segunda-feira, 14 de março de 2022

"VESTES" Usos e Costumes e Doutrinas - Parte 5

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Meus amigos e queridos leitores, eu com alegria venho escreve-los, e espero na minha alma que esteja tudo na PAZ com vocês. 

Dando continuidade ao nosso TEMA, sobre VESTES, quero abordar algo importantíssimo que jogará luz ao assunto, e que ajudará na continuidade nesse tema.

Geralmente ouvimos muitas criticas de outras denominações mais liberais, que usam as seguintes frases "USOS e COSTUMES é DOUTRINAS de HOMENS", "DEUS só quer o CORAÇÃO", e dizem que várias praticas nossas não são bíblicas, mas que são usos e costumes que nada tem haver com a sã doutrina. 

Se permitirem a leitura, quero dar a vocês hoje uma visão diferente sobre usos e costumes, para que vocês possam compreenderem como doutrinas surgem na Bíblia.

E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.


JUIZES 11:38, 40

Vocês conhecem bem essas escrituras acima, pois Jefté, no mesmo capitulo, "11: 30 e 31", prometeu a DEUS, a primeira coisa que saísse de sua casa ao seu encontro, em holocausto, se DEUS desse a ele os filhos de Amom.
O que quero que vocês percebam nesse contexto, é que a atitude da filha de Jefté, se tornou um costume em Israel.
Logo percebemos através desses versos, que uma ação, pode gerar um costume de toda uma nação, como aconteceu no contexto histórico narrado em Juizes 11:38 ao 40.

Vou mostrar um Exemplo dos nossos dias, veja:

Nós estamos muito acostumados com o termo "Cheque Pré-datado" é algo comum para nós, porém sabemos que o CHEQUE é uma "Ordem de pagamento á vista", ou seja, não existia o cheque pré-datado.
Porém, as pessoas começaram a usarem os cheques, não só como uma ordem de pagamento a vista, mas como uma garantia de pagamento agendada, e anotanda nas próprias folhas dos cheques, e isso ficou tão comum entre a sociedade, que a LEI teve que reconhecer esse costume em pagar parcelado com Cheques.
Curioso como um costume, no decorrer do tempo, passa ter amparo na LEI.

O que eu quero que vocês compreendam, com esses dois exemplos, é que atitudes geram costumes, que por sua vez vira um comportamento famíliar, de um povo, e de uma nação e até mesmo do mundo.

Farei algumas perguntas, e vocês iram respondendo:

Quem mandou Adão CASAR com Eva?
Quem foi que disse para Adão dizer aquelas lindas palavras em Gen 2:22, 23, 24 que ouvimos todos os pastores usando esses versículos em cerimônias de casamentos! 
A única Lei que Adão e Eva tinham, era não comerem da árvore do conhecimento, e mais nada.
Mas, Adão teve uma atitude nobre e divina, pois DEUS abençoou aquele momento.

Quem mandou, ou ordenou, Caim e Abel á levarem uma oferta a DEUS?
Quem foi que incentivou eles, quem foi que deu essa Lei a eles?
Ninguém ordenou eles a fazerem o que estavam fazendo, eles fizeram por livre e espontânea vontade.
Esta atitude desses dois irmãos foi a primeira, depois foi repetida em todo o Genesis, vemos outras pessoas fazendo igual, porque isto virou um costume.

Quem mandou Enos, filho de Sete, Adorar a DEUS?
Quem ordenou ele adorar a DEUS, quem ensinou ele adorar a DEUS, quem disse para ele que havia uma LEI, ordenando que ele deveria adorar só a DEUS?
Ninguém disse para ela, ele não tinha Êxodo 20:1 ao 5, para ensinar ele, pois a LEI nem existia!

Quem disse para Abraão que só existia UM DEUS?
Quem foi evangelizar Abraão, quem ensinou ou citou as Leis para Abraão conhecer a DEUS?
Ninguém, Abraão creu em DEUS, sem ninguém ensina-lo.
Quem ensinou Abraão a dizimar?
Quem disse que ele deveria dar o dizimo?
Ninguém ensinou isso a ele, Abraão teve uma atitude voluntária, e isso passou a ser um costume, e depois uma LEI ou Doutrina.

Quem ensinou as coisas que Jó fazia?

Jó 1:1 | Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Responda para mim, quem ensinou todos os adjetivos que Jó recebeu?
Quem ordenou ele ser INTEGRO?
Quem ensinou ou disse que Jó deveria ser RETO?
Quem é que falou para Jó de DEUS, quem ensinou ele ser temente a DEUS?
Agora me diga, quem é que ensinou Jó o "BEM e o MAL" para que ele mesmo pudesse se desviar do MAL? Qual foi a LEI que revelou para Jó a maldade para que ele se desviasse dela????

Essas são pessoas e perguntas que devemos meditar, pois estes homens não tinham um MANUAL de FÉ para ensinar eles, nenhum desses Homens acima, tinham a Bíblia Sagrada, para consultar nela o bem e o mal, eles simplesmente tiveram ações que DEUS se agradaou, e que estas ações passaram a serem copiadas, e viraram COSTUMES entre os povos, e até mesmo LEIS!

Todas as atitudes que acabamos de ver acima, viraram COSTUMES e USOS, e que por sua vez passaram a serem LEIS escritas que conhecemos hoje.

Eu quero que vocês compreendam é: Que Usos e Costumes não são criados, mas são RECONHECIDOS, e passam a serem LEIS e DOUTRINAS. Quando lemos os 10 mandamentos, devemos compreender, que isso não é uma invenção divina da noite para o dia, mas são atitudes que geraram uma MORAL JUDAICA, e que principalmente agradaram a DEUS, e passaram a serem RECONHECIDAS por DEUS.

1 Coríntios 15:33 | Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Perceba a preocupação que Paulo teve com os COSTUMES das Igrejas, Paulo sabia muito bem o valor de um costume, por isso ele defendia, pois ele sabia que foi através de Costumes Bons que a Lei de DEUS foi baseada e estabelecida.

1 Coríntios 11:6 | Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

O mesmo Paulo que defendia os bons costumes da Igreja, é o mesmo que defendia a Igreja de maus costumes, Paulo entendia o que moldava uma cidade, ou um Pais, são costumes, e Paulo defendia as Igrejas desses costumes mundanos.

Vocês já notaram a ironia de pessoas que dizem, "esses costumes de fazerem tais coisas, é coisas de homens", ao mesmo tempo essas pessoas estão incentivando os demais a fazerem o oposto daquilo que estão criticando?  Vou simplificar para você:

Quando uma pessoa diz: "Por que você não bebe?" 
Isso ativa em nós questionamentos, e justificativas, passamos a ponderar sobre o porquê não bebemos.

vou ser mais simples: 

"Esse negócio de mulher não cortar o cabelo é uso e costume, doutrina de Homem!"

Esta pessoa, está tentando ir contra, um Costume da Igreja, e isso acaba gerando, um costume contrario ao outro, no caso, cortar o cabelo!

Só estou dando um exemplo, pois cabelos cortado é uma coisa bem clara no Novo Testamento.

Porém devemos vigiar, para pegar a intenção desses espíritos que criticam os costumes, para implementar outros costumes, é por isso que hoje existem Igrejas que são a mesma coisa que o mundo, pois eles entraram na onda de que DEUS só quer o coração, e que o resto é resto. MAS, cuidado, pois as más conversações corrompem os bons costumes, e da brecha para costumes mundanos entrarem na Igreja de DEUS.

Agora que vocês sabem como surgem DOUTRINAS, que é a partir da atitude de alguém, e DEUS abençoa aquele ato, e acaba sendo copiado e virando um uso ou costume, e então passa a ser reconhcida por DEUS e vira uma LEI.

Para finalizar este estudo, quero abortar um TEXTO Bíblico que é usado para amparar esta fala que eles dizem: "usos e costumes são doutrinas de homens", vamos abordar e fazer uma exegese para compreender o texto que eles usam, e vê se realmente eles tem razão!

Doutrinas de Homens:
Vamos citar o textos que eles usam:

Mateus 15:9 | Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’".

Lendo esse texto totalmente fora do seu contexto, podemos criar uma fala em cima dessa escritura que deturpa o que o texto de fato está ensinando, vamos fazer uma pequena exegese e compreender esse texto de Mateus com seu contexto. Adiante:

1 Timóteo 4:1 | MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios;

Paulo está nos mostrando o real motivo de alguns APOSTATAREM da FÉ, e é justamente por que são "ENGANADOS" por "Doutrinas de demónios".
Muitos crentes estavam sendo enganados da sã doutrina por doutrinas do inimigo.

1 Timóteo 6:3 | Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade

Mais para frente Paulo toca novamente no assunto, e agora ele está revelando o que são estas doutrinas de engano. 
A palavra no original grego para "OUTRA DOUTRINA", significa que a pessoa está pregando, ou ensinando uma DOUTRINA diferente da SÃ DOUTRINA, essa "OUTRA DOUTRINA" é contrária a Verdadeira doutrina pregada pelos Apóstolos.

Logo fica claro que Paulo está nos revelando que a falsa doutrina ou ensinamento enganador ou doutrinas de demónios vão ao contrário da sã doutrina, essas doutrinas que Paulo está falando faz o crente desobedecer, descumpri o verdadeiro ensino.

Exatamente o que aconteceu no Eden, DEUS disse para o Homem que ele morreria, a serpente veio com a falsa doutrina e disse que o Homem não morreria indo ao contrário do que DEUS ensinou!

E este tipo de ensino é exatamente "Doutrinas de Homens", vamos agora com esse entendimento ler o texto de Mateus 15:9, mas acrescentando seu contexto.

Mateus 15:2
Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
"Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! "

Está era a acusação dos fariseus e mestres da lei para Jesus em relação ao discípulos, pois eles estava transgredindo uma tradição antiga de lideres religiosos!

Mateus 15:3
Respondeu Jesus: "E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?

Observe a resposta de Jesus para estes homens que acusavam os discípulos, Jesus está mostrando para eles que por causa da tradição que eles seguiam, eles descumpriam a LEI, por causa de um costume deles, eles transgrediam a LEI de DEUS.

Agora com esse entendimento, fica evidente que JESUS está querendo dizer sobre "mandamentos ou doutrinas de homens", que é exatamente o que Paulo ensina em 1 Timóteo 4:1 e 6:3

Que doutrina de Homens é um costume que vai contra o mandamento de DEUS, que faz você crente transgredir a Lei por causa de um falso ensino.
Logo Jesus não é contra os bons costumes, mas Jesus é contra o costume ou doutrina que faz o Cristão transgredir a própria Lei, ou o bom costume.

Mateus 15:6
ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.

Logo fica claro que JESUS não está indo contra os bons usos e costumes, mas JESUS está contra tudo aquilo que faz o crente transgredir ou anular a Palavra de DEUS!

Eu termino meu texto deixando uma pergunta para você, qual a doutrina hoje na sua Igreja que faz você ir contra a PALAVRA de DEUS????
Tem algum ensino na sua Igreja que faz você pecar? Que faz você ser fraco na fé?

Pois se existe alguma doutrina que faz você anular a LEI de DEUS, então você pode afirmar que isto é algo demoníaco!
Agora se as doutrinas de sua Igreja busca o bem espiritual e a SANTIDADE sem a qual ninguém verá a DEUS, logo CUIDADO ao criticar, pois estes costumes ou doutrinas podem serem RECONHECIDAS por DEUS!

Mateus 18:18
"Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

Deus abençoe grandemente sua vida, e lembre-se que:

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Corintios 15:33

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...