quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

    Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar uma reflexão. A  principio parece óbvio, pois a diferença de Deus, para os trinitários, é que Deus são três pessoas distintas e para os unicistas, Deus é somente uma pessoa.

    E sim, você tem razão, mas hoje quero arriscar passar a você um conhecimento mais profundo, que vai além da questão quantitativa. Esse texto de hoje será repostado futuramente com mais detalhes e um grau à mais de profundidade, então hoje é uma espécie de amostra grátis.

    Tenho dois textos aqui postados que ajudarão a compreensão do que abordarei hoje, segue o link;

        https://cadesenhos.blogspot.com/2021/07/mateus-2819-prova-trindade.html

        https://cadesenhos.blogspot.com/2021/06/quando-o-filho-foi-enviado.html

    Você sabia que um objeto ou um funcionamento, ou um assunto pode ser explicado de diversas formas? Tudo dependerá da sua capacidade cognitiva, ou seja, eu usarei a melhor forma que sua mente captar. Vou dar um exemplo para você, vai parecer estranho, mas tem um fundamento primordial no que quero compartilhar, então continue a leitura, Veja as seguintes imagens;  

    Olhe para a imagem abaixo, você saberia me dizer o que é isto?


    Bom, algumas coisas você sabe o que é, tem letras, números, tem até palavras que você conhece, mas provavelmente você não tem ideia do que isto é ou representa.

    Vou facilitar mais um pouco, está imagem abaixo, faz algum sentido para você?


    Bom, se tiver alguém da área talvez já sabe o que isto significa, mas mesmo assim não pode afirmar o que vai ser.

    Vou facilitar um pouco mais, quem sabe agora olhando a imagem você sabe o que é!


    Agora você já identificou que isso se trata de uma ESTRUTURA de alguma edificação, você pode ter dúvida o que esta estrutura será, pois pode ser um prédio, um galpão, uma casa, um salão e etc...
    Mas pelo menos agora com esse volume você identificou uma estrutura.

    Vou revelar de uma vez por toda o que essa sequências de imagens que você observou é, veja:

    Agora ficou fácil, as imagens que você viu tratam desta bela casa muito moderna e linda, seria mais fácil se eu tivesse logo mostrado essa imagem não é mesmo. Vamos voltar ao nosso assunto.

    Se você não é uma criancinha em desenvolvimento, então se eu colocar a foto de um cachorro, você identificará rapidamente sem nenhuma explicação, pois a imagem é o método mais fácil para compreensão,  concorda?

    Bom, a resposta é sim e não ao mesmo tempo! Mas calma, você vai me entender.

    Se você como eu já tem filhos, você sabe que associamos as imagens, os gestos e os objetos para explicar conceitos para nosso filhos. Lembra quando você simulou queimar a mão no ferro de passar roupas para ensinar seu filho o valor e o respeito a vida? Você usou esse método porque a imagem é o nível mais simples de ilustrar e ensinar valores, moral e ética.

    Você já percebeu que as pessoas preferem ver um video do que ouvir um áudio, ou ouvir um áudio do que ler um texto, isso se da pela facilidade que temos dos nossos sentidos, entretanto você deve saber que sua capacidade cognitiva não pode ser viciada somente na superficialidade das imagens, você deve raciocinar, aliás o motivo que a maioria das pessoas não gostam de ler, é porque ler exige raciocinar, pensar, refletir.

    Feito essa introdução, lamento informar, mas UMA IMAGEM NÃO EXPLICA TUDO, a imagem faz parte da explicação, ela ajuda a compreensão, mas ela por si só não define integralmente algo. 

    Veja esse exemplo:

    Se você mostrar para seu filho uma foto de um elefante, sem ele saber o que é, e pedir para ele lhe explicar a imagem, ele não tem informações para isso, ele jamais conseguirá explicar algo que é óbvio para você.

    Mas se você levar ele em um zoológico, e mostrar para ele um elefante, explicar, ensinar o que é aquele animal, o que ele faz, do que ele se alimenta, do que ele teme, ele terá o melhor ensinamento, e nunca mais esquecerá, pois você usou todos os sentidos para explicar a ele algo.

 Vou fazer algumas perguntas para você me explicar usando somente imagens.

    Explique através de uma imagem a MORAL?
    Explique através de uma imagem a PAIXÂO?
    Explique através de uma imagem o AMOR?
    Explique através de uma imagem a JUSTIÇA?
    Explique através de uma imagem o ÓDIO?
    Explique através de uma imagem o MEDO?
    Explique através de uma imagem o SER?

    O Amor, talvez você pensou no coração, mas aquele desenho explica o amor integralmente? Um beijo, um abraço, mãos dadas, isso também não são imagens que representam o amor?    

    Bom, talvez para a justiça, você imaginou aquela famosa mulher com os olhos vendados segurando uma balança, mas eu te pergunto, isso é a JUSTIÇA mesmo? Aquela imagem por si só, explica com clareza a Justiça?

    E o medo, você pensou na escuridão, ou em uma criança chorando, alguém se escondendo, isso explica o medo?

    Você observou que a imagem por si só é insuficiente para explicar um conceito? Por mais claro que possa ser uma imagem, ela por si só não define ou não explica um termo, um conceito.

    Você está entendendo que a imagem não é ideal para explicar, sabe por quê? Porque ela não é a explicação, ela é um recurso da explicação, ele serve para a representação visual de uma ideia, ou de algo, de um conceito. 

    A primeira imagem que eu te mostrei, é completamente estranha para você, assim como a segunda, eu tive que apelar a mais imagens para que você soubesse o que aquela imagem representa. Isso acontece em tudo, sempre iremos recorrer a uma imagem conhecida, para ilustrar algo!

    Lembre-se que JESUS usou muito em suas parabolas, imagens de coisas que o homem conhecia, para ensinar a eles valores éticos, por exemplo: Leia Mateus 13:44 ao 58

    Você verá o quanto JESUS usa esse recurso, você notará várias vezes a expresssão "o reino de DEUS é SEMELHANTE". E depois ele explica toda sua fala. 
    Em outras palavras, ele usou várias coisas para explicar o REINO DE DEUS, mas em nenhum momento ele disse que o reino "ERA", mas disse que "SEMELHANTEMENTE".

        Feito essa base, vamos agora meditar sobre "O QUE É DEUS" como podemos descrever este SER que ao mesmo tempo é tão comum e misterioso!

    E foi exatamente nesse ponto, em que os homens com todos os seus conhecimentos, e com suas ansiedades e vontades de definir DEUS, mas não qualquer deus, mas sim O DEUS do Velho Testamento, causaram entre si disputas, rupturas, e confusão ao tentarem conceitualizar DEUS nas mais diversas e variadas possiveis explicações. 

     E é exatamente no segundo século, que encontramos registros históricos, da primeira disputa e ruptura no Cristianismo, onde temos duas interpretaçõs opostas, que dará fim a uma, e a perpetuação da outra até nossos dias. Vejamos os registros:

"No curso do tempo, então, o Pai verdadeiramete nasceu, e o Pai sofreu, o próprio Pai, o Senhor Todo-Poderoso, a quem em suas orações eles declaram ser Jesus Cristo."  Contra Praxeas Cap.2

    Está é uma declaração de Tertuliano a respeito dos Cristãos que criam na UNICIDADE, é aqui, que encontramos pela primeira vez, uma declaração clara sobre a doutrina da Unicidade. 
    Lamentavelmente não temos muitas informações sobre Praxeas, que era um defensor da nossa doutrina, não sabemos exatamente sua origem, só sabemos que ele cria na Unicidade assim como a maioria dos critãos de sua época, como podemos ver nas próprias palavra de Tertuliano. Veja:

"Os simples, de fato (não vou chamá-los de tolos ou ignorantes), que sempre constituem a maioria dos fiéis"

    Está muito claro que no 1° e 2° século da Igreja, a doutrina da Unicidade era predominante entre os crentes, até este momento, onde aparece de uma forma bem clara, a exposição da doutrina trinitária, e esta doutrina neste momento da história era novidade, leia você mesmo:

"...estão chocados com a dispensação (dos Três em Um)..."

    Pelo que podemos ver, e entender é que ficar "chocado" é uma mistura de ficar admirado e espantado, e isso são indicação de "novidade", se eu estiver certo, logo podemos afirmar que é a partir dessa época que a trindade de fato nasceu. 

    A partir daqui meus amigos leitores, a doutrina da trindade vai ganhando mais adptos, causando rupturas e disenções, até o famoso concilio no 3° séculos, onde a doutrina da trindade foi declarada regra de fé aos que se convertiam ao cristianismo, e consolidada nos próximos concilios que tiveram.

    Não esqueci nosso assunto, mas essas informações são importantes para você construir em sua mente de uma maneira clara, o que iremos aprender, e infelizmente isso não daria para fazer mostrando para você UMA IMAGEM, não é mesmo! 

    Bom, voltando aquela base, que uma imagem não explica tudo, o que aconteceu após o 3° séculos, foi uma imposição de fé em cima dos fiéis, onde eles apelaram fortemente nas IMAGENS!

    Pode analisar, as esculturas, e os quadros que representam DEUS, eles na maioria são exatamente como a imagem abaixo:



    Esta imagem que você vê acima é a representação da santíssima trindade, você está vendo três seres, sendo um animal e dois homens, um velho e um mais jovem. E está imagem os trinitários dizem serem DEUS.

    Você entendeu que os trinitários deturparam o conceito de DEUS em representações de imagens, transformando elas em pessoas. Note a imagem acima, isso é DEUS segundo os trinitários!
    Ai, eu te pergunto, onde na Biblia nós temos um registro desse???? Não existe, eles simplesmente transformaram conceitos em imagens e pessoas.

    Sabe de onde eles tiraram isso? Desta descrição, leia:

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."

MATEUS 3:16, 17

    Você percebeu que esta descrição foi deturpada? Deturparam o sentido do texto, em detrimento das representações usadas para facilitar a compreenção da descrição. Veja:

    "Viu o Espirito de Deus descendo COMO POMBA" A conjunção "COMO" está servindo de comparação, ou seja: A Biblia não está afirmando que o Espirito de Deus "É POMBA" mas está comparando sua descida "COMO DE UM POMBO", mas eles conseguiram deturpar essa figura em "um ser distinto de Deus.

    "E eis que uma VOZ dos céus dizia"  Aonde que o texto está falando de um velho barbudo? Desculpe, mas a idéia e o centro do texto não é falar nada do PAI, pois se assim fosse, no lugar da palavra VOZ estaria PAI, o texto é só um reconhecimento do ministério de JESUS.

    Mas eles transformaram a VOZ em uma pessoa, simplesmente porque a frase "este é meu filho" força a imagem de um PAI, na nossa maneira de compreenção! Mas eles esqueceram que o que estava acontecendo ali era cumprimento da JUSTIÇA. Vamos prosseguir.

    E é aqui que nós divergimos completamente dos trinitários, porque eles confundem as imagens com o SER, nós explicamos o SER pelas imagens. 

    Você já estudou sobre o LOGOS (Λόγος) que se encontra na sua Biblia em João 1:1? Sabia que está palavra foi usada pela primeira vez, por um homem chamado Heráclitos
    Heráclitos é um filósofo muito importante, pois ele é um marco da interpretação mitólogica versos a interpretação lógica.

    A compreenção das coisas na grécia antiga era baseado nas imagens, todas as coisas eram associadas a uma divindade, daí vem  a palavra μυθος/Mito, que significa discurso, narrar, contar, entretanto com o surgimento do termo Λόγος/Logos, Mito ganha o sentido de "palavra ficcional, palavra inventada", que surge o termo que conhecemos hoje que é MITOLOGIA. Já a palvra Logos contrapondo a outra palvra, tem o sentido de "palavra racional, palavra lógica" 

    Agora você pode estar entendendo o meu ponto, pois nós unicista seguimos a premissa conceitual de DEUS narrada no Velho Testamento, não deixamos as imagens serem a tónica da definição de um SER, mas simplesmente usamos para simplificar o que DEUS é em essência moral, ética, e espiritual.

    Você lembra quando Moisés pergunta para DEUS, o que ele deveria dizer aos egipcios sobre Ele?
    Lembra a resposta de DEUS qual foi? DEUS disse, "EU SOU O QUE SOU" ou em traduções mais judaicas "EU SEREI O QUE SEREI".

    Eu pesso a ajuda de qualquer teólogo, desenhista, retrata em uma imagem o que DEUS disse dele mesmo, explica para mim o que é "EU SOU". No português temos o pronome pessoa na 1° pessoa do singular "EU", depois temos o presente do indicativo do verbo ser "SOU", o sujeito dessa frase é o próprio DEUS. Bom e ai? Como representar essa primeira definição de DEUS em uma Imagem?

    Ai temos Êxodo 20:3 e 4

    "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."

    Aqui já complicou, porque DEUS proibiu a fabricação de imagens que representem ELE, logo devemos estudar e entender DEUS com base nas próprias palavras dele e de seus profetas. Imagem não são capazes de reproduzir ou retratarem O TODO-PODEROSO.

    Ai aparece mais uma pérola em Deuterônomio 6:4

    "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor."

    Toda a base da fé judaica no MONOTEISMO que é a existência de UM DEUS, é baseada nessa declaração do próprio DEUS. 
    Estamos começando a montar uma idéia ou definição de DEUS, lembrando que já sabemos que ele é ESPIRITUAL e que ELE é o criador de tudo conforme Genesis 1.

    Ai aparece mais uma pérola em Isaias 44:24

    "Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;"

    Teologos de plantão, por favor me expliquem "FAZER SOZINHO", é aqui que a gente tem que entender DEUS, é nesses versiculos do velho testamento onde está todos os testemunhos sobre ELE, é através desses testemunhos que nós vamos conhecendo DEUS, e formamos um CONCEITO DELE.
    Porque imagens não são capazes de retratar Ele, pois Ele é TUDO.

    Todos nós sabemos que DEUS é Espirito, que ele é Criador, que ele é AMOR, que ele é JUSTIÇA, que ele é SANTO, que ele é PODEROSO, que ele é ONIPRESENTE, que ele não pode MENTIR, que ele não faz ACEPÇÃO.......E ETC......

    Meus queridos amigos, entenda uma coisa de uma vez por toda, PAI não é somente uma imagem, existe um conceito muito amplo atráz dessa palavra. Ser PAI, não é simplesmente engravidar uma mulher, mas existem sentimentos, principios, regras e atitudes que faz uma pessoa SER PAI.
    Pergunta para qualquer filho abandonado, se o "pai biolgógico" é pai dele? Tenho certeza de que ele vai reconhecer como PAI, aquele que de fato exerceu essa função sobre a vida dele.

    Você deve saber o papel de um PAI, que está explicado dentro da palavra de DEUS, para reconhecer o que é um PAI. Veja:

    "E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?" Lucas 11:11

    "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo."  Colossenses 3:21

    Você entende que esses versos acima, e tem muito mais na Biblia, que nos da um entendimento um conceito sobre como SER UM PAI.
    
    Assim acontece com o papel de um FILHO, que também está explicado dentro da palavra de DEUS, para reconhecer o que é um FILHO. Veja:

    "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo" Efésios 6;1

    "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá."  Exodo 20:12

    Meus amigos, existem parâmetros, existe autoridade, existe submissão, tudo na Biblia está definido, para exercermos nosso papel perfeito aqui na terra, se eu sei o que sou, logo eu devo agir conforme aquilo que sou, e se eu não sei, eu não busco nas imagens, mas nas definições estabelecidas por DEUS.

    O que eu estou querendo dizer, é que DEUS é PAI e FILHO e ESPIRITO SANTO, mas não em imagens, mas em definições, assim como ele é AMOR, PAZ, SANTO, JUSTIÇA, ETERNO, MISERICORDIOSO. 

    Estes são conceitos e funções que revelaram DEUS em sua Plenitude.  Não transforme a definição de PAI, FILHO e ESPIRITO em imagens, e depois para piorar em SERES distintos, isso é divisão, é detupação do SER. 
    Já pensou você me dividir em cada aspecto da minha vida? Você iria me transformar em várias pessoas, sendo que na verdade eu SOU UM, mas que sou reconhecido como PAI, FILHO, TIO, ENGENHEIRO, OBREIRO.
    Esses CONCEITOS ME DEFINEM não me DIVIDEM. 

Vou parar por enquanto, mas retornarei com esse assunto futuramente. Espero que tenha conseguido elucidar a vocês essa grande diferença de interpretar o TODO-PODEROSO, com relação a Unicidade e a Trindade.

Um grande abraço, e fiquem com DEUS.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade  -  @teoleigos_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...