A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.
Queridos amigos leitores, venho mais essa semana expor um assunto muito interessante, e muito polêmico. Esse texto que vamos analisar nesse post, talvez seja o texto que mais mexe com a mente dos defensores da trindade.
Para nós unicista é mais um texto que complementa a doutrina da UNICIDADE, sim, por mais que os trinitários digam que esse texto prova a trindade, na verdade esse texto é mais um que complementa a doutrina UNICISTA. E vou provar pra você isso nessa analise que propus em posta-lo essa semana.
Vamos começar nosso estudo citando o texto que será analisado:
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, Mateus 28:19 - Nova Versão Internacional
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; Mateus 28:19 - Almeida Corrigida Fiel
Vamos iniciar nosso estudo falando de uma polêmica em relação ao texto de Mat. 28:19, que é: Mateus 28:19 foi ou não ADULTERADO?
Não é fácil responder essa pergunta, e a resposta está longe de ser um SIM ou um NÂO, precisamos fazer muitos analises e pesquisas para se chegar a uma conclusão plausível mas não definitiva. Primeiramente se faz necessário entender o porque surgiu essa duvida sobre esse TEXTO tão polêmico, sim, pois essa duvida não deve ser ignorada, mas deve se saber o que incitou essa duvida. Vamos a raiz da dúvida, e assim vamos compreender o porque esse pequeno versículo é o centro de GRANDES debates e disputas.
Essa duvida foi suscitado por dois motivos:
1° Ao analisar as mesmas palavras que JESUS proferiu aos seus apóstolos nos demais evangelhos, encontramos uma diferença significativa. Peço a você para LER os seguintes textos BÍBLICOS. Mateus 28:16, 20 + Marcos 16:14, 20 + Lucas 24:36, 53 + João 20:26, 31
Nesse amplo contexto, o único texto que tem essa suposta "formula batismal" é Mateus 28:19, todos os outros contextos frisam a missão pelo NOME.
2° Ao analisar todos os eventos envolvendo o BATISMO como; Atos 2:38 - 8:16 - 9:18 - 10:48 - 19:5 - 22:16 - Romanos 6:3 - Gálatas 3:26, 27 - 1 Pedro 3:21
Já nesse outro amplo contexto onde relata ou cita o BATISMO nas águas, não encontramos 1 texto a mais que dá sustentabilidade a Mateus 28:19, logo todos esses contextos da amplo sustento para os demais contexto de Marcos, Lucas e João, pois estes frisam o NOME e os contexto expressão diretamente o NOME DE JESUS.
Em outras palavra Mateus 28:19 está completamente só, isolado de todos os demais contextos, e como diz o ditado teológico "TEXTO SEM CONTEXTO É PRETESTO PARA HERESIA" é o que acaba acontecendo com Mateus 28:19, quando isolado completamente dos demais textos.
E é por este grande motivo que surge então a dúvida. Mateus 28:19 foi adulterado pois está completamente desconectado dos demais evangelhos e dos momentos históricos que relatam todos os batismos realizados em NOME DE JESUS CRISTO. Logo não da para dar sustento que Mateus 28:19 seja uma formula batismal se não existe uma 1 pessoa sendo batizada nessa formula no Novo testamento.
É por estes motivos que o texto de Mateus 28:19 é centro de discussão, debates, disputas, estudos tanto para provar que é adulterado como para provar que não é adulterado. Vamos ver os argumentos dos dois lados para dizer que é ou não adulterado o texto de Mateus 28:19.
Argumentos referente ao texto ser legítimo e original:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; Mateus 28:19 - Almeida Corrigida Fiel
Esse texto está presente praticamente em todos os manuscritos GREGOS, desde o mais velho até o mais novo, ou seja, as expressões "PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO" constam em todos os manuscritos.
E isso é um GRANDE argumento para afirmar que sim, o texto apresentado acima é original, pois consta em todas as cópias de Mateus.
Isso você pode verificar no livro "VARIANTES TEXTUAIS DO NOVO TESTAMENTO" eu tenho este livro de variações e realmente não existe comentários a respeito de Mateus 28:19, se não existe comentários é porque realmente os manuscritos estão da maneira que está apresentado acima.
Derrubar este argumento é muito difícil.
Um outro argumento é que alguns "pais da igreja" quando comentaram sobre o texto de Mateus 28:19 citaram exatamente como está postado, usando "pai, filho e esp. santo".
Um último argumento que é extraído de um documento muito antigo que é a DIDAQUE, existe a citação trinitário, ou seja, que os cristão eram batizados assim, o problema maior desse documento é algumas incongruências que algum dia desses trarei um texto falando somente da didaque.
"No que diz respeito ao batismo, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente" Didaque Capitulo VII
Argumentos referente ao texto ser adulterado, acrescentado:
Já nesse caso, existe alguns argumentos bem plausíveis, porém não nos esqueçamos que o argumento apresentado acima é muito FORTE, muito FORTE.
1° Argumento é o que já falei no começo, sobre o texto de Mateus ser o único texto que expressa uma suposta fórmula batismal, essa que é a origem dessa dúvida em relação a Mateus 28:19
2° Argumento é que essa citação só existe nos manuscritos, porque os manuscritos completos mais antigos são datados posteriormente ao concilio de Nicéia (325 d.C.). Logo todos eles poderiam ter sido adulterados após a ordem do Imperador Constantino.
3° Argumento é que existe uma versão chamada de "Peshitta" e essa traz o texto de Mateus 28:19 da seguinte forma.
Portanto ide, fazei discípulos em todas as nações em meu nome.
Apesar de os manuscritos gregos serem os mais respeitados, curiosamente essa tradução acima, está em harmonia com os demais evangelhos Marcos, Lucas e João (no Grego).
Agora esse argumento ganha muita força quando vemos um dos "pais da igreja" citando o texto conforme a PESHITTA. No caso Eusébio de Cesaréia (historiador). Ele faz mais de 10 citações de Mateus 28:19, usando a mesma estrutura do texto da Peshitta.
Isso sugere a nós duas questões:
1° Ou ele usou a tradução da Peshitta, e sendo assim ela passa a ser um dos textos mais antigos.
2° Ou ele usou um manuscrito grego que pode sim ter tido essa forma e depois foi adulterado.
Note como esse tema é complexo, esse argumento também é muito forte. Agora um último argumento é:
A Bíblia de Jerusalém
Esta é uma bíblia de cunho católico, contendo os 7 livros a mais que a protestante, e essa bíblia é bem respeitada, e eu tenho e fui conferir o texto de Mateus 28:19
E nesse versículo existe um comentário ou uma nota que diz o seguinte:
"É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula (Pai, Filho e espirito Santa) reflita influência do uso litúrgico, posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar em nome de Jesus...Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade."
Pois é, agora você tem os argumentos postos, o que te convence mais?
Minha humilde opinião é que as duas traduções, tanto a mais longa como a mais curta são legitimas, é claro que uma é de fato a original, porém não vejo que a mais longa possa prejudicar a doutrina da unicidade, por isso vou usar a tradicional em nossas Bíblias, para provar que ela também revela a unicidade de DEUS.
Vamos analisar a estrutura gramatical do texto de Mateus 28:19:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; Mateus 28:19 - Almeida Corrigida Fiel
Na gramática da língua PORTUGUÊS, temos três metodologias para analisar, duas delas podemos dizer que é "cientifica" e uma delas é "interpretativa".
As duas maneiras cientificas são: Analise Morfológico e Sintática, e a interpretativa é uma análise da Semântica.
Obviamente não sou um perito em língua portuguesa, e o intuito do texto é teológico e não um estudo profundo tratando a questão linguística, mas meu comentário de Mateus 28:19, em relação a estrutura gramatical, está baseado tanto no analise morfológico como sintática.
Nós unicistas as vezes usamos um argumento para refutar a doutrina trinitária, dizendo que: A palavra "NOME" está no singular, e não "NOMES" no plural que da a ideia de mais pessoas. Aparentemente esse argumento parece coerente, pois isso é uma regra básica da gramática. Porém, isso em um analise leigo. Vou explicar.
No caso de Mateus 28:19 acontece o que se chama na língua portuguesa de SILEPSE, depois você pode pesquisar, o significado desse termo.
Tinha uma versão bíblica que trazia o texto de Mateus 28:19 da seguinte maneira:
..."batizando-os em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do espírito Santo."
Apesar de hoje não ser tão comum essa tradução, gramaticalmente a construção desse verso (Mateus 28:19), repetindo a palavra "em nome do" é correta, porém esteticamente fica estranho a repetição, e é ai que entra o recurso SILEPSE para deixar a estética do texto melhor, e é ocultada a repetição, e se mantém o substantivo "NOME" no singular, pois gramaticalmente não aceita ser no plural "NOMES"
..."batizando-os em NOMES do pai, e do filho e do espírito santo" - ESSA ESTRUTURA GRAMATICAL É ERRADA.
Exemplo prático:
Você diz para seu filho: Filho vai no mercado e traga arroz, traga feijão, e traga macarrão. Novamente você aplica a SILEPSE e oculta a repetição "e traga" e diz assim: Filho vai no mercado e traga arroz, feijão e macarrão."
É isto que acontece em Mateus 28:19, então cuidado quando usar esse argumento do "SINGULAR e PLURAL" e certifique que realmente existem erros no pensamento teológico em relação a gramatica.
Feito essa pequena observação, vamos estudar mais um pouco nosso texto base:
Então Mateus 28:19 é uma fórmula batismal?
Vamos isolar completamente o texto de Mateus 28:19 dos demais evangelhos, vamos imaginar que só exista o Evangelho de Mateus.
Se o texto de Mateus 28:19 está ensinando uma fórmula batismal então temos problemas gravíssimos no seio da Igreja Primitiva, o ministério apostólico está em desobediência direta de JESUS. E porque o ministério apostólico está em desobediência?
Em todos os relatos sobre o batismo nas águas descritos no Novo Testamento foram realizados "EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO" , você pode ler o livro de Atos completo e não encontrará uma pessoa sendo batizada na fórmula "em nome do pai, e do filho, e do espírito santo" aliás em todo o novo testamento NÃO encontramos um batismo nas águas realizados na fórmula trinitária.
E agora?
Os trinitários geralmente dizem que foi pregado na autoridade de Cristo e o batismo foi realizado na autoridade de Cristo.
Outros mais ousados dizem que foi pregado o nome de Cristo como autoridade mas que o batismo foi realizado conforme Mateus 28:19.
Em relação a isso, é pura e mera especulação, não existe uma prova textual bíblica que ateste essa falácia, não há como provar biblicamente essas falas. E vou usar novamente o recurso da gramática do português.
Se realmente Mateus 28:19 é uma fórmula então os discípulos realmente desobedeceram. Em atos 2:38 eles deveriam ter realizado o Batismo literalmente como está em Mateus 28:19.
Alguns trinitários até dizem: Mas o apostolo escolheu o Filho, então não há problema algum, pois Jesus representa Deus, que por sua vez é 3 pessoas em 1 deus. Lamento dizer a você que não, se você interpreta Mt 28:19 como fórmula, então ela deve ser realizada literalmente como está, e isso não aconteceu em nenhum caso de batismo. Para ficar a livre escolha do apostolo a gramática deveria ser diferente do que está. Exemplo:
..."batizando-os em nome do Pai, ou do Filho ou do Espírito Santo."
A conjunção de alternância ou seja "opção" é "OU" , e nesse caso sim, ai Pedro poderia escolher qualquer um dos 3, MASSSSSS a conjunção do texto é "E" está conjunção é de adição, ou seja, não permite-se escolher. Lembrando que estou me baseando na Gramática.
Ou seja, os discípulos e todos os apóstolos estão em DESOBEDIÊNCIA DIRETA se Mateus 28:19 for uma formula batismal. Isso na teologia trinitária, não há como escapar. Se disserem que há textos que mostram a salvação pelo nome de JESUS, logo Mt 28:19 fica sem SUSTENTABILIDADE para afirmar que se trata de uma fórmula batismal. ou É ou não È, simples assim.
Não quero nem aprofundar muito nisso, mas tanto Pedro como os demais apóstolos estavam CHEIO DO ESPIRITO SANTO. Em outras palavras, se existem 3 pessoas na divindade, então a 3° pessoa foi contrária a 2° pessoa, pois ela inspirou os apóstolos a desobedecer a ordem de Jesus em Mateus 28:19....Vai se estreitando e ficando desmontada essa doutrina trinitária.
Em relação se Mateus 28:19 prova uma trindade, aconselho a você ler meus textos anteriores a este, pois á já comentários bem esclarecedores em relação a isso, repito aqui algumas coisa.
O Velho testamento ensina a trindade? NÃO
Jesus ensinou a trindade? NÂO
Os Apóstolos ensinaram a trindade? NÃO
Não existe razões bíblicas para acreditar que Mateus 28:19 ensine uma trindade.
Você deve estar se perguntando, se Mateus 28:19 não foi adulterado, não ensina a trindade, não é uma fórmula batismal, então o que esse texto está nos ensinando?
Vamos agora a começar interpretar o texto de Mateus 28:19 e dar seu real significado a luz da Bíblia.
Esse verso está tratando um dos assuntos mais importante da Bíblia, e não será em um post como este que traremos toda a profundidade desse pequeno verso. Vamos fazer uma exegese e apreender o que JESUS está nos dizendo no verso 19, vamos mais uma vez citar o texto, mas incluindo o verso 18 e 20.
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi me dada toda autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". NVI
Escolhi a versão NVI pois ela traz a expressão que vamos estudar a partir de agora. O que Jesus está falando a partir do verso 18 até o 20, é sobre AUTORIDADE. O assunto de Jesus para os discípulos aqui é a AUTORIDADE SUPREMA tanto no ambiente Celestial quanto no ambiente terreno. JESUS está revelando aos seus discípulos que seu domínio está em ambas as esferas.
Apesar de algumas Bíblias trazerem a expressão "PODER" o correto é "AUTORIDADE", essas duas palavras apesar de parecerem ser palavras sinônimas elas contém princípios diferentes. Poder está mais relacionado a FORÇA, e Autoridade está relacionado a DIREITO, a Ordenar, fazer se obedecer.
Exemplo pratico:
Em uma mesma EMPRESA;
Pessoa 01: Uma pessoa com uma estrutura física muito forte, ela tem força ou PODER para transportar uma peça pesada de um lugar para o outro. Isso é PODER, força.
Pessoa 02: Já uma pessoa que trabalhe na mesma empresa, que tenha um cargo superior da PESSOA 01, tem Autoridade independentemente de sua característica física, ela tem o direito de ordenar a PESSOA 01 a transportar uma peça pesada de um lugar para o outro. Isso é AUTORIDADE.
E é exatamente sobre isso que JESUS está falando com seus discípulos. Eu tenho Autoridade sobre as esferas espirituais e terrenas, PORTANTO....E Jesus então continua seu discurso. Vamos analisar algumas perguntas que surgem nesse contexto, e trabalhar elas para trazer a LUZ sobre esse lindo e poderosa ordem de JESUS.
Vamos falar mais um pouquinho de gramática, no verso 19, que é objeto de nosso estudo, existe a expressão "em nome do" essa expressão refere-se a representatividade, ou seja: Jesus está mandando seus discípulos batizar as nações representando o "Pai, Filho e o Espírito Santo".
Em outras palavras, o batizador está no lugar de quem de fato deveria estar batizando, que seria o próprio JESUS. Vou simplificar para você.
Situação: Você é convidado a ministrar em uma determinada Igreja, porém você não poderá ir, mas designa uma pessoa de sua confiança a ir em seu lugar. Você diz assim: "Fulano, vai em tal Igreja EM MEU NOME"
Esse fulano estará lá e dirá o seguinte: Estou aqui "EM NOME DE Beltrano".....
Entendeu? Pois é exatamente isso que Jesus está falando no verso 19. Jesus está outorgando seus discípulos a irem pregar, e fazerem discípulos e a batizar em seu lugar ou melhor debaixo de sua AUTORIDADE.
Agora estamos começando a compreender o texto de Mateus 28:19, de uma maneira simples e verdadeira. Vamos adiante.
Vamos fazer algumas perguntas a esse contexto e vamos compreender o TEMA que Jesus está falando em Mateus 28:19 que é AUTORIDADE.
1. Quem DEU Autoridade a JESUS?
2. Quem é o Filho?
3. Quem é o Espírito Santo?
4. Quem nós representamos?
Antes de responder essas questões, vamos compreender um dos atributos de DEUS, para você não interpretar meu texto erroneamente, quero deixar bem explicado essa parte para que tanto você leitor unicista e também para ajudar a todos os leitores que não conhecem a doutrina da Unicidade a compreender as manifestações do ÚNICO DEUS.
Em primeiro lugar já é sabido de nós que DEUS é um, isso é inquestionável, basta lermos alguns versos bíblicos. Deut. 6:4, Deut 32:6, Mal 2:10, Jo 9:8 e Isaías 44:24
Esse único DEUS e aqui nós temos que entender que "ÚNICO" é tanto no sentido qualitativo como numeral. DEUS é único com suas qualidade e UM (UM SER). Isso tem que estar plenamente em seu conhecimento, por que é aqui que nós devemos compreender a DOUTRINA da UNICIDADE, pois nós pregamos a UNICIDADE NA DIVINDADE. Nós afirmamos que existem 1 DEUS e somente ele, e mais ninguém.
Agora quando falamos de MANIFESTAÇÕES, temos que intender que DEUS se manifesta da maneira que ele quer e a quantidade que ele deseja, ele é ilimitado.
DEUS se manifestou tanto para Moisés quanto para Israel com sua própria VOZ, Ex 19:9
Ele se manifesta através de SONHOS, o velhos testamento está cheio de casos assim.
Ele se manifesta através de visões, através de ANJO
DEUS sempre se manifestou a seu povo com TEOFANIA, ele sempre usa esses recursos para se revelar a seu povo.
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de DEUS. 1 Pedro 4:10
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS seja conhecida dos principados e potestades nos céus. Efésio 3:10
Apalavra MULTIFORME significa "MUITAS FORMAS" ou "MULTIPLAS FORMAS" e esse é o grande segrede de DEUS, sendo ele o ÚNICO e SOBERANO que se MANIFESTA de múltiplas formas para falar, ensinar, ajudar, revelar, orientar todo o seu povo.
E nós não pregamos a unicidade nas manifestações, nós entendemos que DEUS se manifesta de diversas formas, sem que suas manifestações sejam confundidas, mas que sejam reconhecidas como sendo o PRÓPRIO DEUS. Vou ilustrar.
Tenho um amigo que seu próprio Pai é seu Patrão e Pastor. Olha que engraçado ele deve saber separar as funções que seu pai é sobre ele.
Ele tem que saber amar e respeitar o Pai sem que isso interfira em sua relação comercial com ele, pois o próprio Pai é Chefe, logo na empresa ele deve respeitar seu Chefe, sem confundir o vinculo familiar. E o mais interessante que além dessa relação familiar e comercial, também deve separar o seu Pai na relação espiritual, pois ele é seu próprio Pastor. Interessante isso, pois existe entre os dois uma tripla relação, onde a MESMA pessoa exerce sobre a a outra.
Veja como você compreenderá essa relação.
PAI não é CHEFE, e CHEFE não é PASTOR, e PASTOR não é PAI.
São funções diferente, que não podem serem confundidas, não se aplica a UNICIDADE nas funções.
Mas um SER pode ser as três coisas diferentes simultaneamente.
Adriano é FILHO, é PAI, é OBREIRO. Tenho três funções totalmente diferentes, mas continuo sendo EU MESMO. Eu não faço confusão em minhas atribuições. Não sou três pessoas, mas possuo uma multiforme onde falo e ajo como PAI, como FILHO e como OBREIRO. Entendeu? Acho que mais claro que isso não dá. risos.
Eu poderia te encher de textos e exemplos para simplificar mais, mas acredito que você já está pegando todo o meu raciocínio.
Feito esse esclarecimento.
1. Quem DEU Autoridade a JESUS?
Todos devemos entender que só exercem autoridade quem está debaixo de autoridade, esse é um principio Bíblico, e quando nos referimos a autoridade espiritual, isso é muito sério, DEUS sustenta esse principio de eternidade a eternidade.
Quando Lúcifer desejou uma posição de autoridade maior a que ele já possuía, ele começou a entrar em um pecado eterno, pois ninguém pode exercer autoridade sem DEUS te colocar lá. Se DEUS não deu para nós uma posição, quando nós a desejamos por conta própria, caímos no mesmo pecado do diabo.
...."eu subirei ao céu, acima das estrelas de DEUS exaltarei o meu trono,"... Isaías 14:13
Nunca se esqueça, que é DEUS que nos coloca como autoridade, desde que nós nos sujeitamos as autoridades sobre nós que foi instituídas por DEUS. É um principio estabelecido por DEUS, e ele que sustenta pois ele é a fonte, e a origem de toda a autoridade.
Todos devem sujeitar-se as autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de DEUS; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Romanos 13:1, 2
Paulo explica perfeitamente esse principio no texto acima. Vamos analisar as próprias palavras de JESUS em algumas horas antes da sua morte:
Jesus respondeu: "Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima".... João 19:11
Jesus conhece esse principio de autoridade, por isso ele se sujeitou, em nenhum momento ele questionou as autoridades, é por isso que JESUS é o EXEMPLO PERFEITO para a humanidade.
Não existe mistério, a autoridade de CRISTO vem de DEUS, pois não existem autoridade sem que proceda do próprio DEUS. Isso é inquestionável. Então no verso 19 sabemos que estamos debaixo da AUTORIDADE Suprema, que é do próprio PAI.
Não esqueça o que eu já tenho te ensinado sobre "MANIFESTAÇÃO", não confunda as Manifestações, elas devem existir para dar ordem as coisas, as funções são estabelecidas para nós aplicar o conceito de AUTORIDADE.
2. Quem é o Filho?
Estabelecido a fonte de AUTORIDADE que é de DEUS PAI , agora falaremos um pouco do FILHO
No livro de Hebreus 1:1, o escritor da a nós uma grande revelação: Leia na integra.
Havendo DEUS antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou nos nestes últimos dias PELO FILHO.
Perceba que nesse caso, onde ele faz um paralelo de suas próprias manifestação, o escritor fez questão de marcar a palavra "PELO FILHO" e não "pelo SEU filho", aqui o que o escritor está querendo nos retratar é a maneira ou função pela qual DEUS quis se revelar a NÓS. E ele se revelou a nós através do ministério ou função FILHO.
O FILHO está condicionado a 3 coisas, que vamos estabelecer aqui agora.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a LEI. Gálatas 4:4
A existência e obra do FILHO está condicionada ao TEMPO, ou seja o FILHO é TEMPORAL, seu ministério se inicio, e um dia terminará.
A existência e obra do FILHO está condicionada ao HUMANIDADE, ele deveria nascer como qualquer homem, pois o FILHO representa a HUMANIDADE, não é a toa que ele é muito mais conhecido como "FILHO DO HOMEM".
A existência e obra do FILHO está condicionado a LEI, ele deve ser OBEDIENTE, desde o dia que nasceu até sua MORTE. E isso aconteceu integralmente na vida do FILHO.
Romanos capitulo 8, nos da uma grande explicação sobre o motivo pela qual o filho foi enviado. E foi para condenar o pecado na CARNE, ou seja JESUS através de sua humanidade, nos faz viver a LEI DO ESPIRITO. Romanos 8:3
A Bíblia diz que DEUS é ESPÍRITO, João 4:24, e DEUS nos criou a sua imagem e semelhança, porém quando o Homem caiu, ele condenou a humanidade no domínio do pecado, deixamos de ser a semelhança de DEUS, e passando a ser escravo do pecado.
Estávamos separado de DEUS, esse domínio da humanidade precisava ser restabelecido, para DEUS poder ser GLORIFICADO, e reestabelecido sua união com a humanidade.
E isso só pode acontecer através da MANIFESTAÇÃO de DEUS em CARNE PELO FILHO.
Somente um novo Adão de carne, poderia restabelecer esse domínio a DEUS. Lembre-se DEUS é ESPÍRITO, mas precisava reconciliar o mundo através da CARNE. Eu insisto, leia ROMANOS 8, onde você saberá que o objetivo do FILHO era condenar o pecado na carne, reestabelecendo o humano a DEUS.
Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina, e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. 2 Pedro 1:4
Note, que por CRISTO JESUS passamos a participar da NATUREZA DIVINA, SANTA e Gloriosa de DEUS. Estamos sendo ajuntados novamente com a natureza de DEUS através de CRISTO ou do FILHO.
E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,
dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, Colossenses 1:10, 15
Creio que esse texto explica de maneira tão clara, que eu poderia parar aqui. Note as palavras "COM TODO O PODER", "GRAÇA AO PAI", estamos debaixo da AUTORIDADE DIVINA, que é "EM NOME DO PAI".
E através da obra humana realizada pela MANIFESTAÇÃO do FILHO, Deus "resgatou do domínio das trevas" para o "REINO DO SEU FILHO AMADO" Toda a obra terrena, realizada por CRISTO, sendo ele FIEL, HUMILDE, OBEDIENTE, até morrer como "CORDEIRO MUDO", nos deu condições de DEUS tirar NÓS das TREVAS, e sermos remidos pelo sangue (HUMANO) de CRISTO que nos da o PERDÃO DOS PECADOS.
É por isso que o Apostolo João nos ensina a nossa comunhão com o PAI, e o FILHO.
Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3
Não há como nós dizer que só obedecemos a DEUS PAI, e não o FILHO, pois cada um tem um propósito, cada titulo cada função tem um objetivo, uma missão, para se chegar a DEUS, você deve se submeter ao ministério do FILHO que nos perdoa os pecados e nos uni ao PAI, é através da HUMANIDADE de DEUS que participamos da sua DIVINDADE.
Como é maravilho compreender a palavra de DEUS, e como é bom saber que estamos debaixo da Autoridade Celestial, como a autoridade daquele que tem o domínio da humanidade que está nas mãos de DEUS. "em nome do PAI e do FILHO" uauuuu....Estamos compreendendo as sagradas escrituras tal como ela É.
3. Quem é o Espírito Santo?
Não vou delongar, peço escusas, mas o TEMA exige explicações, e por isto está grande o texto, não quero dividir o texto em duas partes, quero concluir nesse único post.
Sabemos que DEUS é espírito, Genesis 1:2 e João 4:24, e é esse ESPÍRITO que está em todos os lugares, que agiu e que age hoje em nosso meio. Foi o que o próprio JESUS nos prometeu em Mateus 28:20 ..."E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos."...
Eu te pergunto, JESUS está aqui conosco em CARNE E OSSO, como os discípulos palparam a ele, NÃO, JESUS está aqui conosco através do ESPÍRITO SANTO.
Essa é a MANIFESTAÇÃO que DEUS escolheu estar conosco até o dia da sua vinda. Vamos ler mais um texto.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 1 Coríntios 12:3, 6
Note como sabiamente PAULO interpreta as escrituras como um GRANDE UNICISTA. Ele sabe dividir as manifestações, ele não as confundi uma com a outra, mas ele entende que é o MESMO DEUS que é UM ESPÍRITO e que possui UM CORPO. Simples assim, glórias a DEUS.
É através do Espírito que convence nós do pecado, e somente através do Espírito Santo que nós podemos afirmar que JESUS CRISTO é o SENHOR. O Espírito é a FORÇA que age em nós, para podermos seguir a FÉ.
Deus seja louvado, estamos compreendendo o "em nome do Espírito Santo". Meu Deus como é lindo conhecer as sagradas escrituras. Vamos a diante e já finalizar.
4. Quem nós representamos?
É claro que a resposta agora é muito simples, representamos e estamos na autoridade DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
PAI: A Fonte da AUTORIDADE
FILHO: A Autoridade sobre a CARNE
ESPÍRITO SANTO: Que nos da condição de nascermos de novo, como FILHOS de DEUS, convencido do pecado, e conhecendo a DEUS, e sendo consolados.
E o que nos identifica e nos alinha debaixo dessa AUTORIDADE é o seu próprio NOME. JESUS é o NOME de DEUS. Este é o NOME que contém toda a fonte de PODER E AUTORIDADE.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16:17
e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:47
Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:31
É este o nome que faz a diferença, é este o nome do Pai, é este o nome do Filho e é este o nome do Espírito Santo. Não existe confusão na palavra de DEUS.
É por isso que fazemos tudo em nome de JESUS, porque ele CONTÉM TODA A AUTORIDADE, PODER, DOMÍNIO.
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17
Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Romanos 14:11
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, Filipenses 2:10
É por este motivo que todos os BATISMOS realizados no NOVO TESTAMENTO foram no NOME DO PAI, DO FILHO e DO ESPÍRITO SANTO que é JESUS CRISTO
Atos 2:38, 8:16, 9:18, 10:48, 19:5, 22:16 - Leia todas estas escrituras, e você verá que o NOME a ser proclamado é o NOME DE JESUS CRISTO.
Eu finalizo minhas palavras agradecendo a você que leu este post, e que de alguma maneira possa ter te dado luz para interpretar o texto MAIS DISCUTIDO em toda a História da Cristandade.
Um grande abraço e fica na PAZ DE JESUS.
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi me dada toda autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". NVI
Até o próximo ASSUNTO.
Irmão Adriano Nogueira.
Insta: @iab_ahoradaverdade