terça-feira, 22 de junho de 2021

"Genesis 1:26 - FAÇAMOS - PROVA A TRINDADE?"

   A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Olá meus amigos e queridos leitores, estou aqui mais uma semana me debruçando um pouquinho para falar sobre esse TEMA. Sinceramente esse é um dos temas mais tranquilo para nós unicista, não existe dificuldade em compreender algo que está evidente nas sagradas escrituras.

Mas vamos analisar esse texto dentro da perspectiva trinitária, e procurar ver se é coerente a interpretação deles em relação aos "PLURAIS DE DEUS" no caso Genesis 1:26.

Genesis 1:26 | Então disse DEUS:" façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

Segundo a teologia trinitária esse texto Genesis 1:26 junto com Genesis 11:7 e Isaias 6:8, conhecidos como "os plurais de DEUS" provaria a trindade, é como se DEUS Pai estivesse falando com as outras duas pessoas (filho e espirito). Será que realmente a trindade está nesses textos, será que realmente essa interpretação é bíblica? Vamos juntos analisar esses textos, e confronta-los diretamente com nossa única regra de FÉ, que é a Palavra de DEUS.

Quero também expor mais uma corrente de interpretação sobre esse texto, que são os TJ's (Testemunhas de Jeová), sim, eles também interpretam essa escritura como se DEUS PAI estivesse falando com seu filho criado, no caso Jesus. Para eles não existem 3 pessoas na divindade, e para eles Jesus não é DEUS Poderoso, mas um homem divino, que foi o 1° ser criado por DEUS. Logo esse texto trará uma resposta Bíblica confrontando essas duas linhas de correntes de interpretação.

Vamos começar esse estudo organizando e colocando as coisas em seu devido lugar, no espaço e tempo. Você não entra em uma casa pela janela, mas pela porta, você não entra em uma casa pelo banheiro ou quarto, mais geralmente você tem o primeiro acesso pela sala da casa, e daí você conhece o restante do lar. 

Digo isso para você entender que não se interpreta Genesis com os escrito de Tertuliano (Pai da teologia trinitária), você deve compreender Genesis com o seu contexto Histórico e os ensinamentos que Moises e os profetas ensinaram o povo de DEUS naquela época. Vamos aprofundar mais essa questão.

A TRINDADE

A doutrina da trindade (DOGMA), foi sistematizada por Tertuliano de Cartago (Nascimento 160 d.C e morte 220 d.C. 60 anos). Ele é considerado um dos "pais da igreja cristã", ele é o teólogo que cunhou o termo "trindade". Escreveu algumas obras, uma bem famosa "Contra Praxeas". Obra qual ele explica a trindade.

Note que o ensino trinitário teve inicio no II século depois da morte de Cristo, quase 170 anos depois que JESUS havia morrido, ou seja, o VELHO TESTAMENTO já era um livro fechado a pelo menos 400 anos antes do nascimento de Cristo, data dos pergaminhos da caverna de QURAN e da XXL(Septuaginta) III a.C.

Nesse período também, ainda que não fechado o NOVO TESTAMENTO já era bem difundido nas IGREJAS, vale a pena lembrar isso, pois já no primeiro século vemos as cartas de Paulo sendo circulada nas Igrejas, lida inclusive por PEDRO confira em 2 Pedro 3:16 fica evidente que as cartas de Paulo já eram conhecidas nas Igrejas. E o próprio Paulo faz menção dos escritos dos APOSTÓLOS (Evangelhos e as Cartas), basta ler em Efésios 2:20

Então temos os seguintes acontecimentos em uma linha do tempo

a. VELHO TESTAMENTO fechado a pelo menos 400 anos antes de CRISTO

b. NOVO TESTAMENTO já circulava em todas as Igrejas a pelo menos 70 anos depois de CRISTO.

c. A TRINDADE começou após 200 anos depois de Cristo, sendo finalizada no concilio de NICÉIA no ano de 325 depois de CRISTO.

Isso mostra que os teólogos trinitários fazem uma grande confusão, interpretando a Bíblia a partir de Tertuliano, isso é um erro que iremos analisar agora. É como a historinha que eu citei, eles entram na casa pelo banheiro, gerando um grande desconforto para os sacros escritores da Bíblia Sagrada.

ANACRONISMO

Os trinitários fazem ou caem num anacronismo muito escandaloso, para você que não sabe o significado desse termo, deixa te explicar:

Anacronismo; É um erro cronológico, expressado na falta de alinhamento, consonância ou correspondência com uma época. Ocorre quando, pessoas, eventos, palavras, objetos, costumes, pensamentos e sentimentos pertencente a uma determinada época e são erroneamente retratadas em outra época.  

E é exatamente nesse problema cronológicos que eles erram, deturpando uma doutrina firme e fundamentada em todo o velho testamento que é o MONOTEISMO (Unicidade de DEUS), quando eles levam essa compreensão trinitária eles deturpam todo o pensamento e palavras que foram reveladas no Velho Testamento. Complicado, mas vamos adiante.

UNICIDADE 

Vou pedir a você, para não estender mais esse texto que será já bem grande, a LER as minhas duas postagens anterior a este que é "1° Quando o Filho foi enviado e 2° O batismo de Jesus prova uma trindade". Pois nesses dois texto eu deixo comentário bem esclarecedor sobre a UNICIDADE de DEUS, que na verdade é o MONOTEISMO do Velho Testamento com o Novo Testamento.

A LENTE MONOTEISTA É A CHAVE DE INTERPRETAÇÃO

Para se compreender os escritos do V.T. você deve usar a lente que Moises e os profetas usavam para interpretar a divindade, assim você não cai no erro que os trinitários caem que é em serem ANACRONICOS , então tenha em mente que para conhecer uma casa completa, você deve entrar pela porta da frente que da inicio ao verdadeiro conhecimento Bíblico. Vamos fazer uma vigem nas sagradas escrituras, usando a lente que os nossos antepassados usaram, e conhecer a verdadeira interpretação dos PLURAIS DE DEUS.  Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertarás.

OS PLURAIS DE DEUS

Vamos dar inicio ao nosso estudo citando Genesis 1:26 e a partir de então vamos trazer o real entendimento do texto, vou fazer quatro analises dessa passagem e das demais que contem os plurais de DEUS, pois é o mesmo padrão a todos. 

1. Gramatical

2. Plural de Majestade

3. Plural Deliberativo

4. Exegese

 Com essas quatro metodologias iremos ter a resposta da pergunta do TEMA.

1. GRAMATICA

 Para compreendermos a gramatica do texto, precisamos nos lembrar de um termo especial da bíblia, que é "ELOHIM", esse termo que é traduzido para nós como "DEUS" é um ponto primordial a compreender a gramatica do Hebraico. Pois esse termo está com o sufixo "IM" que é equivalente para nós o "S", ou seja, a palavra está no plural. 

Preste atenção no seguinte texto, que o próprio DEUS mandou Moises escrever. Que é um mandamento. Êxodo 20:3

 Não terás outros deuses diante de mim. A palavra "deuses" nesse contexto é "elohim", note que nesse caso ela está traduzida no plural, dando a entender que é mais que 1, são vários. A grande questão é que essa palavra é a mesma que referimos ao nosso DEUS (elohim), o todo-poderoso, mas quando lemos o primeiro versículo da bíblia, gênesis 1:1 lemos o seguinte.

No principio criou DEUS os céus e a terra. Veja, já aqui nesse contexto, a palavra DEUS está entre aspas aqui, na conotação singular, e a palavra é a mesma (elohim). Logo percebemos que a gramática hebraica existem algumas peculiaridades, e exclusivamente com o termo ELOHIM (DEUS ou deuses). 

Isso posto, entendemos que o que vai definir se usamos "DEUS para Elohim, ou deuses para Elohim" é o contexto da escrita. O que define se é plural ou singular, é exatamente se o VERBO ou o PRONOME estão no plural ou no singular. Fácil né, então basta repararmos no verbo ou no pronome.

Em Êxodo 20:3 o Pronominal Indefinido "OUTROS" está em sua forma PLURAL, logo elohim deve ser traduzido como "deuses" como corretamente está nas nossas traduções "outros deuses".

Já no caso de Genesis 1:1 o verbo "CRIOU" está na sua forma SINGULAR, logo o termo elohim deve ser traduzido como "DEUS" como corretamente está nas nossas traduções "CRIOU DEUS".

Posto essa base, fica claro e fácil a compreensão do texto de GENESIS 1:26, basta uma leitura com atenção aos verbos dos 25 versículos anteriores e também uma leitura do próximo versículo verso 27. Você encontrará as seguintes palavras nesse contexto maior.

CRIOU DEUS (singular) - DISSE DEUS (singular) - VIU DEUS (singular) - FEZ DEUS (singular)

Note que em todos esses casos, a ação de DEUS sempre está no singular, e o mesmo acontece com o Homem. Ele mantém o padrão de anunciar antes de criar. Ele anuncia, e depois ele cria, esse é o padrão da criação. Verso 26 é como um anuncio de DEUS para a criação do HOMEM, vamos ler o verso 27 para compreender melhor.

E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; homem e mulher os criou.

Perceba que toda a construção do texto na criação do HOMEM está no singular. Para haver uma conotação trinitária o verso 27 tinha que acompanhar o verso 26, ou seja deveria estar dessa maneira.

E criaram Deuses o homem ás suas imagens; ás imagens de deuses os criaram:

Essa seria a construção gramatical, para entendermos uma multiplicidades de deuses ou pessoas que formam deus, más toda a estrutura do capitulo, favorece completamente o MONOTEISMO, ou seja, a gramatica está coerente com o pensamento de MOISES, que é monoteísta. Viu, estamos interpretando sem fazer anacronismo. Vamos adiante.

Ou seja, não existe espaço na gramatica que daria sustento para a trindade e os TJ.

2. PLURAL DE MAJESTADE

 O caso de Genesis 1:26, pode ser sim considerado um "PLURAL MAJESTÀTICO", pois esse é um recurso bem comum já nesse contexto em que a TORAH (Pentateuco) foi escrito por Moises.

Tanto os trinitários como os TJ negam essa possibilidade, pois pra eles ou Deus está falando com as outras duas pessoas da trindade, ou com o filho pré-criado. 

Entretanto os documentos antigos e os próprios textos Bíblicos nos revelam que essa linguagem já era muito utilizada pelas majestades da época, tais como faraós, reis e governadores.

Exemplos do uso desse recurso:

Daniel 2:36 - "Foi este o sonho, e nós o interpretaremos para o rei.  Note esse recurso sendo usado nessa passagem, pois sabemos que quem interpretou o sonho foi somente DANIEL. 

Outras ocorrências sobre o uso do "plural de majestade" esta em ESDRAS 4:18, 7:13 e 7:24

Como você pode ver o uso comum desse recurso nas sagradas escrituras, e inclusive isso se aplica ao próprio termo ELOHIM que já citamos aqui, que o uso desse termo está também relacionado ao plural de majestade. 

Fica então mais uma solução Bíblica para os plurais de DEUS, e não encontramos espaços para as demais correntes. trindade e tj.


3. PLURAL DELIBERATIVO

Os plurais de DEUS e em especial ao de Genesis 1:26, pode ser compreendido com esse outro termo que é o "Plural deliberativo" que se trata de DEUS falando consigo mesmo, essa é uma das teses mais forte para se explicar esse texto.

Quando aprendemos com o Velho testamento a Unicidade de DEUS, Deut. 6:4, podemos afirmar que DEUS estava trazendo conselho consigo próprio. Isso geralmente acontece até conosco, quando respondemos a uma pessoa sobre algo que precisamos ponderar; "Vamos ver", quantas vezes já pegamos nós mesmo pensando sobre uma decisão que temos que tomar. Pois é isso pode sim ter acontecido em Genesis 1:26. E diga se de passagem que essa explicação é uma das mais aceita.

Leia Hebreus 6:13 "Deus jurou por si mesmo" e em Efésios 1:11 "Deus tomou conselho segundo a sua vontade" e leia também ISAIAS 40:13, 14

Mais um recurso BIBLICO que podemos usar para responder os plurais de DEUS.  E ainda não encontramos espaço para as demais correntes.

 4. EXEGESE

Para finalizar, gostaria de deixar a explicação mais clássica desse tema, sei que muitos tem deixado essa explicação, mas quero reafirmar ela nesse ultimo tópico. Eu coloquei esse nome, pois vamos trabalhar profundamente nesse tópico, e apesar de ser uma das opções que tem sido deixada, eu especialmente creio que esta é a explicação que mais responde esse TEMA. Bora!

 Genesis 1:26 | Então disse DEUS:" façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

Vamos começar nossa exegese fazendo alguns questionamentos em relação ao texto base do nosso tema, e a partir de cada perguntas, vamos buscar as respostas na palavra de DEUS, e trazer a luz a resposta. 

a. Quantos seres participaram da criação do homem?

Essa é a pergunta mais importante a ser respondida, pois se existem de fato 3 pessoas como alegam os trinitários, ou 2 pessoas como alegam os TJ's  então a resposta deve estar contida no testemunho da Bíblia Sagrada.

O que testemunhou os escritores do Velho Testamento a respeito da autoria da CRIAÇÂO.

E CRIOU DEUS o homem a sua imagem, a imagem de DEUS o CRIOU;.... (Genesis 1:27)

E FORMOU O SENHOR DEUS o homem do pó da terra.....(Genesis 2:7)

Não temos todos O mesmo PAI? Não fomos todos criados PELO mesmo DEUS?.....(Malaquias 2:10)

......Não é ele O PAI de vocês, O SEU CRIADOR, que os FEZ e os FORMOU? (Deut. 32:6)

Leia também. Isaias 27:11, Jó 10:8, 11.

Até agora nenhum dos escritores veterotestamentário nos indicaram que na criação avia mais que uma pessoa da divindade, todos eles entendem e nos mostra com muita clareza, que na criação só existiu UM CRIADOR. Não conseguimos uma brecha possível para acrescentar mais que um. Mas vamos adiante.

Vamos ver o que os escritores do Novo Testamento testemunharam sobre a autoria da CRIAÇÃO.

....., oculto em DEUS, que criou todas as coisas, (Efésios 3:9)

......, porque todas as coisas TU criaste, sim, por causa da TUA vontade vieram a existir e foram criadas. (Apocalipses 4:11)

OBS: Sei que existem alguns textos bíblicos que colocam CRISTO como criador, por exemplo:

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. João 1:3

E são em textos assim que os TJ, se baseiam para dizer que Cristo estava lá na criação com o Pai, porém, sendo o 1° ser criado para criar, porém estamos fazendo uma EXEGESE, e investigando quem estava na criação criando o mundo e o homem. 

E para fazer uma ultima investigação, vamos deixar o próprio DEUS dar testemunho se tem outro coautor com ele, e ver se o Filho estava com ele. Adiante.

Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e todos os seus exércitos dei as minhas ordens. (Isaias 45:12)

EU fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido, e dou aquele a quem for justo. (Jeremias 27:5)

A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória, e que formei, e fiz. (Isaias 43:7)

O próprio DEUS até agora não deixou um só vestígio para nós interpretar que a autoria da criação é de mais de UM SER, muito pelo contrário, assim como os sacros escritores tem afirmado a Unicidade da Criação, o próprio DEUS que é Justo e que não faz acepção de pessoas não deixou uma diquinha que seja, que tinha mais alguém criando junto com ele. Vamos analisar mais um pouquinho para termos a certeza, pois segundo os TJ tinha 2 pessoas, e eles usam texto como o de João 1:3 para afirmar isso. Vamos aprofundar mais um pouco e ver se tinha ou não mais que um na criação criando.

Quem SOZINHO estende os céus e anda sobre os altos mar;  (Jó 9:8)

Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que SOZINHO estendi os céus e SOZINHO espraiei a terra; (Isaias 44:24)

A bíblia diz que DEUS não mente, e que ele não faz pouco caso de outras pessoas, logo as escrituras sagradas e da própria boca de DEUS, é revelado que DEUS está sozinho, todos os textos referente a criação estão no SINGULAR, não resta duvidas em afirmar categoricamente que DEUS é o único CRIADOR dos céus, da terra, e do homem, sendo ele o único e exclusivo AUTOR da Criação.

logo meus queridos leitores não cabe espaço para 2 autores e muito menos 3 autores. Em relação as passagens do N.T. referente a Cristo como sendo a ferramenta usada para criar, basta ler o prologo do capitulo 1 de João e perceberemos que João está conectando seu primeiro capitulo ao primeiro capitulo de Genesis, uma paralelo entre a VOZ de DEUS "E disse DEUS, e as coisas passaram a EXISTIR". É essa Palavra essa Voz que João está se referindo em seu capitulo 1.

Leia: SALMOS 29, SALMOS 33:4, ISAIAS 40:8, ISAIAS 55:11, 

Pela fé entendemos que os mundos pela PALAVRA DE DEUS foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

FICA CLARO DE UMA VEZ POR TODA QUE DEUS CRIOU SOZINHO TODAS AS COISAS POR SUA PALAVRA, E QUE SUA PALAVRA FOI ENCARNADA PARA REVELAR O INVISEL AO HOMENS. A UNICIDADE DE DEUS É LINDA E PERFEITAMENTE BIBLICA.

Agora que sabemos a autoria da CRIAÇÂO, e descobrimos que é exclusivamente de DEUS, fica a pergunta então, com quem DEUS falava em Genesis 1:26 quando disse "FAÇAMOS"?

Ficando esclarecido que só DEUS criou todas as coisas, e que seu nome é JESUS, vamos agora responder a próxima pergunta, continuamos com nossa exegese, e a partir de agora vamos paralelamente apresentar os demais textos que são conhecidos como "os plurais de DEUS", para trazer uma resposta integral sobre o TEMA.

Afirmar que DEUS criou tudo SOZINHO, isso é Bíblico, cremos e reafirmamos essa condição.

Porém quando DEUS estava criando o mundo terreno, o celestial já existia, os anjos já existiam, e vamos confirmar isso na própria palavra de DEUS. 

Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?  Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estava tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de DEUS jubilavam?

Jó 38:1, 7

Note meu querido leitor, que esse testemunho do próprio DEUS, nos revela que seus ANJOS (filhos de DEUS), já existiam e jubilavam enquanto DEUS criava.

Então, DEUS criou tudo sozinho, porém ele não estava só, pois os Anjos já contemplavam a criação de DEUS. Nós não cremos que os Anjos criaram com DEUS, mas eles estavam na criação como telespectadores, eles assistiam a criação, e louvavam a DEUS por cada obra que era criada.

Isso nos mostra que DEUS comunica seus planos, e sua obra para os Anjos, sim DEUS fala com seus anjos, para encurtar o texto, postarei alguns textos Bíblicos, que provam que DEUS fala com os Anjos, e os anjos com DEUS.

Gen. 18:1, 8, 1 Reis 22:19, 22, Salmos 103:20, Mateus 18:10 e Ap. 1:1

Isso demonstra que DEUS falava com os seus Anjos, não como criadores porque só um é o autor da criação, mas como telespectadores da criação.

CONCLUSÂO

Fica claro que não existem espaço para mais 1 pessoa na criação e muito menos 2.

Vou concluir esse texto no próximo, onde vou abordar os demais plurais, pois esse já está muito grande, peço escusas.

No próximo texto abordarei os seguintes plurais.

"Eis que o Homem é como um de NÓS"

"Eia deçamos e confundamos"

"Quem há de ir por NÓS"

Espero que tenha gostado até aqui. deixe seus comentários.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

domingo, 13 de junho de 2021

"O BATISMO DE JESUS ENSINA A TRINDADE?"

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Caro amigo leitor, conforme falado no ultimo texto "Quando o filho foi enviado", estou aqui cumprindo e escrevendo sobre outro tema com alguma similaridade ao texto anterior.

O tema sobre o Batismo do Senhor Jesus Cristo é um tema muito  rico em detalhes, e por esse motivo peço a você que não leu o tema anterior, a ir ler, pois nele contem uma explicação sobre "A DETURPAÇÃO DA IMAGINAÇÃO" que farei referência aqui. Então caso você já leu, basta acompanhar a leitura que você entenderá quando eu citar.

Introdução:

Vamos abrir o tema lendo o momento histórico do batismo. 

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

MATEUS 3:13, 17      

Essa é a base textual que vamos trabalhar o nosso tema. Vamos começar a analisar com a lente trinitária como eles compreendem esse texto bíblico. Lembrando que nesse contexto, eles aplicam o conceito da "IMAGINAÇÂO (texto anterior)".

Imaginação e interpretação trinitária:

Lembra da FIGURA 01 do texto anterior que é a retratação da "santíssima trindade", sendo imaginada o PAI; Como um velho com barbas e cabelos cumpridos, brancos, com uma coroa de rei, ai vem a figura do FILHO; como um homem mais jovem, com barbas menor e cabelos cumpridos ambos em tom ruivo ou loiro, com uma coroa de príncipe e então a terceira personagem que é o Espirito Santo; representada como uma pomba branca no meio dos dois.
É exatamente essa a imaginação de católicos e todos cristãos que creem na trindade, logo para eles o texto que é a base para isso, é exatamente o contexto de Mateus 3:13, 17

QUEM é DEUS?

Antes de tentar compreender o contexto do batismo de JESUS, precisamos saber se temos a correta interpretação da divindade (DEUS). Saber se DEUS é UM SER ou TRÊS SERES, é seu e meu e de todos que querem um relacionamento verdadeiro com DEUS, saber quem é DEUS. E essa resposta deve estar contida nas sagradas escrituras desde Genesis até Apocalipses. Vamos pesquisar.

Isso foi mostrado a você, para que você soubesse que o Senhor, Ele é Deus; não há outro além Dele. Deuteronômio 4:35

Ouve, ó Israel, o Senhor é o nosso Deus, o Senhor é um. Deuteronômio 6:4

Veja agora que eu, eu sou o Senhor, e além de mim não há deus. Eu faço morrer e faço viver. Eu me feri e sarado, e ninguém pode livrar-me das minhas mãos.  Deuteronômio 32:39

Você sozinho é o Senhor. Você fez os céus, os céus dos céus com todo o seu exército, a terra e tudo que há nela, os mares e tudo que há neles. Você dá vida a todos eles e o exército do céu se prostrará diante de você.   Neemias 9:6

para que saibam que só tu, que se chama o Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra. Salmos 83:18

Porque você é ótimo e faz maravilhas; só você é Deus  Salmos 86:10

Vós sois minhas testemunhas - declara o SENHOR - e meu servo a quem escolhi, para que me conheças e acredite em mim, e entenda que eu sou. Não houve nenhum deus formado antes de mim, nem haverá nenhum depois de mim.  Isaias 43:10

Assim diz o Senhor, o Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos exércitos: `` Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.  Isaias 44:6

Pois assim diz o Senhor que criou os céus (Ele é o Deus que formou a terra e a fez, Ele a estabeleceu {e} não a tornou em lugar desolado, {mas} a formou para ser habitada): Eu sou o Senhor e não há outro.  Isaias 45:18

Poderia ficar aqui citando mais textos, porém fica evidente que DEUS é UM SER. É incontestável e inquestionável o fato de ele ser UM. 
Você até pode tentar dizer como os trinos dizem...."Sim cremos que DEUS é UM, porém dividido em três pessoas divinas"
Não teria problema algum dizer isso, se a Bíblia não afirmasse a UNICIDADE de DEUS e nunca uma triplicidade. Mas essa fala cai por terra quando estudamos mais um atributo de DEUS. DEUS é INDIVISIVÉL. Deus não pode ser dividido.

Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outremIsaias 48:11

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.  Isaias 42:8

Bom se o próprio DEUS está afirmando que ele não divide sua glória com outrem, então fica evidente que ele é ÚNICO, ou se não temos que admitir que temos um DEUS egocêntrico, pois estando ele na companhia de mais 2 pessoas não menciona. Entretanto esse único DEUS não faz acepção de pessoas (Romanos 2:11). A Bíblia é clara em revelar DEUS como sendo único (Deut. 6:4).

Agora que temos a revelação da UNICIDADE de DEUS, conforme comprovado biblicamente acima, vamos estudar a verdadeira interpretação do texto Bíblico.
Lembrando que a pergunta do tema é se o batismo de Jesus ensina a trindade? A resposta mais simples e direta é NÃO. Além do que já te falei sobre DEUS ser UM, vou te dar mais um argumento para acrescentar de que NÃO ensina a trindade.

Nenhum discípulo de CRISTO ensinou a trindade, nenhum deles ousou dizer que DEUS é divido em 3 pessoas distintas. Sendo assim esse ensinamento não é um ensinamento APOSTÒLICO, e sim um dogma imposto pelos "pais da igreja" que deturparam o ensinamento do Velho Testamento e do Novo Testamento. Isso é lamentável!


Entendendo biblicamente o contexto do Batismo de JESUS.

Mateus 3:13 - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Quem era JOÃO BATISTA:

a. (Isaias 40:3) - Precursor de CRISTO

b. (Mateus 11:11) - O maior nascido de mulher

c. (Lucas 16:16) - "ultimo PROFETA da LEI (Messiânico)"

d. (Lucas 1:5, 25) - SACERDOTE

Este é João, um grande profeta e sacerdote que é o precursor do MESSIAS. Não é a toa que ele é chamado de o maior entre os nascido, pois ele teve a honra e o privilégio de batizar o CRISTO.

O rio JORDÂO:

a. (Genesis 13:10) - Um lugar perfeito como o Jardim de DEUS

b. (Josué 3:14, 17) - Jordão se abriu como o mar vermelho.

c. (2 REIS cap.2) - Elias e Eliseu

d. (2 Reis 5:10) - Naamã se purifica no Jordão

O rio Jordão é um lugar Histórico que faz nossas mentes se lembrar de muitas coisas e momentos que passaram o povo de Israel, um lugar que lembra o Jardim de DEUS, um lugar onde passamos de uma fase para outra como com Josué, um lugar de transferência espiritual e que marca MINISTÉRIO como ocorrido com Eliseu, e um lugar de Purificação. Com certeza era o lugar ideal para JESUS dar inicio ao seu ministério.

Já temos informações suficiente para compreender o BATISMO de JESUS:


O Batismo de JESUS marca o inicio de seu MINISTÉRIO.

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;  Isaias 61:1

Lembre-se de quem era JOÂO e o que representa o JORDÂO. 

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. Mateus 3:15 

Era necessário JESUS ser batizado para cumprir as profecias, a justiça de DEUS deve ser cumprida integralmente. 

Então temos no Batismo de JESUS o cenário perfeito, as pessoas perfeitas, logo temos o ultimo Profeta da LEI junto com o PROFETA CELESTIAL, temos o ultimo Sacerdote segundo a ordem de LEVI diante do SUMO-SACERDOTE da ordem de Melquisedeque, que encontro perfeito, como é maravilhoso entender a palavra de DEUS.

JESUS e João em um lugar Histórico, rio Jordão lugar perfeito como o Jardim de DEUS, lugar que marca o término de um Ministério e da inicio a outro ministério, um lugar que saímos do passado rumo ao uma nova era, um lugar de transferência de ministério. Como é belo a verdadeira interpretação, conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. No batismo de JESUS ele assume o ministério sacerdotal levítico, para estabelecer o ministério da NOVA aliança.

Leia o capitulo 10 inteiro do livro de HEBREUS, e você chegará a um conhecimento incrível, preste atenção nesse trecho e veja se realmente foi o que aconteceu no ministério de Jesus, dando START no seu batismo.

Hebreus 10:8, 10 - Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.

Até aqui vemos quantas coisas significou o BATISMO de JESUS, e até agora não encontramos evidências alguma que tenha a ver com a falsa doutrina trinitária. Vamos adiante.

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Mateus 3:16

Leia a Bíblia com atenção, procura a respeitar as palavras as virgulas todas as pontuações do texto, note que a FIGURA 1 do texto anterior a este é ridículo, pois retrata uma pomba sendo o ESP. SANTO, mas o texto nunca disse isso, percebe que João viu o espirito de DEUS COMO uma pomba. O espirito santo de DEUS é representado de diversas maneiras, como FOGO, AGUÁ, VENTO, ORVALHO, ÓLEO, POMBA, SELO, note isso são representações do espirito de DEUS, perceba que existem ai 7 maneiras pelas quais o espirito foi representado, Apocalipses diz sobre os sete espíritos de DEUS, isso mostra algo fantástico pois os trinitários dizem que o espirito é um pessoa....Mais a bíblia jamais apresentou o espirito com forma de pessoa, nunca foi mostrado o espirito de DEUS em forma de homem, curioso né. Farei um tema só sobre o ESPIRITO de DEUS. 

Vamos analisar a VOZ que brada lá do céu, pois os trinitários transforma tudo em pessoa, meu deus, deve ter umas 200 pessoas na divindade....vamos prosseguir:

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17

Esse não é o único lugar que fala sobre a VOZ. temos mais 2 casos que citarei.

João 12:28, 30 - Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.

Mateus 17:1, 8 - Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.


A VOZ nunca foi direcionada a CRISTO, leia os contexto e você entenderá de que aquela voz era direcionada ou para João, ou os Apóstolos ou a multidão, mas nunca foi para Cristo, Jesus não precisa de confirmação sobre quem ele é e o que ele deve fazer, mas a voz foi e é um sinal para nós. 

Em João 12 Jesus deixa claro que aquela voz era por amor a ELES e não a ELE.
Em Mateus 17 a voz é direcionada ao apóstolos que estavam ali, e note que jamais eles personificaram a voz em uma pessoa. Basta ler 2 Pedro 1:17

Quero lembrar a você leitor de que do TRONO de DEUS tem trovões e vozes como ouviram em João 12

Apocalipses 4:5 - E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

Para finalizar o Batismo de JESUS também foi um sinal visível e audível para JOÂO BATISTA.
Vamos ouvir o testemunho ocular do próprio JOÂO a respeito do Batismo. Engraçado que ele não ensinou uma trindade...

João 1:30, 34 - Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

João deixa claro que ele teve a visão, foi simplesmente para ele a visão, ele só ouviu a VOZ  e ele deixa claro que não o conhecia. Então percebemos que a visão não era pra revelar a trindade, mas era para revelar a JOÂO que JESUS era o MESSIAS, esse era o objetivo central dessa visão.

Bom vimos que o batismo de JESUS foi:

1. Inicio ministerial
2. Marco histórico
3. Jesus assume o Ministério Sacerdotal
4. Confirmação para João Batista

Foi muitas coisas importante, mas em nenhum lugar da Bíblia mostra que foi para revelar uma suposta trindade....Lei e estude a bíblia e saia das fabulas.

Por enquanto é isso, quem sabe falamos mais sobre esse RICO assunto.
Abraços

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

terça-feira, 1 de junho de 2021

"QUANDO O FILHO FOI ENVIADO"

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Caro leitor, escrevo para você sobre um assunto muito interessante, que mexe com a cabeça imaginativa dos cristãos, em especial aos nossos amigos católicos. 

Quando lemos os famosos textos bíblicos do Ev. João 3:16, 17, e o verso 16 popularmente conhecido entre os cristãos como sendo o texto áureo. lemos o seguinte;

"16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

 Realmente esse texto é belo, e vale a pena ser lido e relido, colocado em quadros e publicado em redes sócias e divulgado em todo tempo e em todos os lugares

Porém, entretanto e toda via, mais do que focar na beleza do texto, e acabar construindo em sua mente uma ideia equivocada ou falsa, devemos buscar o real entendimento desses dois lindos versos falado pelo próprio JESUS CRISTO. Trazer o real significado e compreensão dessa fala, é tão belo e lindo quanto a própria construção textual exposta no Ev. João 3:16, 17. 

Vamos mergulhar um pouco no assunto!

Imaginação equivocada:

Esse é o ponto mais importante desse assunto, pois é a partir dessa ideia que geralmente existem as deturpações dos textos bíblicos, e em especial quando se refere a Jesus Cristo e a DEUS, que é um dos casos que iremos analisar nessa exposição. 

O que é Imaginação:
  1. 1faculdade que possui o espírito de representar imagens.
  2. 2faculdade de criar a partir da combinação de ideias; criatividade.

A imaginação é fundamental para compreender algo que está sendo falado ou escrito, isso é muito importante para nós, e em especial na fase infantil. 
É um recurso em nossa mente que facilita nossa capacidade de entendimento.
Eu como desenhista posso afirmar empiricamente que é a ferramenta mais importante que temos para compreender, criar, inventar e reproduzir.

Entendo que temos pelo menos duas vias para compreender.

a. Ativo: Compreendendo por si só. (Nesse ponto, você tem todo o conhecimento necessário para interpretar, entender e imaginar um TEXTO).  

b. Passivo: Compreendendo pela compreensão alheia. (Nesse ponto, você carece de um terceiro para te explicar e te ajudar a entender, interpretar e imaginar o TEXTO).

Com isso, você saberá em qual grupo você está, e se você está correto, ou errado. Que possamos ter humildade sempre. Vamos voltar ao texto e fazer a interpretação que geralmente é construída na imaginação de muitos cristãos, e confrontar diretamente com o real significado do texto, para saber se sua imaginação está afiada ou deturpada  

"16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundonão para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

 

Imagem 01

Essa é uma das centenas de imagens que foram desenhadas por pintores e inclusive alguns bem famosos, essa imagem retrata a "santíssima trindade", você verá essa retratação bem conhecida no próprio batismo de JESUS, que trataremos isso em outro texto que postarei aqui, quem sabe seja o próximo.

Vamos a mais alguns exemplos.

Imagem 02

Essa é uma foto da capela Sistina no vaticano, observe a quantidade de pinturas que foram produzida pelo grande pintor Michelangelo.

É uma retratação de diversos textos bíblicos, inclusive do livro de Gênesis.


 

Poderia aqui fazer um álbum só de imagens, mas coloquei essas só para demonstrar a você de que muito dessas representações foram tidas como corretas, e ainda hoje elas representam muito mais do que o próprio texto bíblico.
Pense comigo, em tempos onde era difícil a leitura, o que predominava era as explicações de quem tinha acesso ao conhecimento da escrita, e as representações artísticas, sendo elas desenhos ou esculturas.

Logo com essas duas figuras 01 e 02, implantada na cabeça do povo, logo começamos a identificar a maneira que muitos interpretam esse texto.
Voltando para o titulo desse estudo "Quando o Filho foi enviado", por enquanto vou focar no VERSO 17, que é onde está a frase que iremos trabalhar, no final farei minha conclusão dos VERSOS 16 e 17.

A imaginação desses cristão interpretam esse texto da seguinte maneira:

O Pai (DEUS), com aspecto de um velho de barbar cumpridas e grandes, seu cabelo branco como a neve, com uma coroa de rei, exatamente como representado na FIGURA 01, ele então chama seu filho, (JESUS), com cabelos cumpridos e geralmente loiro ou ruivo, com uma barba mais curta e sua coroa de príncipe. FIGURA 01. E por ultimo o Espirito Santo na figura de uma POMBO. Essa é a retratação artística que todos os católicos e crentes que professam a trindade imagina esse texto.
E então o PAI aponta para a TERRA e envia o FILHO. FIM.

É exatamente essa retratação que a imaginação desses cristãos sinceros criam ou desenham em suas mentes.
Como se não bastasse isso, temos um numero muito grande de Teólogos trinitários e católicos, que além de induzirem essa interpretação artística, eles ainda relatam como isso aconteceu, acompanhe:

"Quando só existia a santíssima trindade, lá no céu, na glória, então o Pai, o Filho e o Espirito tiveram uma reunião para ver quem viria para a Terra. E então o Pai pergunta, quem enviarei? E o Filho responde, eis me aqui, envia me a mim."

Agora posta essa base, iremos confrontar o texto Bíblico com essa suposta interpretação, e buscar a verdade do texto do Ev. de João 3:17 e verificar se é verdadeiro ou falso essa ideia apresentada.

Em primeiro lugar é necessário desconstruir as falácias criadas diante a PALAVRA  DE DEUS.

1. As figuras que representam DEUS. Será que DEUS quer ser representado por algo feito das mãos de homens? Deus se agradaria dessas figuras 01 e 02 e tantas outras que existem?

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".       Êxodo 20:4

"A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.

O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover." Isaias 40:18 ao20

 "A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam."     Isaias 45:5-6

Os texto expostos acima nos mostra que DEUS não pode ser representado por imagens, esculturas seja ela do material que for, DEUS não quer que você faça imagens, e DEUS não quer que você se iluda com essas representações tolas de tentar reproduzir o TODO-PODEROSO. O primeiro ponto não passa nos ensinamentos BIBLICOS. FALSO.

2. DEUS já foi visto? para ser reproduzido.

"E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá."     Êxodo 33:20
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.    1 João 4:12
Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16

E mais uma vez a BIBLIA desmonta a ideia da imaginação deturpada em querer imaginar DEUS sendo um velho barbudo, a Bíblia nos mostra de que DEUS nunca foi visto e nem pode ser visto, e por este motivo tentar reproduzir DEUS como na FIGURA 01, é ir contra a palavra dele mesmo conforme os texto citados acima. Concluímos diante dos textos que é FALSO a representação de DEUS através de imagens.

3. Existiu mesmo uma reunião no céu?

Para responder essa pergunta, primeiro devemos compreender se DEUS é TRÊS ou se ele é UM. E aqui serei bem sucinto, pois logo postarei um texto sobre a UNICIDADE de DEUS e nesse texto serei mais denso e trarei mais textos bíblicos.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.   Deuteronômio 6:4

Esse é o único comentário que deixarei nesse texto, mas acredito que se você ler todo esse texto, você encontrará uma revelação preciosa de DEUS sobre a Unicidade.

Voltando a pergunta 3, a resposta é SIMPLES. NÂO, você não achará essa reunião no céu, aliás, você sabia que DEUS estava SOZINHO antes de qualquer coisa existir??? 

"Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;" Isaias 44:24

Bom se o próprio DEUS está dizendo que estava só na criação, e ele não pode mentir (Hebreus 6:18), então ou nós acreditamos nas suas palavras, ou DEUS se torna um egocêntrico, pois estando ele na companhia de mais dois não fez menção alguma sobre estes. Mas ele está sozinho, porque ele não é mentiroso e muito menos faz acepção de pessoas, então só nos resta concluir que não houve reunião no céu.

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."   Isaias 44:10

E mais uma vez está DEUS afirmando categoricamente que ANTES dele nenhum deus se formou, e pior ainda, ele deixa claro que depois dele NÃO HAVERÀ (TEMPO FUTURO), em outras palavras, só existe UM Deus, que era, que é e que há de vir, o mesmo. Deus não mente (Números 23:19) 

Logo concluímos que a ideia de uma reunião da trindade no céu é FALSA.

Agora que sabemos que a ideai posta é deturpada, falsa, vamos conhecer a verdadeira interpretação de João 3:16, 17, para que possamos estar aprovados como um bom obreiro conforme 2 Timóteo 2:15, e não sermos enganados com fabulas fantasiosas.

"16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundonão para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."  JÕAO 3:16, 17

Duas perguntas surgem nesse pequeno contexto

1. Quando o Filho foi dado?

2. Quando o Filho foi enviado?

Vamos  começar a responder a 1° pergunta que é um pouco mais simples. E para dar inicio a resposta, vamos apresentar um texto Bíblico que trata pelo menos de dois (2) momentos da vida de CRISTO.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaias 9:6
As duas primeiras partes do parágrafo tratam de dois momentos Históricos de Cristo. manjedoura (Nascimento), e calvário (Morte).  Ao analisar a segunda parte cuidadosamente, temos a resposta do verso 16 do nosso contexto. Logo o filho foi dado para a humanidade na CRUZ do Calvário.

O nascimento de JESUS e o FILHO enviado.

Bom, como eu disse anteriormente, o verso 16 seria mais simples de responder, até porque no geral os cristãos entende exatamente isso. Agora passamos a 2° pergunta que é o motivo maior desse texto. Quando o filho foi enviado? Para começar a responder essa pergunta eu primeiro quero mostrar a você que o filho não foi enviado no seu nascimento, e isso é importante saber, para não criarmos mais uma ideia deturpada do texto. 

Vamos pegar a primeira parte antes da virgula de Isaias 9:6 "Porque um menino nos NASCEU," 

É extremamente importante separar o momento histórico do nascimento de CRISTO conforme Isaias 7:14, com o momento histórico do FILHO ENVIADO

É importante saber que o filho não foi enviado em seu nascimento, pois isso revela para nós que o "filho" não preexistiu antes de seu nascimento, mas passou a existir após seu nascimento.

Como já citado, sabemos que DEUS estava sozinho antes de tudo (Isaias 44:24), e sabemos que o contexto veterotestamentario ensina o monoteísmo (Deut. 6:4), logo se conclui que DEUS estava porque ele é UM. Logo a ação de "ENVIAR" ocorre em algum momento histórico aqui na terra, e não em um ambiente celestial.

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,  Gálatas 4:4

Apostolo Paulo no texto acima, explica de uma maneira precisa o que estamos discutindo aqui. Ele traz para nós 3 condições "sine qua non" (sem a qual não) em relação ao FILHO.

a. A existência do Filho está condicionado ao TEMPO; O filho passou a existir quando se deu a plenitude dos tempos. Leia Hebreus 1:1, logo fica claro que o filho não é eterno como os trinitários tentam empurrar, aliás eu desafio você a encontrar na sua biblia a expressão "filho eterno". Você não vai encontrar porque o filho está condicionado ao tempo.

b. A existência do filho está condicionada ao NASCIMENTO; O filho não existia na eternidade, ele passou a existir após ser gerado. Mateus 1:27, 35 e Hebreus 1:5 Cristo foi gerado no ventre de uma mulher Isaias 7:14, a partir disso ele passou a existir.

c. A existência do filho está condicionada a LEI; O filho existia no velho testamento como promessa, com profecias que anunciavam sua vinda, o filho existia como plano que iria ser realidade no futuro Genesis 3:15 e Isaias 44:10, o filho estava condicionada a todas as profecias em relação seu nascimento, sua vida e sua morte. 

Construída essa base bíblica correta, coerente, podemos prosseguir e ver onde na palavra o FILHO foi ENVIADO.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.   João 20:21

Note esse paralelo que Jesus faz entre ele e os apóstolos, esse texto revela grandemente como se deu esse evento.

Se JESUS fosse enviado do céu ele não poderia comparar ele mesmo com seus discípulos, mas como já dito JESUS só fez essa comparação porque assim como ele envia seus discípulos aqui da terra, é porque ele também foi enviado daqui da terra. 

Como Jesus está condicionado a LEI de Deus vamos a profecia que revela mais alguns momentos históricos da vida de JESUS.

"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;"   Isaias 61:1

Acredito que o tema já está ficando claro pra você, o texto de Isaias revela dois momentos cruciais da vida de JESUS CRISTO (filho), a primeira parte está relacionado ao seu batismo Mateus 3:13, 17, e a segunda parte está relacionado a pergunta que suscitou esse texto "Quando o filho foi enviado", e Jesus após seu batismo cumprindo toda a lei, já ungido e reconhecido como messias, precisava então ser cumprida a segunda parte do texto de Isaias.

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SenhorE, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos."   Lucas 4:16, 21

E foi exatamente nesse contexto de LUCAS 4, depois de seu batismo e sua tentação no deserto, JESUS volta para Nazaré, e em um sábado entra na sinagoga para ler o texto de Isaias 61:1, e ao final da leitura JESUS se senta, e quando todos atentamente olhavam para ele, ele começa a dizer no verso 21 HOJE SE CUMPRIU ESTA ESCRITURA EM VOSSOS OUVIDOS, Com seus "30anos" ele então através das profecias cumpriu exatamente o que ele disse em João 3:17, o momento exato de onde ele foi enviado. Glória a DEUS, por compreendermos todas as partes e momentos da vida e do ministério do filho.

Eu finalizo minhas palavras, te incentivando a sempre buscar dentro na Bíblia as respostas, seja como um bom bereano, confirmando na palavra o que pregam e ensinam, lembre-se que existem muitos falsos profetas e mestres, que estão deturpando as sagradas escrituras, porém o melhor remédio para isso, é confrontar eles com a Palavra de DEUS.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...