e deles.

"No curso do tempo, então, o Pai verdadeiramete nasceu, e o Pai sofreu, o próprio Pai, o Senhor Todo-Poderoso, a quem em suas orações eles declaram ser Jesus Cristo"  CONTRA PRAXEAS Cap.2

Mais uma vez, ele (Tertuliano), nos identifica o pensamento doutrinário a quem ele escreve. Ainda no 2 capitulo, veja Tertuliano mostra a revelação total da Unicidade, veja:

"especialmente no caso desta heresia, que se supõe possuir a pura verdade, pensando que ninguém pode acreditar em Um Só Deus de qualquer outra forma que não dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma Pessoa."  CONTRA PRAXEAS Cap.2

Neste trecho está muito claro, que o pensamento Unicista é desde a Igreja PRIMITIVA.

Fiz esses primeiros comentários, para você leitor entender a identidade teológica para quem Tertuliano estava dirigindo seus textos. E chegar no seguinte ponto:

"Os simples, de fato (não vou chamá-los de tolos ou ignorantes), que sempre constituem a maioria dos fiéis, estão chocados com a dispensação"... CONTRA PRAXEAS Cap. 3

Note que os endereçados eram a MAIORIA DOS FIÉIS, isso é o suficiente para provar que os Cristão Primitivos criam na Unicidade, e eram a Grande Maioria, pois eles eram o remanescente das Igrejas de ATOS. vamos prosseguir.

http://www.e-cristianismo.com.br/historia-do-cristianismo/pais-apologistas/tertuliano-contra-praxeas.html

Acima o link do escrito de Tertulino, para você mesmo conferir minhas citações.

3° Comentário referente a fala no minuto (09:45min até 10:00)

Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. EFÉSIOS 4:6

Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. FILIPENSES 4:20

4° Comentário referente a fala no minuto (14:30min até 15:30)

Esse comentário para mim foi o mais estúpido, na verdade eu interpreto como o argumento do espantalho. Não vou explicar para vocês o que queria, se não vai ficar cumprido, mas se eu estivesse ali, eu teria perguntado para esse pastor trino. 

O Antigo Testamento NEGA A TRINDADE e dentro dele está (Abraão, Isaque, Jacó, Moises, os Profetas, Davi, o povo de Israel) e ai, eles são hereges pela visão desse pastor. 

Aliás Jesus também NEGA a TRINDADE - João 17:30 e Marcos 12:28, 29

E o Bispo Tiago da Igreja Apostólica também nega a Trindade - Tiago 2:19 

E a e, JESUS CRISTO é herege, Tiago e os Apóstolos são Hereges, se eles forem eu também SOU. 

5° Comentário referente a fala no minuto (17:05min até 18:30)

Nesse trecho é o pastor ancora que faz uma pergunta interessante: A pergunta dele é baseada em João 8:17, 18 - Ele faz um paralelo entre a LEI sobre o testemunho de dois homens, e segundo ele então, Jesus da testemunho de si próprio (1 homem) e Deus da testemunho de Jesus (2 homem). Será que ele tem razão? Vamos ver:

"E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.
Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou." JOÃO 8:17, 18 

Essa pergunta é digna de um tema, só para essa escritura, mas vou tentar compactar uma pequena resposta. Só uma pincelada:

Jesus antes já havia falado sobre esse TEMA de testemunho, vejamos:

"Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro." JOÃO 5:31, 32

"Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou." JOÃO 8:14

Olha como é delicado esse tema, no capitulo 5 Jesus diz que se ele der testemunho de si PRÓPRIO  não pode ser verdadeiro, e no capitulo 8 Jesus está dizendo que testifica de si mesmo, e que o seu testemunho é VERDADEIRO. Meu Deus, e agora???

Jesus não é contraditório meus amigos, vamos compreender o que JESUS está falando, e começarmos a desvendar o "TESTEMUNHO DE DOIS HOMENS"

"Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis." JOÃO 5:33, 34

Aqui já começamos a entender o tema, JESUS diz explicitamente que NÃO RECEBE TESTEMUNHO DE HOMEM, e isso já começa a JOGAR muita LUZ no assunto, é por isso que em João 5:31 Jesus está se referindo a SUA HUMANIDADE.

Lembre-se que no capitulo 5 JESUS cura um cego, e Jesus faz um discurso incrível glorificando o PAI pelas obras realizadas. 
E os mestres da lei acusavam JESUS de se alto promover, por isso JESUS diz que não recebe honra e testemunho de Homens.

Logo fica claro que JESUS no capitulo 8, está simplesmente fazendo um paralelo entre 2 testemunhas, assim como para o Homem era necessário duas testemunhas ou duas provas para tomar juízo, assim também  JESUS tinha também 2 testemunhas, é simplesmente um paralelo que JESUS estava fazendo.

Você deve se perguntar como era ou o que era esses TESTEMUNHOS que validavam que JESUS era O CRISTO. Vamos a resposta:

"Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou." JOÃO 5:36

Aqui já está a 1° TESTEMUNHA de que JESUS é o MESSIAS. Que são as OBRAS que ele realizava.

"E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"
 JOÃO 5:37, 39

E ai está a 2° TESTEMUNHA de JESUS CRISTO, as ESCRITURAS.

Eita GLÓRIA, como diz meu amigo Roni, JESUS é LINDO não existe confusão e contradição na Biblia, é só uma questão de CONHECER e EXAMINAR, que as respostas estão contidas nela.

Por enquanto é ISSO.

Que DEUS te Abençoe GRANDEMENTE, e seja um bom BEREANO, estude e examine a Bíblia.

Quem sabe depois faço mais comentários sobre esse video.

Até a próxima.


Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

2 comentários:

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...