domingo, 13 de junho de 2021

"O BATISMO DE JESUS ENSINA A TRINDADE?"

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Caro amigo leitor, conforme falado no ultimo texto "Quando o filho foi enviado", estou aqui cumprindo e escrevendo sobre outro tema com alguma similaridade ao texto anterior.

O tema sobre o Batismo do Senhor Jesus Cristo é um tema muito  rico em detalhes, e por esse motivo peço a você que não leu o tema anterior, a ir ler, pois nele contem uma explicação sobre "A DETURPAÇÃO DA IMAGINAÇÃO" que farei referência aqui. Então caso você já leu, basta acompanhar a leitura que você entenderá quando eu citar.

Introdução:

Vamos abrir o tema lendo o momento histórico do batismo. 

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

MATEUS 3:13, 17      

Essa é a base textual que vamos trabalhar o nosso tema. Vamos começar a analisar com a lente trinitária como eles compreendem esse texto bíblico. Lembrando que nesse contexto, eles aplicam o conceito da "IMAGINAÇÂO (texto anterior)".

Imaginação e interpretação trinitária:

Lembra da FIGURA 01 do texto anterior que é a retratação da "santíssima trindade", sendo imaginada o PAI; Como um velho com barbas e cabelos cumpridos, brancos, com uma coroa de rei, ai vem a figura do FILHO; como um homem mais jovem, com barbas menor e cabelos cumpridos ambos em tom ruivo ou loiro, com uma coroa de príncipe e então a terceira personagem que é o Espirito Santo; representada como uma pomba branca no meio dos dois.
É exatamente essa a imaginação de católicos e todos cristãos que creem na trindade, logo para eles o texto que é a base para isso, é exatamente o contexto de Mateus 3:13, 17

QUEM é DEUS?

Antes de tentar compreender o contexto do batismo de JESUS, precisamos saber se temos a correta interpretação da divindade (DEUS). Saber se DEUS é UM SER ou TRÊS SERES, é seu e meu e de todos que querem um relacionamento verdadeiro com DEUS, saber quem é DEUS. E essa resposta deve estar contida nas sagradas escrituras desde Genesis até Apocalipses. Vamos pesquisar.

Isso foi mostrado a você, para que você soubesse que o Senhor, Ele é Deus; não há outro além Dele. Deuteronômio 4:35

Ouve, ó Israel, o Senhor é o nosso Deus, o Senhor é um. Deuteronômio 6:4

Veja agora que eu, eu sou o Senhor, e além de mim não há deus. Eu faço morrer e faço viver. Eu me feri e sarado, e ninguém pode livrar-me das minhas mãos.  Deuteronômio 32:39

Você sozinho é o Senhor. Você fez os céus, os céus dos céus com todo o seu exército, a terra e tudo que há nela, os mares e tudo que há neles. Você dá vida a todos eles e o exército do céu se prostrará diante de você.   Neemias 9:6

para que saibam que só tu, que se chama o Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra. Salmos 83:18

Porque você é ótimo e faz maravilhas; só você é Deus  Salmos 86:10

Vós sois minhas testemunhas - declara o SENHOR - e meu servo a quem escolhi, para que me conheças e acredite em mim, e entenda que eu sou. Não houve nenhum deus formado antes de mim, nem haverá nenhum depois de mim.  Isaias 43:10

Assim diz o Senhor, o Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos exércitos: `` Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.  Isaias 44:6

Pois assim diz o Senhor que criou os céus (Ele é o Deus que formou a terra e a fez, Ele a estabeleceu {e} não a tornou em lugar desolado, {mas} a formou para ser habitada): Eu sou o Senhor e não há outro.  Isaias 45:18

Poderia ficar aqui citando mais textos, porém fica evidente que DEUS é UM SER. É incontestável e inquestionável o fato de ele ser UM. 
Você até pode tentar dizer como os trinos dizem...."Sim cremos que DEUS é UM, porém dividido em três pessoas divinas"
Não teria problema algum dizer isso, se a Bíblia não afirmasse a UNICIDADE de DEUS e nunca uma triplicidade. Mas essa fala cai por terra quando estudamos mais um atributo de DEUS. DEUS é INDIVISIVÉL. Deus não pode ser dividido.

Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outremIsaias 48:11

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.  Isaias 42:8

Bom se o próprio DEUS está afirmando que ele não divide sua glória com outrem, então fica evidente que ele é ÚNICO, ou se não temos que admitir que temos um DEUS egocêntrico, pois estando ele na companhia de mais 2 pessoas não menciona. Entretanto esse único DEUS não faz acepção de pessoas (Romanos 2:11). A Bíblia é clara em revelar DEUS como sendo único (Deut. 6:4).

Agora que temos a revelação da UNICIDADE de DEUS, conforme comprovado biblicamente acima, vamos estudar a verdadeira interpretação do texto Bíblico.
Lembrando que a pergunta do tema é se o batismo de Jesus ensina a trindade? A resposta mais simples e direta é NÃO. Além do que já te falei sobre DEUS ser UM, vou te dar mais um argumento para acrescentar de que NÃO ensina a trindade.

Nenhum discípulo de CRISTO ensinou a trindade, nenhum deles ousou dizer que DEUS é divido em 3 pessoas distintas. Sendo assim esse ensinamento não é um ensinamento APOSTÒLICO, e sim um dogma imposto pelos "pais da igreja" que deturparam o ensinamento do Velho Testamento e do Novo Testamento. Isso é lamentável!


Entendendo biblicamente o contexto do Batismo de JESUS.

Mateus 3:13 - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Quem era JOÃO BATISTA:

a. (Isaias 40:3) - Precursor de CRISTO

b. (Mateus 11:11) - O maior nascido de mulher

c. (Lucas 16:16) - "ultimo PROFETA da LEI (Messiânico)"

d. (Lucas 1:5, 25) - SACERDOTE

Este é João, um grande profeta e sacerdote que é o precursor do MESSIAS. Não é a toa que ele é chamado de o maior entre os nascido, pois ele teve a honra e o privilégio de batizar o CRISTO.

O rio JORDÂO:

a. (Genesis 13:10) - Um lugar perfeito como o Jardim de DEUS

b. (Josué 3:14, 17) - Jordão se abriu como o mar vermelho.

c. (2 REIS cap.2) - Elias e Eliseu

d. (2 Reis 5:10) - Naamã se purifica no Jordão

O rio Jordão é um lugar Histórico que faz nossas mentes se lembrar de muitas coisas e momentos que passaram o povo de Israel, um lugar que lembra o Jardim de DEUS, um lugar onde passamos de uma fase para outra como com Josué, um lugar de transferência espiritual e que marca MINISTÉRIO como ocorrido com Eliseu, e um lugar de Purificação. Com certeza era o lugar ideal para JESUS dar inicio ao seu ministério.

Já temos informações suficiente para compreender o BATISMO de JESUS:


O Batismo de JESUS marca o inicio de seu MINISTÉRIO.

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;  Isaias 61:1

Lembre-se de quem era JOÂO e o que representa o JORDÂO. 

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. Mateus 3:15 

Era necessário JESUS ser batizado para cumprir as profecias, a justiça de DEUS deve ser cumprida integralmente. 

Então temos no Batismo de JESUS o cenário perfeito, as pessoas perfeitas, logo temos o ultimo Profeta da LEI junto com o PROFETA CELESTIAL, temos o ultimo Sacerdote segundo a ordem de LEVI diante do SUMO-SACERDOTE da ordem de Melquisedeque, que encontro perfeito, como é maravilhoso entender a palavra de DEUS.

JESUS e João em um lugar Histórico, rio Jordão lugar perfeito como o Jardim de DEUS, lugar que marca o término de um Ministério e da inicio a outro ministério, um lugar que saímos do passado rumo ao uma nova era, um lugar de transferência de ministério. Como é belo a verdadeira interpretação, conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. No batismo de JESUS ele assume o ministério sacerdotal levítico, para estabelecer o ministério da NOVA aliança.

Leia o capitulo 10 inteiro do livro de HEBREUS, e você chegará a um conhecimento incrível, preste atenção nesse trecho e veja se realmente foi o que aconteceu no ministério de Jesus, dando START no seu batismo.

Hebreus 10:8, 10 - Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.

Até aqui vemos quantas coisas significou o BATISMO de JESUS, e até agora não encontramos evidências alguma que tenha a ver com a falsa doutrina trinitária. Vamos adiante.

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Mateus 3:16

Leia a Bíblia com atenção, procura a respeitar as palavras as virgulas todas as pontuações do texto, note que a FIGURA 1 do texto anterior a este é ridículo, pois retrata uma pomba sendo o ESP. SANTO, mas o texto nunca disse isso, percebe que João viu o espirito de DEUS COMO uma pomba. O espirito santo de DEUS é representado de diversas maneiras, como FOGO, AGUÁ, VENTO, ORVALHO, ÓLEO, POMBA, SELO, note isso são representações do espirito de DEUS, perceba que existem ai 7 maneiras pelas quais o espirito foi representado, Apocalipses diz sobre os sete espíritos de DEUS, isso mostra algo fantástico pois os trinitários dizem que o espirito é um pessoa....Mais a bíblia jamais apresentou o espirito com forma de pessoa, nunca foi mostrado o espirito de DEUS em forma de homem, curioso né. Farei um tema só sobre o ESPIRITO de DEUS. 

Vamos analisar a VOZ que brada lá do céu, pois os trinitários transforma tudo em pessoa, meu deus, deve ter umas 200 pessoas na divindade....vamos prosseguir:

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17

Esse não é o único lugar que fala sobre a VOZ. temos mais 2 casos que citarei.

João 12:28, 30 - Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.

Mateus 17:1, 8 - Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.


A VOZ nunca foi direcionada a CRISTO, leia os contexto e você entenderá de que aquela voz era direcionada ou para João, ou os Apóstolos ou a multidão, mas nunca foi para Cristo, Jesus não precisa de confirmação sobre quem ele é e o que ele deve fazer, mas a voz foi e é um sinal para nós. 

Em João 12 Jesus deixa claro que aquela voz era por amor a ELES e não a ELE.
Em Mateus 17 a voz é direcionada ao apóstolos que estavam ali, e note que jamais eles personificaram a voz em uma pessoa. Basta ler 2 Pedro 1:17

Quero lembrar a você leitor de que do TRONO de DEUS tem trovões e vozes como ouviram em João 12

Apocalipses 4:5 - E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

Para finalizar o Batismo de JESUS também foi um sinal visível e audível para JOÂO BATISTA.
Vamos ouvir o testemunho ocular do próprio JOÂO a respeito do Batismo. Engraçado que ele não ensinou uma trindade...

João 1:30, 34 - Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

João deixa claro que ele teve a visão, foi simplesmente para ele a visão, ele só ouviu a VOZ  e ele deixa claro que não o conhecia. Então percebemos que a visão não era pra revelar a trindade, mas era para revelar a JOÂO que JESUS era o MESSIAS, esse era o objetivo central dessa visão.

Bom vimos que o batismo de JESUS foi:

1. Inicio ministerial
2. Marco histórico
3. Jesus assume o Ministério Sacerdotal
4. Confirmação para João Batista

Foi muitas coisas importante, mas em nenhum lugar da Bíblia mostra que foi para revelar uma suposta trindade....Lei e estude a bíblia e saia das fabulas.

Por enquanto é isso, quem sabe falamos mais sobre esse RICO assunto.
Abraços

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...