quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

    Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar uma reflexão. A  principio parece óbvio, pois a diferença de Deus, para os trinitários, é que Deus são três pessoas distintas e para os unicistas, Deus é somente uma pessoa.

    E sim, você tem razão, mas hoje quero arriscar passar a você um conhecimento mais profundo, que vai além da questão quantitativa. Esse texto de hoje será repostado futuramente com mais detalhes e um grau à mais de profundidade, então hoje é uma espécie de amostra grátis.

    Tenho dois textos aqui postados que ajudarão a compreensão do que abordarei hoje, segue o link;

        https://cadesenhos.blogspot.com/2021/07/mateus-2819-prova-trindade.html

        https://cadesenhos.blogspot.com/2021/06/quando-o-filho-foi-enviado.html

    Você sabia que um objeto ou um funcionamento, ou um assunto pode ser explicado de diversas formas? Tudo dependerá da sua capacidade cognitiva, ou seja, eu usarei a melhor forma que sua mente captar. Vou dar um exemplo para você, vai parecer estranho, mas tem um fundamento primordial no que quero compartilhar, então continue a leitura, Veja as seguintes imagens;  

    Olhe para a imagem abaixo, você saberia me dizer o que é isto?


    Bom, algumas coisas você sabe o que é, tem letras, números, tem até palavras que você conhece, mas provavelmente você não tem ideia do que isto é ou representa.

    Vou facilitar mais um pouco, está imagem abaixo, faz algum sentido para você?


    Bom, se tiver alguém da área talvez já sabe o que isto significa, mas mesmo assim não pode afirmar o que vai ser.

    Vou facilitar um pouco mais, quem sabe agora olhando a imagem você sabe o que é!


    Agora você já identificou que isso se trata de uma ESTRUTURA de alguma edificação, você pode ter dúvida o que esta estrutura será, pois pode ser um prédio, um galpão, uma casa, um salão e etc...
    Mas pelo menos agora com esse volume você identificou uma estrutura.

    Vou revelar de uma vez por toda o que essa sequências de imagens que você observou é, veja:

    Agora ficou fácil, as imagens que você viu tratam desta bela casa muito moderna e linda, seria mais fácil se eu tivesse logo mostrado essa imagem não é mesmo. Vamos voltar ao nosso assunto.

    Se você não é uma criancinha em desenvolvimento, então se eu colocar a foto de um cachorro, você identificará rapidamente sem nenhuma explicação, pois a imagem é o método mais fácil para compreensão,  concorda?

    Bom, a resposta é sim e não ao mesmo tempo! Mas calma, você vai me entender.

    Se você como eu já tem filhos, você sabe que associamos as imagens, os gestos e os objetos para explicar conceitos para nosso filhos. Lembra quando você simulou queimar a mão no ferro de passar roupas para ensinar seu filho o valor e o respeito a vida? Você usou esse método porque a imagem é o nível mais simples de ilustrar e ensinar valores, moral e ética.

    Você já percebeu que as pessoas preferem ver um video do que ouvir um áudio, ou ouvir um áudio do que ler um texto, isso se da pela facilidade que temos dos nossos sentidos, entretanto você deve saber que sua capacidade cognitiva não pode ser viciada somente na superficialidade das imagens, você deve raciocinar, aliás o motivo que a maioria das pessoas não gostam de ler, é porque ler exige raciocinar, pensar, refletir.

    Feito essa introdução, lamento informar, mas UMA IMAGEM NÃO EXPLICA TUDO, a imagem faz parte da explicação, ela ajuda a compreensão, mas ela por si só não define integralmente algo. 

    Veja esse exemplo:

    Se você mostrar para seu filho uma foto de um elefante, sem ele saber o que é, e pedir para ele lhe explicar a imagem, ele não tem informações para isso, ele jamais conseguirá explicar algo que é óbvio para você.

    Mas se você levar ele em um zoológico, e mostrar para ele um elefante, explicar, ensinar o que é aquele animal, o que ele faz, do que ele se alimenta, do que ele teme, ele terá o melhor ensinamento, e nunca mais esquecerá, pois você usou todos os sentidos para explicar a ele algo.

 Vou fazer algumas perguntas para você me explicar usando somente imagens.

    Explique através de uma imagem a MORAL?
    Explique através de uma imagem a PAIXÂO?
    Explique através de uma imagem o AMOR?
    Explique através de uma imagem a JUSTIÇA?
    Explique através de uma imagem o ÓDIO?
    Explique através de uma imagem o MEDO?
    Explique através de uma imagem o SER?

    O Amor, talvez você pensou no coração, mas aquele desenho explica o amor integralmente? Um beijo, um abraço, mãos dadas, isso também não são imagens que representam o amor?    

    Bom, talvez para a justiça, você imaginou aquela famosa mulher com os olhos vendados segurando uma balança, mas eu te pergunto, isso é a JUSTIÇA mesmo? Aquela imagem por si só, explica com clareza a Justiça?

    E o medo, você pensou na escuridão, ou em uma criança chorando, alguém se escondendo, isso explica o medo?

    Você observou que a imagem por si só é insuficiente para explicar um conceito? Por mais claro que possa ser uma imagem, ela por si só não define ou não explica um termo, um conceito.

    Você está entendendo que a imagem não é ideal para explicar, sabe por quê? Porque ela não é a explicação, ela é um recurso da explicação, ele serve para a representação visual de uma ideia, ou de algo, de um conceito. 

    A primeira imagem que eu te mostrei, é completamente estranha para você, assim como a segunda, eu tive que apelar a mais imagens para que você soubesse o que aquela imagem representa. Isso acontece em tudo, sempre iremos recorrer a uma imagem conhecida, para ilustrar algo!

    Lembre-se que JESUS usou muito em suas parabolas, imagens de coisas que o homem conhecia, para ensinar a eles valores éticos, por exemplo: Leia Mateus 13:44 ao 58

    Você verá o quanto JESUS usa esse recurso, você notará várias vezes a expresssão "o reino de DEUS é SEMELHANTE". E depois ele explica toda sua fala. 
    Em outras palavras, ele usou várias coisas para explicar o REINO DE DEUS, mas em nenhum momento ele disse que o reino "ERA", mas disse que "SEMELHANTEMENTE".

        Feito essa base, vamos agora meditar sobre "O QUE É DEUS" como podemos descrever este SER que ao mesmo tempo é tão comum e misterioso!

    E foi exatamente nesse ponto, em que os homens com todos os seus conhecimentos, e com suas ansiedades e vontades de definir DEUS, mas não qualquer deus, mas sim O DEUS do Velho Testamento, causaram entre si disputas, rupturas, e confusão ao tentarem conceitualizar DEUS nas mais diversas e variadas possiveis explicações. 

     E é exatamente no segundo século, que encontramos registros históricos, da primeira disputa e ruptura no Cristianismo, onde temos duas interpretaçõs opostas, que dará fim a uma, e a perpetuação da outra até nossos dias. Vejamos os registros:

"No curso do tempo, então, o Pai verdadeiramete nasceu, e o Pai sofreu, o próprio Pai, o Senhor Todo-Poderoso, a quem em suas orações eles declaram ser Jesus Cristo."  Contra Praxeas Cap.2

    Está é uma declaração de Tertuliano a respeito dos Cristãos que criam na UNICIDADE, é aqui, que encontramos pela primeira vez, uma declaração clara sobre a doutrina da Unicidade. 
    Lamentavelmente não temos muitas informações sobre Praxeas, que era um defensor da nossa doutrina, não sabemos exatamente sua origem, só sabemos que ele cria na Unicidade assim como a maioria dos critãos de sua época, como podemos ver nas próprias palavra de Tertuliano. Veja:

"Os simples, de fato (não vou chamá-los de tolos ou ignorantes), que sempre constituem a maioria dos fiéis"

    Está muito claro que no 1° e 2° século da Igreja, a doutrina da Unicidade era predominante entre os crentes, até este momento, onde aparece de uma forma bem clara, a exposição da doutrina trinitária, e esta doutrina neste momento da história era novidade, leia você mesmo:

"...estão chocados com a dispensação (dos Três em Um)..."

    Pelo que podemos ver, e entender é que ficar "chocado" é uma mistura de ficar admirado e espantado, e isso são indicação de "novidade", se eu estiver certo, logo podemos afirmar que é a partir dessa época que a trindade de fato nasceu. 

    A partir daqui meus amigos leitores, a doutrina da trindade vai ganhando mais adptos, causando rupturas e disenções, até o famoso concilio no 3° séculos, onde a doutrina da trindade foi declarada regra de fé aos que se convertiam ao cristianismo, e consolidada nos próximos concilios que tiveram.

    Não esqueci nosso assunto, mas essas informações são importantes para você construir em sua mente de uma maneira clara, o que iremos aprender, e infelizmente isso não daria para fazer mostrando para você UMA IMAGEM, não é mesmo! 

    Bom, voltando aquela base, que uma imagem não explica tudo, o que aconteceu após o 3° séculos, foi uma imposição de fé em cima dos fiéis, onde eles apelaram fortemente nas IMAGENS!

    Pode analisar, as esculturas, e os quadros que representam DEUS, eles na maioria são exatamente como a imagem abaixo:



    Esta imagem que você vê acima é a representação da santíssima trindade, você está vendo três seres, sendo um animal e dois homens, um velho e um mais jovem. E está imagem os trinitários dizem serem DEUS.

    Você entendeu que os trinitários deturparam o conceito de DEUS em representações de imagens, transformando elas em pessoas. Note a imagem acima, isso é DEUS segundo os trinitários!
    Ai, eu te pergunto, onde na Biblia nós temos um registro desse???? Não existe, eles simplesmente transformaram conceitos em imagens e pessoas.

    Sabe de onde eles tiraram isso? Desta descrição, leia:

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."

MATEUS 3:16, 17

    Você percebeu que esta descrição foi deturpada? Deturparam o sentido do texto, em detrimento das representações usadas para facilitar a compreenção da descrição. Veja:

    "Viu o Espirito de Deus descendo COMO POMBA" A conjunção "COMO" está servindo de comparação, ou seja: A Biblia não está afirmando que o Espirito de Deus "É POMBA" mas está comparando sua descida "COMO DE UM POMBO", mas eles conseguiram deturpar essa figura em "um ser distinto de Deus.

    "E eis que uma VOZ dos céus dizia"  Aonde que o texto está falando de um velho barbudo? Desculpe, mas a idéia e o centro do texto não é falar nada do PAI, pois se assim fosse, no lugar da palavra VOZ estaria PAI, o texto é só um reconhecimento do ministério de JESUS.

    Mas eles transformaram a VOZ em uma pessoa, simplesmente porque a frase "este é meu filho" força a imagem de um PAI, na nossa maneira de compreenção! Mas eles esqueceram que o que estava acontecendo ali era cumprimento da JUSTIÇA. Vamos prosseguir.

    E é aqui que nós divergimos completamente dos trinitários, porque eles confundem as imagens com o SER, nós explicamos o SER pelas imagens. 

    Você já estudou sobre o LOGOS (Λόγος) que se encontra na sua Biblia em João 1:1? Sabia que está palavra foi usada pela primeira vez, por um homem chamado Heráclitos
    Heráclitos é um filósofo muito importante, pois ele é um marco da interpretação mitólogica versos a interpretação lógica.

    A compreenção das coisas na grécia antiga era baseado nas imagens, todas as coisas eram associadas a uma divindade, daí vem  a palavra μυθος/Mito, que significa discurso, narrar, contar, entretanto com o surgimento do termo Λόγος/Logos, Mito ganha o sentido de "palavra ficcional, palavra inventada", que surge o termo que conhecemos hoje que é MITOLOGIA. Já a palvra Logos contrapondo a outra palvra, tem o sentido de "palavra racional, palavra lógica" 

    Agora você pode estar entendendo o meu ponto, pois nós unicista seguimos a premissa conceitual de DEUS narrada no Velho Testamento, não deixamos as imagens serem a tónica da definição de um SER, mas simplesmente usamos para simplificar o que DEUS é em essência moral, ética, e espiritual.

    Você lembra quando Moisés pergunta para DEUS, o que ele deveria dizer aos egipcios sobre Ele?
    Lembra a resposta de DEUS qual foi? DEUS disse, "EU SOU O QUE SOU" ou em traduções mais judaicas "EU SEREI O QUE SEREI".

    Eu pesso a ajuda de qualquer teólogo, desenhista, retrata em uma imagem o que DEUS disse dele mesmo, explica para mim o que é "EU SOU". No português temos o pronome pessoa na 1° pessoa do singular "EU", depois temos o presente do indicativo do verbo ser "SOU", o sujeito dessa frase é o próprio DEUS. Bom e ai? Como representar essa primeira definição de DEUS em uma Imagem?

    Ai temos Êxodo 20:3 e 4

    "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."

    Aqui já complicou, porque DEUS proibiu a fabricação de imagens que representem ELE, logo devemos estudar e entender DEUS com base nas próprias palavras dele e de seus profetas. Imagem não são capazes de reproduzir ou retratarem O TODO-PODEROSO.

    Ai aparece mais uma pérola em Deuterônomio 6:4

    "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor."

    Toda a base da fé judaica no MONOTEISMO que é a existência de UM DEUS, é baseada nessa declaração do próprio DEUS. 
    Estamos começando a montar uma idéia ou definição de DEUS, lembrando que já sabemos que ele é ESPIRITUAL e que ELE é o criador de tudo conforme Genesis 1.

    Ai aparece mais uma pérola em Isaias 44:24

    "Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;"

    Teologos de plantão, por favor me expliquem "FAZER SOZINHO", é aqui que a gente tem que entender DEUS, é nesses versiculos do velho testamento onde está todos os testemunhos sobre ELE, é através desses testemunhos que nós vamos conhecendo DEUS, e formamos um CONCEITO DELE.
    Porque imagens não são capazes de retratar Ele, pois Ele é TUDO.

    Todos nós sabemos que DEUS é Espirito, que ele é Criador, que ele é AMOR, que ele é JUSTIÇA, que ele é SANTO, que ele é PODEROSO, que ele é ONIPRESENTE, que ele não pode MENTIR, que ele não faz ACEPÇÃO.......E ETC......

    Meus queridos amigos, entenda uma coisa de uma vez por toda, PAI não é somente uma imagem, existe um conceito muito amplo atráz dessa palavra. Ser PAI, não é simplesmente engravidar uma mulher, mas existem sentimentos, principios, regras e atitudes que faz uma pessoa SER PAI.
    Pergunta para qualquer filho abandonado, se o "pai biolgógico" é pai dele? Tenho certeza de que ele vai reconhecer como PAI, aquele que de fato exerceu essa função sobre a vida dele.

    Você deve saber o papel de um PAI, que está explicado dentro da palavra de DEUS, para reconhecer o que é um PAI. Veja:

    "E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?" Lucas 11:11

    "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo."  Colossenses 3:21

    Você entende que esses versos acima, e tem muito mais na Biblia, que nos da um entendimento um conceito sobre como SER UM PAI.
    
    Assim acontece com o papel de um FILHO, que também está explicado dentro da palavra de DEUS, para reconhecer o que é um FILHO. Veja:

    "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo" Efésios 6;1

    "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá."  Exodo 20:12

    Meus amigos, existem parâmetros, existe autoridade, existe submissão, tudo na Biblia está definido, para exercermos nosso papel perfeito aqui na terra, se eu sei o que sou, logo eu devo agir conforme aquilo que sou, e se eu não sei, eu não busco nas imagens, mas nas definições estabelecidas por DEUS.

    O que eu estou querendo dizer, é que DEUS é PAI e FILHO e ESPIRITO SANTO, mas não em imagens, mas em definições, assim como ele é AMOR, PAZ, SANTO, JUSTIÇA, ETERNO, MISERICORDIOSO. 

    Estes são conceitos e funções que revelaram DEUS em sua Plenitude.  Não transforme a definição de PAI, FILHO e ESPIRITO em imagens, e depois para piorar em SERES distintos, isso é divisão, é detupação do SER. 
    Já pensou você me dividir em cada aspecto da minha vida? Você iria me transformar em várias pessoas, sendo que na verdade eu SOU UM, mas que sou reconhecido como PAI, FILHO, TIO, ENGENHEIRO, OBREIRO.
    Esses CONCEITOS ME DEFINEM não me DIVIDEM. 

Vou parar por enquanto, mas retornarei com esse assunto futuramente. Espero que tenha conseguido elucidar a vocês essa grande diferença de interpretar o TODO-PODEROSO, com relação a Unicidade e a Trindade.

Um grande abraço, e fiquem com DEUS.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade  -  @teoleigos_

sábado, 13 de agosto de 2022

A Unidade absoluta de DEUS

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Meus amigos e queridos leitores! Hoje depois de um bom tempo sem escrever, volto ao meu computador para compartilhar alguns assuntos que estão se aflorando em meu coração.

Nós que estamos diariamente envolvidos com o evangelho de DEUS, somos diariamente confrontados com questões ligadas a "BASE DA FÉ QUE PROFESSAMOS".

E isto é bom, pois nos leva a relembrar e reestudar os princípios da nossa crença. Por isto é sempre bom nós estarmos diariamente lendo a Bíblia e literaturas doutrinárias, e porque não sentar em uma cadeira de seminário e fazer uma reciclagem intelectual doutrinária. É como o espírito santo, temos que estarmos diariamente buscando o renovo, para manter a chama sempre acesa.

Então eu queria explorar hoje um pouco mais da UNICIDADE de DEUS, já que está é a base principal da fé APOSTÓLICA.

Um dos textos mais MONOTEISTA da palavra de DEUS "Deuteronômio 6:4" tem sido alvo de criticas e manobras para tentar-se mudar a essência e simplicidade que sempre exalou esse verso, que é a UNIDADE ABSOLUTA de DEUS.

"Escuta, Israel! O SENHOR é nosso DEUS, o SENHOR é UM." Deut. 6:4 (Shemá)

Basta uma pesquisa histórica e cultural, vamos encontrar nas origens dos povos e das civilizações mais antigas, uma fé fundamentada em uma diversidade de deuses.
Até a chamada de Abrão, tirado de uma idolatria generalizada, DEUS então começa a orquestrar uma mudança cultural na fé e na vida de Abraão, para que o mesmo largasse aquela tradição idólatra.
E então passamos a ler as histórias bíblicas e entendemos uma luta que perduraria até nossos dias, entre o MONOTEISMO contra o POLITEISMO. Sendo o grande marco histórico de DEUS a proclamação do SHEMÁ (DEUT. 6:4) onde literalmente se proclamava entre os diversos deuses a existência de UM ÚNICO DEUS, chamado de JAVÈ (YHWH) no antigo testamento.

Por incrível que pareça, até este versículo está sendo deturpado pelos teólogos trinitários, para forçar um entendimento para dar sustento a doutrina da trindade. Veja qual é o argumento deles:

Trinitários argumentando sobre Deuteronômio 6:4

"A palavra UM (ECHAD), não é uma unidade absoluta, mas é uma UNIDADE COMPOSTA. Quando olhamos para uma mesa, observamos que ela é composta por cadeiras, mas ela é UMA mesa, ou então se olharmos para um conjunto musical, e enxergamos os cantores, os músicos, entretanto são UM conjunto..."

Continuam:

"Se o texto de Det. 6:4 quisesse mostrar uma unidade absoluta, o escritor usaria a palavra UM (YACHID), que é a palavra no original perfeita para dar o sentido da UNIDADE ABSOLUTA."

É esse o raciocínio que os trinitários usam, para refutar o texto mais UNICISTA da Bíblia!
Eles até usam histórias bíblicas com o termo "ECHAD - UM" para dar credibilidade ao argumento que eles fazem em cima desse texto, vejamos um exemplo bíblico que eles usam:

"Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma (echad) carne." Genesis 2:24 

A palavra "UMA" neste versículo de Gen. 2:24 é a mesma palavra usada em Deu. 6:4 (ECHAD)

Logo eles fazem esta ligação para mostrar que mesmo o Homem sendo distinto da Mulher, eles são UM, logo esta é a mesma aplicação que devemos dar para o Shemá Deut. 6:4 Sendo DEUS uma UNIDADE Composta, pois DEUS é Pai, filho e espirito santo, SÃO TRÊS (3) PARTES DISTINTAS DE UM (1) DEUS.

Por mais absurdo que pareça, quando esse raciocínio indutivo é apresentado para pessoas sem conhecimento bíblico e conhecimento das línguas originais, eles ficam confusos e até concordam, e em casos mais extremos perdem a verdadeira fé monoteísta.

Porém eu te convido para continuar a leitura, e você conhecerá através dos textos originais, que este texto continua tendo o mesmo sentido e significado que sempre teve desde que Moisés proclamou.

Vamos começar analisando as duas palavras, e ver quais delas que expressam uma UNIDADE ABSOLUTA, no casa "ECHAD ou YACHID". 

YACHID: Vejamos um exemplo que nos mostra qual é o sentido desta palavra no original:

"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único (yachid) filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." Genesis 22:2

O versículo acima, são as palavras de DEUS para Abraão, pedindo que Isaque seja sacrificado, note que a palavra "ÚNICO" no texto é a palavra YACHID. Sendo assim, podemos entender o real sentido dessa palavra: 

Sabemos que Isaque não era o único filho de Abraão, pois Abraão já tinha outro filho mais velho com a concubina Agar pelo nome de Ismael. Logo fica clara que o argumento dos trinitários que esta palavra  expressa o sentido de Unidade Absoluta não se sustenta quando confrontada com o texto original.
A palavra YACHID ao que da para se perceber não expressa quantidade e nem individualidade, mas importância, pois Isaque era importante, ele é o filho da promessa, logo da para se notar que esta palavra esta colocando Isaque em destaque.

ECHAD: Vamos analisar está palavra para identificar qual é seu sentido no texto:

Vou mostrar três exemplos para você notar que esta palavra "ECHAD" é uma palavra "POLISSÉMICA"

O primeiro exemplo é Genesis 2:24, pois sabemos que o homem e a mulher são duas ( 2 ) pessoas, entrentanto no matrimónio eles se tornam uma ( 1 ) só carne, é claro que neste caso é uma UNIDADE COMPOSTA.

O segundo exemplo é Deuteronômio 17:6 "Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma (echad) só testemunha não morrerá." 

O terceiro exemplo é Eclesiastes 4:8, 9 "um (echad) que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um (echad), porque têm melhor paga do seu trabalho."

Já nos exemplos dois e três, é claramente uma UNIDADE ABSOLUTA, você pode notar que o texto esta tratando de quantidade de testemunhas ou quantidade de trabalhadores ou quantidade de pessoas, e não um conjunto, logo fica evidente que a palavra ECHAD é uma palavra POLISSÉMICA, pois ela pode tanto significar uma unidade composto ou uma unidade absoluta, sendo assim esta palavra fica sujeita ao seu contexto.

No caso de Deut. 17:6 e Ecl. 4:8, 9, é muito simples saber que ECHAD é uma unidade absoluto, tendo em vista que seus contextos expressam uma relação de quantidade em contrapondo um com outros. "duas ou três testemunho vs uma testemunha" ou "melhor é serem dois que um" fica muito claro a aplicação de ECHAD nesses contextos.

No caso de Genesis 2:24 "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma (echad) carne."  fica evidente que esta palavra está destacando uma unidade composta, o contexto expressa isso.
Também deve se notar que a chave para a interpretação desse versículo não é ECHAD pois esta palavra está sujeita ao seu contexto, logo a chave de interpretação desse versículo é a palavra "UNIR-SE-Á", esta palavra é tanto a chave de interpretação do versículo, como também a chave de interpretação da palavra ECHAD. 

No léxico de Strong a palavra "UNIR-SE-A" no original "DAVAQ" tem o sentido de; grudar-se-a, colar, permanecer junto, manter-se próximo, juntar-se-a, permanecer com, seguir de perto, alcançar.

Logo fica muito simples entender o porque esse casal se tornam UM, pelo fato da UNIÃO MATRIMONIAL que se da pela aplicação da palavra "DAVAQ" e não "ECHAD".

Posto essa base, voltamos agora a analisar o SHEMÁ que é o nosso assunto hoje. Vou colocar duas versões, para que você possa perceber entre elas tanto a colocação da expressão UM como ÚNICO.

"Escuta, Israel! O SENHOR é nosso DEUS, o SENHOR é UM." Deut. 6:4 (Shemá)
Versão Judaica

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." Deut. 6:4 (Shemá)
Versão Almeida Fiel

Quando nós passamos a entender alguns significados, nós começamos a utilizar as expressões que mais faz sentido no texto e que o original quer de fato passar.
Porém no português tanto a palavra UM ou a palavra ÚNICO expressam uma UNIDADE ABSOLUTA, ou seja, discutir isso na língua portuguesa é meninice.

A aplicação da palavra ECHAD no texto de Det. 6:4 deve ser entendida como UNIDADE ABSOLUTA, pois sabemos que Israel estava sob o domínio dos egípcios sendo um povo extremamente idólatra, os Israelitas estavam com essa cultura, e DEUS querendo reafirmar sua UNIDADE então ele entrega as Leis para Israel, veja o primeiro mandamento de DEUS para Israel:

Êxodo 20:1 ao 6

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.


Este é o contexto de Deuteronomio 6:4 , a entrega da LEI e o reconhecimento de DEUS sendo UM SER, DEUS pregando o MONOTEISMO contra o POLITEISMO. Veja a ligação que o próprio Jesus faz:

Marcos 12:29, 30

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.


Veja que o Shemá faz parte do primeiro e importante mandamento, JESUS reafirma o MONOTEISMO bíblico. Veja também que o próprio Bispo da Igreja primitiva, prega o Monoteísmo:

Tiago 2:19

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.

Nesse versículo acima ainda cabe um analise no grego, para ver que o "UM" no texto é uso comum, numeral, sendo impossível alguém dizer que aqui é uma unidade composta, fica complicado para essa doutrina trinitária se manter em pé diante dessa exposição.  

Sendo assim, fica impossível defender que ECHAD em Deut 6:4 é uma unidade composto, pois ja temos provas BIBLICAS e HISTÓRICAS que é uma UNIDADE ABSOLUTA, ou seja, tratando da INDIVIDUALIDADE, QUANTIDADE e QUALIDADE de DEUS, ele é UM ÚNICO SER.

Fiquem na paz, e sempre busquem de DEUS e na Palavra as respostas Bíblicas.


Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

segunda-feira, 14 de março de 2022

"VESTES" Usos e Costumes e Doutrinas - Parte 5

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Meus amigos e queridos leitores, eu com alegria venho escreve-los, e espero na minha alma que esteja tudo na PAZ com vocês. 

Dando continuidade ao nosso TEMA, sobre VESTES, quero abordar algo importantíssimo que jogará luz ao assunto, e que ajudará na continuidade nesse tema.

Geralmente ouvimos muitas criticas de outras denominações mais liberais, que usam as seguintes frases "USOS e COSTUMES é DOUTRINAS de HOMENS", "DEUS só quer o CORAÇÃO", e dizem que várias praticas nossas não são bíblicas, mas que são usos e costumes que nada tem haver com a sã doutrina. 

Se permitirem a leitura, quero dar a vocês hoje uma visão diferente sobre usos e costumes, para que vocês possam compreenderem como doutrinas surgem na Bíblia.

E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.


JUIZES 11:38, 40

Vocês conhecem bem essas escrituras acima, pois Jefté, no mesmo capitulo, "11: 30 e 31", prometeu a DEUS, a primeira coisa que saísse de sua casa ao seu encontro, em holocausto, se DEUS desse a ele os filhos de Amom.
O que quero que vocês percebam nesse contexto, é que a atitude da filha de Jefté, se tornou um costume em Israel.
Logo percebemos através desses versos, que uma ação, pode gerar um costume de toda uma nação, como aconteceu no contexto histórico narrado em Juizes 11:38 ao 40.

Vou mostrar um Exemplo dos nossos dias, veja:

Nós estamos muito acostumados com o termo "Cheque Pré-datado" é algo comum para nós, porém sabemos que o CHEQUE é uma "Ordem de pagamento á vista", ou seja, não existia o cheque pré-datado.
Porém, as pessoas começaram a usarem os cheques, não só como uma ordem de pagamento a vista, mas como uma garantia de pagamento agendada, e anotanda nas próprias folhas dos cheques, e isso ficou tão comum entre a sociedade, que a LEI teve que reconhecer esse costume em pagar parcelado com Cheques.
Curioso como um costume, no decorrer do tempo, passa ter amparo na LEI.

O que eu quero que vocês compreendam, com esses dois exemplos, é que atitudes geram costumes, que por sua vez vira um comportamento famíliar, de um povo, e de uma nação e até mesmo do mundo.

Farei algumas perguntas, e vocês iram respondendo:

Quem mandou Adão CASAR com Eva?
Quem foi que disse para Adão dizer aquelas lindas palavras em Gen 2:22, 23, 24 que ouvimos todos os pastores usando esses versículos em cerimônias de casamentos! 
A única Lei que Adão e Eva tinham, era não comerem da árvore do conhecimento, e mais nada.
Mas, Adão teve uma atitude nobre e divina, pois DEUS abençoou aquele momento.

Quem mandou, ou ordenou, Caim e Abel á levarem uma oferta a DEUS?
Quem foi que incentivou eles, quem foi que deu essa Lei a eles?
Ninguém ordenou eles a fazerem o que estavam fazendo, eles fizeram por livre e espontânea vontade.
Esta atitude desses dois irmãos foi a primeira, depois foi repetida em todo o Genesis, vemos outras pessoas fazendo igual, porque isto virou um costume.

Quem mandou Enos, filho de Sete, Adorar a DEUS?
Quem ordenou ele adorar a DEUS, quem ensinou ele adorar a DEUS, quem disse para ele que havia uma LEI, ordenando que ele deveria adorar só a DEUS?
Ninguém disse para ela, ele não tinha Êxodo 20:1 ao 5, para ensinar ele, pois a LEI nem existia!

Quem disse para Abraão que só existia UM DEUS?
Quem foi evangelizar Abraão, quem ensinou ou citou as Leis para Abraão conhecer a DEUS?
Ninguém, Abraão creu em DEUS, sem ninguém ensina-lo.
Quem ensinou Abraão a dizimar?
Quem disse que ele deveria dar o dizimo?
Ninguém ensinou isso a ele, Abraão teve uma atitude voluntária, e isso passou a ser um costume, e depois uma LEI ou Doutrina.

Quem ensinou as coisas que Jó fazia?

Jó 1:1 | Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Responda para mim, quem ensinou todos os adjetivos que Jó recebeu?
Quem ordenou ele ser INTEGRO?
Quem ensinou ou disse que Jó deveria ser RETO?
Quem é que falou para Jó de DEUS, quem ensinou ele ser temente a DEUS?
Agora me diga, quem é que ensinou Jó o "BEM e o MAL" para que ele mesmo pudesse se desviar do MAL? Qual foi a LEI que revelou para Jó a maldade para que ele se desviasse dela????

Essas são pessoas e perguntas que devemos meditar, pois estes homens não tinham um MANUAL de FÉ para ensinar eles, nenhum desses Homens acima, tinham a Bíblia Sagrada, para consultar nela o bem e o mal, eles simplesmente tiveram ações que DEUS se agradaou, e que estas ações passaram a serem copiadas, e viraram COSTUMES entre os povos, e até mesmo LEIS!

Todas as atitudes que acabamos de ver acima, viraram COSTUMES e USOS, e que por sua vez passaram a serem LEIS escritas que conhecemos hoje.

Eu quero que vocês compreendam é: Que Usos e Costumes não são criados, mas são RECONHECIDOS, e passam a serem LEIS e DOUTRINAS. Quando lemos os 10 mandamentos, devemos compreender, que isso não é uma invenção divina da noite para o dia, mas são atitudes que geraram uma MORAL JUDAICA, e que principalmente agradaram a DEUS, e passaram a serem RECONHECIDAS por DEUS.

1 Coríntios 15:33 | Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Perceba a preocupação que Paulo teve com os COSTUMES das Igrejas, Paulo sabia muito bem o valor de um costume, por isso ele defendia, pois ele sabia que foi através de Costumes Bons que a Lei de DEUS foi baseada e estabelecida.

1 Coríntios 11:6 | Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

O mesmo Paulo que defendia os bons costumes da Igreja, é o mesmo que defendia a Igreja de maus costumes, Paulo entendia o que moldava uma cidade, ou um Pais, são costumes, e Paulo defendia as Igrejas desses costumes mundanos.

Vocês já notaram a ironia de pessoas que dizem, "esses costumes de fazerem tais coisas, é coisas de homens", ao mesmo tempo essas pessoas estão incentivando os demais a fazerem o oposto daquilo que estão criticando?  Vou simplificar para você:

Quando uma pessoa diz: "Por que você não bebe?" 
Isso ativa em nós questionamentos, e justificativas, passamos a ponderar sobre o porquê não bebemos.

vou ser mais simples: 

"Esse negócio de mulher não cortar o cabelo é uso e costume, doutrina de Homem!"

Esta pessoa, está tentando ir contra, um Costume da Igreja, e isso acaba gerando, um costume contrario ao outro, no caso, cortar o cabelo!

Só estou dando um exemplo, pois cabelos cortado é uma coisa bem clara no Novo Testamento.

Porém devemos vigiar, para pegar a intenção desses espíritos que criticam os costumes, para implementar outros costumes, é por isso que hoje existem Igrejas que são a mesma coisa que o mundo, pois eles entraram na onda de que DEUS só quer o coração, e que o resto é resto. MAS, cuidado, pois as más conversações corrompem os bons costumes, e da brecha para costumes mundanos entrarem na Igreja de DEUS.

Agora que vocês sabem como surgem DOUTRINAS, que é a partir da atitude de alguém, e DEUS abençoa aquele ato, e acaba sendo copiado e virando um uso ou costume, e então passa a ser reconhcida por DEUS e vira uma LEI.

Para finalizar este estudo, quero abortar um TEXTO Bíblico que é usado para amparar esta fala que eles dizem: "usos e costumes são doutrinas de homens", vamos abordar e fazer uma exegese para compreender o texto que eles usam, e vê se realmente eles tem razão!

Doutrinas de Homens:
Vamos citar o textos que eles usam:

Mateus 15:9 | Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’".

Lendo esse texto totalmente fora do seu contexto, podemos criar uma fala em cima dessa escritura que deturpa o que o texto de fato está ensinando, vamos fazer uma pequena exegese e compreender esse texto de Mateus com seu contexto. Adiante:

1 Timóteo 4:1 | MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios;

Paulo está nos mostrando o real motivo de alguns APOSTATAREM da FÉ, e é justamente por que são "ENGANADOS" por "Doutrinas de demónios".
Muitos crentes estavam sendo enganados da sã doutrina por doutrinas do inimigo.

1 Timóteo 6:3 | Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade

Mais para frente Paulo toca novamente no assunto, e agora ele está revelando o que são estas doutrinas de engano. 
A palavra no original grego para "OUTRA DOUTRINA", significa que a pessoa está pregando, ou ensinando uma DOUTRINA diferente da SÃ DOUTRINA, essa "OUTRA DOUTRINA" é contrária a Verdadeira doutrina pregada pelos Apóstolos.

Logo fica claro que Paulo está nos revelando que a falsa doutrina ou ensinamento enganador ou doutrinas de demónios vão ao contrário da sã doutrina, essas doutrinas que Paulo está falando faz o crente desobedecer, descumpri o verdadeiro ensino.

Exatamente o que aconteceu no Eden, DEUS disse para o Homem que ele morreria, a serpente veio com a falsa doutrina e disse que o Homem não morreria indo ao contrário do que DEUS ensinou!

E este tipo de ensino é exatamente "Doutrinas de Homens", vamos agora com esse entendimento ler o texto de Mateus 15:9, mas acrescentando seu contexto.

Mateus 15:2
Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
"Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! "

Está era a acusação dos fariseus e mestres da lei para Jesus em relação ao discípulos, pois eles estava transgredindo uma tradição antiga de lideres religiosos!

Mateus 15:3
Respondeu Jesus: "E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?

Observe a resposta de Jesus para estes homens que acusavam os discípulos, Jesus está mostrando para eles que por causa da tradição que eles seguiam, eles descumpriam a LEI, por causa de um costume deles, eles transgrediam a LEI de DEUS.

Agora com esse entendimento, fica evidente que JESUS está querendo dizer sobre "mandamentos ou doutrinas de homens", que é exatamente o que Paulo ensina em 1 Timóteo 4:1 e 6:3

Que doutrina de Homens é um costume que vai contra o mandamento de DEUS, que faz você crente transgredir a Lei por causa de um falso ensino.
Logo Jesus não é contra os bons costumes, mas Jesus é contra o costume ou doutrina que faz o Cristão transgredir a própria Lei, ou o bom costume.

Mateus 15:6
ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.

Logo fica claro que JESUS não está indo contra os bons usos e costumes, mas JESUS está contra tudo aquilo que faz o crente transgredir ou anular a Palavra de DEUS!

Eu termino meu texto deixando uma pergunta para você, qual a doutrina hoje na sua Igreja que faz você ir contra a PALAVRA de DEUS????
Tem algum ensino na sua Igreja que faz você pecar? Que faz você ser fraco na fé?

Pois se existe alguma doutrina que faz você anular a LEI de DEUS, então você pode afirmar que isto é algo demoníaco!
Agora se as doutrinas de sua Igreja busca o bem espiritual e a SANTIDADE sem a qual ninguém verá a DEUS, logo CUIDADO ao criticar, pois estes costumes ou doutrinas podem serem RECONHECIDAS por DEUS!

Mateus 18:18
"Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

Deus abençoe grandemente sua vida, e lembre-se que:

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Corintios 15:33

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

"VESTES" HOMEM E MULHER - Parte 4

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.

Paz meus amigos leitores, venho mais uma vez dar continuidade nesse tema que estamos trabalhando "VESTES".

Essa parte do TEMA é uma das mais importante para nós, visto as inúmeras polémicas que tem acontecido em nossos dias que irei  apresentar abaixo.

A Igreja tem uma grande batalha a enfrentar em relação ao "GÉNERO", hoje em dia tem crescido uma forte onde de "GENERO NEUTRO", cada vez mais esse tema tem sido centro de calorosas discussões envolvendo tanto a Igreja como a Ciência.

Desde que o movimento FEMINISTA começou a lutar pela liberdade e igualdade das mulheres (19, 20 de Julho 1848), e lembre-se de passagem que tudo formalmente começou em uma IGREJA (que ironia), os pensamentos tem se evoluído para uma deturpação dos estereótipos tradicionais judaico-cristão. 

Em outras palavras, antes era a guerra dos sexos, onde era pregado que a sociedade e os costumes cristãos eram machistas e patriarcais, onde os Machos oprimiam as Fêmeas.

Já hoje é uma desconstrução dos sexos, desconsiderando completamente a biologia masculina e feminina que o individuo nasce, pautada em uma ideologia imaginativa, onde todos SÃO NEUTROS, e que você pode ser o que quiser, desconsiderando sua biologia, pois isso é mera criação imposta pela sociedade influenciada pela tradição judaico-cristão.

Esses são os problemas que estão ai, e cada vez mais as coisas tem se estreitado, onde a IGREJA VERDADEIRA terá que reafirmar que existem Homens e Mulheres, diante de uma politica e sociedade que cada vez mais tem se curvado a essa ideologia que nega a existência dos dois sexos.

O que ensina a Bíblia sobra essa questão.

Primeiramente para não ficar o questionamento que a Bíblia é machista, vamos compreender a criação da humanidade, pois apesar de o Homem ter sido criado antes da Mulher, precisamos lembrar que ambos, tanto HOMEM como MULHER foram criados a Imagem e Semelhança de DEUS.

Genesis 1:27 | E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Logo quando o assunto é SALVAÇÃO (Soteriologia), todos são Amados e Julgados Igualmente, ninguém vai ser privilegiado por sua biologia.

Agora apesar de DEUS amar e respeitar tanto o Homem como a Mulher igual, devemos entender que DEUS estabeleceu papéis e funções para ambos os sexos, DEUS não faz acepção de pessoas, e eu acrescentaria DEUS não faz acepção de "SEXOS", mas ele espera que cada um aja conforme o propósito que ELE estabeleceu a ambos.

Leia o capitulo três de Gênesis, e perceba como DEUS trata individualmente o Homem e a Mulher, Deus não coloca os dois juntos e da uma sentença, não, DEUS castiga cada um segundo a sua natureza, o homem foi castigado conforme sua natureza e seu propósito, e a mulher foi castigada conforme sua natureza e seu propósito. E isso começa a jogar por terra a questão do "género neutro", pois diante de DEUS existem MACHO e FÊMEA, cada um segundo a sua natureza (Biologia),
O relato Bíblico deixa bem distinto entre os géneros: Gen. 1:27 (frase final)

 "Macho e Femea os CRIOU."

Leia a História do Patriarca Abraão, em especial Genesis CAP. 17
Esse contexto coloca por terra a falácia do "machismo" e da "desigualdade" e afirma os dois Géneros, "Masculino e Feminino".

Em relação ao Machismo e Igualdade, podemos ver que DEUS não diz somente que Abraão seria o PAI de muitas nações, mas DEUS também afirma que Sara seria a MÃE de muitas nações, mostrando que DEUS não favorece um em detrimento do outro.
Esse relato desmonta o "machismo e o patriarcado" pois isso demostra DEUS favorecendo ambos os sexos.

Genesis 17:5 | E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

Genesis 17:16 | Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.

Nesse contexto de Genesis 17 é muito importante não só para mostrar a JUSTIÇA de DEUS para ambos (Abraão e Sara), mas como DEUS tem propósitos para ambos os sexos. Vamos mergulhar mais um pouco nesse contexto, para que você possa visualizar isto que estou afirmando.

Para melhor compreensão, deixe te explicar sobre o significado da palavra PAI no original Hebraico:
אב = PAI e se lê "AV", essa palavra possui 2 consoantes, sendo a primeira com o significado de - FORÇA, PODER e AUTORIDADE / já a segunda consoante significa - CASA, HABITAÇÂO, LAR.

Logo se conclui que PAI é a Força o Poder e a Autoridade da Casa ou Habitação ou Lar.
Você deve guardar essa definição do original, pois sempre que você ouvir esta palavra ela deve significar exatamente isso, esse é o propósito do PAI. Adiante.

O nome do patriarca ABRÃO no original significa: PAI ELEVADO, traduzindo isso para nossa linguagem, Abrão era O CARA, ele era TOP, ele era um EXEMPLO de PAI para sua família, era um GRANDE HOMEM, para sua família. Lembre-se da definição que acabei de te falar sobre PAI.

Nesse capitulo de Genesis DEUS muda o nome de ABRÃO para ABRAÃO, e o próprio contexto explica, que essa alteração de seu nome estava conectado com as promessas que ele recebeu.
ABRAÃO no original significa: PAI DE MUITOS

Isso significa que ABRAÃO não está mais limitado a sua família, mas ele é O EXEMPLO DE HOMEM E PAI para as nações, todos nós homens devemos enxergar a figura de Abraão não como literalmente um PAI, mas como um exemplo de PAI, um Homem exemplar, um tipo de caráter que nós como homens devemos almejar, uma vez que moralmente este grande homem agradou a DEUS.

Toda vez que você ler 1 Timóteo 3:4 | Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

Você vai conectar com a definição da palavra PAI e entenderá o porque Paulo escreve esse texto, pois o Homem deve buscar ser como Abraão foi, esse é um dos propósitos que DEUS outorgou nós Homens a sermos.

Agora vamos analisar a palavra MÃE no original Hebraico:

אמ MÃE e se lê "EM", está palavra assim como pai, também possui 2 consoantes até aqui a igualdade "risos" sendo a primeira consoante significando FORÇA e PODER e a segunda consoante com o significado de ÁGUA. Este significado tem haver com um processo que os Hebreus faziam, que era ferver a água com pele de animal, e esse processo gerava uma espécie de cola que era usado por eles.

Sendo assim o significado simples de MÃE seria "A força d'agua", ou "Aguas poderosas", mas ajuntando com o processo que os hebreus usavam para fazer a cola, o significado de MÃE é "A FORÇA QUE UNE OS MEMBROS DA FAMILIA" é fundamental você gravar estas definições para saber os propósitos que DEUS designou a cada um dos sexos que DEUS criou.

Agora que você sabe essa definição, vamos entender sobre SARAI, no original esse nome significa "MINHA PRINCESA", ou seja, está era a maneira que Abraão chamava sua esposa, de "minha princesa".
Porém assim como DEUS mudou o nome de Abrão para Abraão, no mesmo contexto DEUS muda o nome de SARAI para SARA, essa transformação do nome de SARA tem haver também com as promessas que ela recebeu de DEUS, e agora ao invés de ser chamada de "MINHA PRINCESA" ela passou a se chamar "PRINCESA" ou "Uma Princesa".

A razão que DEUS fez essa alteração era para mostrar que agora ela não era somente tida como princesa de Abraão, mas ela passaria também a ser PRINCESA de todas as nações, DEUS estava fazendo dela um EXEMPLO de Mulher para as nações, SARA também é uma grande mulher, um tipo de mulher exemplar não só para sua família, mas para todas as mulheres que almejam alcançar a graça de DEUS. 

Sara é um TIPO de MULHER e MÃE que todas as mulheres devem almejar a serem, pois ela também agradou a DEUS por seu caráter diante de seu marido. 

1 Pedro 3:6 | como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.

Fica claro com a leitura desse texto que Sara é o tipo PERFEITO de Mãe e Mulher a ser seguida pelas mulheres Cristãs.

Logo temos de DEUS o ESTEREOTIPOS tanto do "HOMEM como PAI" e da "MULHER como MÃE" a ser seguido, dois seres com sexos opostos, que DEUS criou e deixou registrado antes mesmo de Abraão e Sara.

Genesis 2:24 | Por essa razão, o homem deixará PAI E MÃE e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

A razão que coloquei esse texto, é para você compreender que existem diferenças entre Homem e Mulher, e isto também fica evidente quando falamos de ROUPAS para Homens e Roupas para Mulheres, que no próximo texto vamos trabalhar de fato essa questão.

Deus te abençoe grandemente.

Abraços.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade 

sábado, 29 de janeiro de 2022

"VESTES" REMENDO VS PROVISÃO - Parte 3

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.

A Paz meus amigos leitores, mais uma vez com muita alegria venho dar continuidade ao nosso assunto do mês, que é sobre VESTES, fico feliz que você tem acompanhado, e espero que esteja gostando e principalmente esteja te ajudando!

Voltando para nosso contexto de Genesis, de onde da origem a tudo aquilo que foi PERFEITO, as VESTES também é assunto, e com um significado muito SAGRADO. 

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nusentão juntaram folhas de figueira para cobrir-seGenesis 3:7

Faça um paralelo entre o Homem e a Mulher antes e depois da queda. Antes da queda quando eles se uniram, isso foi algo que partiu deles, foram eles que tiveram a iniciativa do casamento, e DEUS abençoo essa atitude, pois ela foi uma atitude perfeita. Encontramos no Novo Testamento JESUS mencionando esse ato. Leia os 10 primeiros versículos de Mateus 19, JESUS valida o que aconteceu em Génesis 2:22 ao 24 

Perceba que essa foi uma atitude do Homem e da Mulher debaixo da COBERTURA de DEUS, por isso foi PERFEITO, e por isso DEUS abençoo aquele momento, DEUS validou aquela cerimónia.
Quando estamos debaixo da cobertura de DEUS, as coisas fluem bem, elas acontecem perfeitamente, porque estamos inspirados pela presença de DEUS.

Agora perceba a ação deles depois que perderam a Glória e a Cobertura Espiritual de DEUS, leia:

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Genesis 3:7

Eles tentaram consertar o erro que cometeram, eles sabiam, erramos o alvo, mas vamos concertar essa falha criando um novo alvo. Eles estavam fazendo um REMENDO, no sentido mais popular "gambiarra"

Por mais sinceros que eles estavam sendo, as suas naturezas já estavam caídas, a perfeição acabou, agora tudo que eles fazem por conta própria era REMENDO. Se Deus deixa eles assim, com certeza eles virariam um Frankenstein, todos remendados.

Nossa natureza por mais boa que parece ser, nunca conseguirá alcançar o desejo de DEUS, sempre faremos remendo para corrigir falhas e erros, estamos NUS, queremos corrigir, mas não conseguimos por termos um juízo de valor que infelizmente sempre fará segundo a natureza atrevida.

Pense em todas as Histórias Bíblicas, que quando o Homem quis resolver erros e falhas sem consultar a DEUS, todos tiveram fins ruins, porque por mais honestos e sinceros que somos, dependemos de DEUS, não podemos confiar em nossa Natureza, ela sempre cairá no erro.

Já viu aquelas pessoas, que sempre caem no mesmo erro, isso não é burrice, e nem ignorância elas só estão sem cobertura espiritual, e nossa Natureza humana é que nem um imã que atrai o erro, a falha o pecado. Sempre será assim, por isso precisamos sempre estarmos próximo a DEUS.

Adiante:

E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21

Apesar de o homem estar da maneira que está, DEUS não os desamparou, DEUS não os deixou eles NUS, DEUS trouxe a PROVISÃO para eles, antes mesmo de afastar eles do jardim.

Vamos compreender o verso 21 com mais detalhes, para que o estudo possa fluir melhor ao seu entendimento.

1° Coisa que devemos entender é que DEUS reprovou as "vestes" que eles fizeram para si, diferente de quando eles estavam debaixo da gloria de DEUS, e tiveram a iniciativa do casamento que foi aprovado por DEUS, agora eles estavam nus, sem a glória de DEUS, e por isso eles não conseguem mais agradar a DEUS. Suas ações agora são ruins, logo DEUS reprovou o REMENDO que eles fizeram.
Para quem tem filhos como eu, vai se identificar rapidinho com DEUS, pois somos exatamente assim, somos nós que escolhemos as peças de roupas dos nossos filhos, eles gostando ou não, nós temos autoridade sobre eles, e assim nós moldamos nossos filhos desde a maneira de falar, agir, se comportar e como devem se vestirem.

É natural isso, várias vezes reprovamos as roupas de nossas crianças, e trocamos elas com roupas adequadas, até que elas se familiarizam, e chegará uma hora que elas vão saber exatamente o estilo e o comprimento de roupas que elas devem usar.

O que é PROVISÂO? Provisão é ser abastecidos, estar munidos, prontos para enfrentar qualquer necessidade, as roupas que eles fizeram não eram suficientes para abastecer eles, para deixar eles confortáveis. É como nossos filhos que saem em dia de frio com uma camiseta e um shorts, nós automaticamente já providenciamos para eles algo que será necessário para o frio! DEUS preparou VESTES para ambos que são capazes de ajuda-los suficientemente. E o mais importante, aquelas vestes que DEUS providencio para eles, eram capazes de COBRIR a nudez deles, coisa que as vestes que eles fizeram não cobriam, deixavam eles ainda em desonra e vergonha.

Importante: Túnicas são roupas cumpridas, ainda que existam teólogos que tentem negar essa verdade, você não pode imaginar que DEUS preparou "VESTES" curtas para eles, pois os Planos de DEUS são perfeitos. Leia o tipo de vestes que JESUS é retratado no Apocalipse, Jesus com VESTES cumpridas até os pés, e é assim que eu creio que DEUS fez para Adão e Eva, roupas "túnicas" cumpridas, tanto chegando aos pés como chegando aos punhos.

A pergunta que eu fiz no primeiro texto: DEUS se importa com as roupas que usamos? A resposta é simples e direta, e está na origem de tudo, que é SIM, DEUS se importa completamente com nossas VESTES. 

Pense um pouco, DEUS passou todas as medidas da ARCA de Noé, para que ele pudesse construir, DEUS fez uma Arca PERFEITA, que seria a PROVISÂO exata para o que iria acontecer.
DEUS também passou para Moisés cada detalhe de como seria construído o Tabernáculos, e como iria funcionar, até os calções que os sacerdotes usavam por debaixo das demais peças de roupas, foi pensada e providenciada por DEUS. E serviu a propósito ideal, porque DEUS FEZ.

Assim é as Vestes que DEUS FEZ, elas cumprem uma função física e principalmente espiritual.
Deus está preocupado sim com a maneira que nos vestimos, e isso tem haver com a NUDEZ que surgiu por causa do Pecado. Acredito que já estou sendo até redundante.

E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21

A palavra "VESTIU" no original desse contexto de Gênesis 3:21 tem um significado mais claro quando lido no próprio HEBRAICO.

Está palavra LITERALMENTE significa "COBRIR" ser "COBERTO", ser "VESTIDO", logo fica mais claro entender pela palavra "COBRIR". Uauu, Aqui podemos até arriscar dizer que existe uma simbologia com o BATISMO. Mas fica para outro dia.

Logo temos a seguinte dinâmica desse versículo. DEUS providenciou VESTES, e o próprio DEUS COBRIU eles...UAUUUUU...Isso é incrível, pois a ação de tirar a nudez, tirar a vergonha, tirar a desonra, está diretamente nas mãos de DEUS, somente ele tem as VESTES perfeita para COBRIR nossa Nudez.

Antes de eu concluir essa 3° parte, quero só fazer uma pequena observação que não é tão claro no português.

As palavras Homem e Mulher, no português tem uma construção morfológica diferente uma da outra, diferente no Hebraico, onde as palavras são extraídas de uma palavra RAIZ. Essa é uma diferença que no Hebraico aparece com mais clareza no próprio texto.

Nós conhecemos Adam como um Nome próprio, porém o significado de Adam é "HOMEM", ou "O Primeiro HOMEM", Adam é o representante da Humanidade, ele carrega o nome de Homem, pois ele representa os Homens, interessante.

Existem duas palavras para Homem no Hebraico, uma é Adam (אדם), e a outra é Ish (איש). Essas duas palavras no Hebraico significam HOMEM. Agora quando você lê esse contexto que estamos trabalhando, você encontrará estas duas estruturas morfológicas no hebraico. 

Como eu disse, no português nós não pegamos esses detalhes, mas quando Adão faz aquele lindo poema diante de DEUS para sua Esposa, ele diz o seguinte:

Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".  Gênesis 2:23

Gramaticalmente no português não faz sentido, mas quando lemos no Hebraico, fica mais bonita a leitura e a compreensão, pois até a gramática participa desses acontecimentos, e sofrem essas variações históricos que ocorrem no decorrer da história humana. 

A palavra Mulher no Hebraico é assim (אִשָׁה), se você comparar com a palavra Homem ela altera apenas uma letra, e até o som delas estão em harmonia. Vamos colocar elas juntas para você perceber: (איש)= Se lê ISH (ixi)= tradução HOMEM (אִשָׁה)= Se lê ISHA (ixá)= tradução MULHER, essas palavras tem a mesma RAIZ gramatical, por isso fica claro compreender o porque o Homem diz que ela será chamada de ISHÁ, pois ela foi tirada literalmente de ISH. Ou seja, até mesmo a gramática sofreu a alteração que literalmente DEUS fez com o Homem. Eu acho isso impressionante.

Fica muito mais simples compreender as origens das palavras, pois elas acompanham a dinâmica dos acontecimentos, não existe dúvidas, vou dar um outro exemplo, nesse mesmo contexto que estamos trabalhando.

A palavra que encontramos em Genesis "Astucia" que é como a serpente é reconhecida, a bíblia faz questão de adjetivar essa característica que esse animal é dotado, por um motivo bem interessante, e como disse, no português esses detalhes não são claros, mas no Hebraico é possível compreender muito melhor, uma vez que o hebraico participa desses acontecimento e variações que vão acontecendo com a humanidade.

A palavra "Astucia" tem a mesma RAIZ da palavra "NUDEZ" , isso nos da a mesma ideia do que te expliquei sobre a palavra Homem e Mulher, uma sai da outra, uma procede da outra, isso significa que a Nudez procede da natureza que a serpente tinha, que era astucia. Isso é muito interessante, pois o Homem e Mulher passam a terem a mesma natureza que a Serpente tinha. Isso é impressionante, pois um dos significados de "ASTUTO" no original é "ATREVIDO". Logo a Humanidade passa a ser atrevida aos designíos de DEUS, a humanidade passa a ser ousada, atrevida, corajosa (no sentido de desafiar a DEUS). 
Isso é muito profundo, e perigoso, pois uma pessoa atrevida é alguém que não demonstra submissão, meu DEUS como a nudez acaba com nossa pureza espiritual.

Mais para frente vamos aprofundar nesse ponto da "Astucia e Nudez", acho que até aqui está bom.

E lembre-se, vamos trocar nossos remendos pela Provisão que DEUS Fez para nós, até a próxima parte, DEUS te abençoe grandemente.

Abraços.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...