domingo, 4 de julho de 2021

Continuação TEMA anterior "FAÇAMOS"

    A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Fala meu caros amigos leitores, estou aqui para concluir o tema anterior "Façamos, prova uma TRINDADE?".

Nesse texto continuo fazendo uma exegese sobre o tema, mas agora entrando nos demais casos dos "PLURAIS DE DEUS".

A você que ainda não leu o post anterior, leia para você compreender essa continuação do texto.

O próximo texto a entrar no analise de nossa exegese é Genesis 3:22, vamos ao texto.

Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e como, e viva eternamente.

Para uma exegese saudável e bíblica para passagens dessa grandeza, é necessário um analise profundo tanto do cenário quanto dos protagonista que fazem parte desse enredo, e assim ter um esclarecimento correto do tema, sem ter o risco em cair em anacronismo.

Nessa passagem e assim como a do "FAÇAMOS", devemos nos atentar ao cenário e os envolvidos, e aqui em Genesis 3:22 temos o seguinte:

1. Cenário - Jardim do Éden, que DEUS plantou e colocou o Homem para cuidar.

2. O assunto que estava sendo tratado é O PECADO.

3. As personagens são: DEUS, Adão e Eva, o Diabo e os Querubins.

É esse o cenário, o assunto mais importante pois é o pecado que nos separa de DEUS, e as personagens são estas, é esse o contexto bíblico. 

Logo Deus estava falando com os seres que tinham conhecimento do bem e mal, e tinham livre arbítrio, tanto DEUS como os Querubins e o Diabo sabem discernir o certo e o errado, eles usufruem do livre arbítrio.

Em 1 Cor. 4:6 -  Apostolo Paulo nos ensina a ficar só nas escrituras, e não nos aventurar, ele nos exorta a não ir além do texto Bíblico, e aqui em Gn 1:26 e 3:22 não encontramos 2 pessoas da divindade e muito menos 3 pessoas, logo devemos ficar no que Moises escreveu inspirado por DEUS. O texto não mostra o Pai e o Filho, e não mostra o Pai, filho e espirito santo. Dizer isto é ir além da revelação textual da Bíblia.

Eu desafio a você ler esses contexto e me mostrar outras personagens nesse contexto, você não vai encontrar uma dica, logo DEUS é UM SER, e estava falando com os personagens apresentados nos contextos.

O próximo texto que vamos ver, é Genesis 11:5, 7 aqui é mais um caso dos famosos "plurais de Deus". Estamos fazendo uma exegese cuidadosa dos textos para que não fique uma ponta solta, e assim esclarecemos de uma vez por toda que esses casos não se referem a uma pluralidade de deuses. 

Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer, e agora, não haverá restrições para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali sua língua, para que não entendam a língua do outro.

Esse contexto é um pouco mais complexo, pois aqui sabemos o cenário, e sabemos qual é o assunto, porém nesse contexto não aparece ninguém, somente a DEUS, não aparece as três pessoas da trindade e nem as duas pessoas do unitarismo (TJs), logo aqui exclusivamente só a personagem de DEUS está presente.

Então nesse caso devemos abrir o contexto maior para entender com quem DEUS estava falando, pois a exegese é exatamente para isso, analisando o texto e os contextos disponíveis para encontrar as resposta bíblicas.

O que devemos analisar é dentro do velho testamento quando DEUS exercia seu juízo, sobre pessoas, povos para achar um padrão e assim aplicarmos ao caso de Genesis 11.

E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;  Gn. 19:1

Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.  Êxodo 12:23

Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Salmos 103:20

Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 2 Sam. 24:16

Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.2 Reis 19:35

São muitos os texto para colocar aqui, mas vou acrescentar mais dois do Novo Testamento para você ver que são complementares, não existe confusão entre o Novo e o Velho ambos ensinam a mesma matéria, ambos falam de UM ÚNICO DEUS.

Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?  Hebreus 1:14

E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. Mateus 28:2

Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 13:41, 42

Já tem texto suficiente para darmos uma resposta Bíblica sobre Genesis 11, vimos que os Anjos são ministros de DEUS, eles obedecem a VOZ de DEUS para exercer seus designíos, foi assim em todos os contextos Bíblicos, lemos os anjos executando as ordens de DEUS.

Logo concluímos que em um analise mais amplo, uma exegese mais aberta, compreendemos que esse é o padrão de DEUS, ele fala com seus Anjos os quais obedecem e executam as ordens de DEUS. E em nenhum caso, enxergamos a presença de mais pessoas da divindade falando ou ouvindo DEUS a não ser seus ANJOS. A palavra de DEUS tem as resposta para os plurais, e essa resposta é clara, firme e esclarecedora, DEUS ordena e os anjos obedecem.

E para fechar nosso estudo, vamos analisar o último texto conhecido como os plurais de DEUS, e concluir nosso estudo. ISAIAS 6:5,8

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 

É interessante essa passagem, pois aqui se aplica aquele conceito que já falei sobre a "DETURPAÇÂO DA IMAGINAÇÂO", sim aqui muitos trinitários e TJ's criam fantasias e fabulas em suas mentes tentando dar um sentido a esse texto que NÂO EXISTE.

Além de dizerem que esse é um plural que prova a trindade ou o unitarismo(TJs), eles dizem que o Pai faz a pergunta para as demais pessoas(quem há de ir por NÓS), e o filho que responde (Eis me aqui, envia-me a mim). 

Infelizmente aqui eu tenho que ser um pouco mais duro. ISSO É UMA TOLISSE, BURRICE, pois o texto é muito mais óbvio e esclarecedor possível para criar essas besteiras.

Analise simples do texto: O texto descreve os personagens presentes: DEUS, os Serafins e o profeta Isaias. Não tem mais ninguém relatado nesse contexto, não existe duas ou três pessoas a mais, caem naquele erro que falei no texto anterior, fazem ANACRONISMO.

Logo DEUS estava lá, e surge a pergunta "quem há de ir por NÓS? - E sim, DEUS faz essa pergunta, e o próprio texto revela a presença dos SERAFINS, logo Deus está mais uma vez como de comum e padrão em toda a escritura de que DEUS está falando com sua corte angelical, nesse caso visivelmente está os Serafins.

E quem responde a pergunta é o PROFETA ISAIAS, "eis me aqui, envia EU", é esse o contexto mais claro que a neve, não precisamos nem ampliar o nosso análise, pois o texto é MUITOOOO CLAROOO.

Ir além disso é fazer uma "PIADA GOSPEL", sem fundamento textual, sem fundamento Bíblico. 

Não precisamos mais aprofundar, pois analisamos todos os contextos possíveis, viajamos desde o velho ao novo testamento, e não encontramos uma virgula sequer que daria sustento a doutrina trinitária ou unitária.

CONCLUIMOS QUE A UNICIDADE DE DEUS É COERENTE COM A BIBLIA SAGRADA, POIS ELA EXPRESSA COM CLAREZA E INTEGRALIDADE O MONOTEISMO VETEROTESTAMENTÁRIO. VOCÊ UNICISTA DURMA EM PAZ, POIS SUA DOUTRINA É 1000% BIBLICA.

Seja sempre um bom BEREANO. e fique com o único DEUS VERDADEIRO QUE É JESUS CRISTO.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...