terça-feira, 1 de junho de 2021

"QUANDO O FILHO FOI ENVIADO"

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Caro leitor, escrevo para você sobre um assunto muito interessante, que mexe com a cabeça imaginativa dos cristãos, em especial aos nossos amigos católicos. 

Quando lemos os famosos textos bíblicos do Ev. João 3:16, 17, e o verso 16 popularmente conhecido entre os cristãos como sendo o texto áureo. lemos o seguinte;

"16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

 Realmente esse texto é belo, e vale a pena ser lido e relido, colocado em quadros e publicado em redes sócias e divulgado em todo tempo e em todos os lugares

Porém, entretanto e toda via, mais do que focar na beleza do texto, e acabar construindo em sua mente uma ideia equivocada ou falsa, devemos buscar o real entendimento desses dois lindos versos falado pelo próprio JESUS CRISTO. Trazer o real significado e compreensão dessa fala, é tão belo e lindo quanto a própria construção textual exposta no Ev. João 3:16, 17. 

Vamos mergulhar um pouco no assunto!

Imaginação equivocada:

Esse é o ponto mais importante desse assunto, pois é a partir dessa ideia que geralmente existem as deturpações dos textos bíblicos, e em especial quando se refere a Jesus Cristo e a DEUS, que é um dos casos que iremos analisar nessa exposição. 

O que é Imaginação:
  1. 1faculdade que possui o espírito de representar imagens.
  2. 2faculdade de criar a partir da combinação de ideias; criatividade.

A imaginação é fundamental para compreender algo que está sendo falado ou escrito, isso é muito importante para nós, e em especial na fase infantil. 
É um recurso em nossa mente que facilita nossa capacidade de entendimento.
Eu como desenhista posso afirmar empiricamente que é a ferramenta mais importante que temos para compreender, criar, inventar e reproduzir.

Entendo que temos pelo menos duas vias para compreender.

a. Ativo: Compreendendo por si só. (Nesse ponto, você tem todo o conhecimento necessário para interpretar, entender e imaginar um TEXTO).  

b. Passivo: Compreendendo pela compreensão alheia. (Nesse ponto, você carece de um terceiro para te explicar e te ajudar a entender, interpretar e imaginar o TEXTO).

Com isso, você saberá em qual grupo você está, e se você está correto, ou errado. Que possamos ter humildade sempre. Vamos voltar ao texto e fazer a interpretação que geralmente é construída na imaginação de muitos cristãos, e confrontar diretamente com o real significado do texto, para saber se sua imaginação está afiada ou deturpada  

"16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundonão para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

 

Imagem 01

Essa é uma das centenas de imagens que foram desenhadas por pintores e inclusive alguns bem famosos, essa imagem retrata a "santíssima trindade", você verá essa retratação bem conhecida no próprio batismo de JESUS, que trataremos isso em outro texto que postarei aqui, quem sabe seja o próximo.

Vamos a mais alguns exemplos.

Imagem 02

Essa é uma foto da capela Sistina no vaticano, observe a quantidade de pinturas que foram produzida pelo grande pintor Michelangelo.

É uma retratação de diversos textos bíblicos, inclusive do livro de Gênesis.


 

Poderia aqui fazer um álbum só de imagens, mas coloquei essas só para demonstrar a você de que muito dessas representações foram tidas como corretas, e ainda hoje elas representam muito mais do que o próprio texto bíblico.
Pense comigo, em tempos onde era difícil a leitura, o que predominava era as explicações de quem tinha acesso ao conhecimento da escrita, e as representações artísticas, sendo elas desenhos ou esculturas.

Logo com essas duas figuras 01 e 02, implantada na cabeça do povo, logo começamos a identificar a maneira que muitos interpretam esse texto.
Voltando para o titulo desse estudo "Quando o Filho foi enviado", por enquanto vou focar no VERSO 17, que é onde está a frase que iremos trabalhar, no final farei minha conclusão dos VERSOS 16 e 17.

A imaginação desses cristão interpretam esse texto da seguinte maneira:

O Pai (DEUS), com aspecto de um velho de barbar cumpridas e grandes, seu cabelo branco como a neve, com uma coroa de rei, exatamente como representado na FIGURA 01, ele então chama seu filho, (JESUS), com cabelos cumpridos e geralmente loiro ou ruivo, com uma barba mais curta e sua coroa de príncipe. FIGURA 01. E por ultimo o Espirito Santo na figura de uma POMBO. Essa é a retratação artística que todos os católicos e crentes que professam a trindade imagina esse texto.
E então o PAI aponta para a TERRA e envia o FILHO. FIM.

É exatamente essa retratação que a imaginação desses cristãos sinceros criam ou desenham em suas mentes.
Como se não bastasse isso, temos um numero muito grande de Teólogos trinitários e católicos, que além de induzirem essa interpretação artística, eles ainda relatam como isso aconteceu, acompanhe:

"Quando só existia a santíssima trindade, lá no céu, na glória, então o Pai, o Filho e o Espirito tiveram uma reunião para ver quem viria para a Terra. E então o Pai pergunta, quem enviarei? E o Filho responde, eis me aqui, envia me a mim."

Agora posta essa base, iremos confrontar o texto Bíblico com essa suposta interpretação, e buscar a verdade do texto do Ev. de João 3:17 e verificar se é verdadeiro ou falso essa ideia apresentada.

Em primeiro lugar é necessário desconstruir as falácias criadas diante a PALAVRA  DE DEUS.

1. As figuras que representam DEUS. Será que DEUS quer ser representado por algo feito das mãos de homens? Deus se agradaria dessas figuras 01 e 02 e tantas outras que existem?

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".       Êxodo 20:4

"A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.

O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover." Isaias 40:18 ao20

 "A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam."     Isaias 45:5-6

Os texto expostos acima nos mostra que DEUS não pode ser representado por imagens, esculturas seja ela do material que for, DEUS não quer que você faça imagens, e DEUS não quer que você se iluda com essas representações tolas de tentar reproduzir o TODO-PODEROSO. O primeiro ponto não passa nos ensinamentos BIBLICOS. FALSO.

2. DEUS já foi visto? para ser reproduzido.

"E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá."     Êxodo 33:20
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.    1 João 4:12
Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16

E mais uma vez a BIBLIA desmonta a ideia da imaginação deturpada em querer imaginar DEUS sendo um velho barbudo, a Bíblia nos mostra de que DEUS nunca foi visto e nem pode ser visto, e por este motivo tentar reproduzir DEUS como na FIGURA 01, é ir contra a palavra dele mesmo conforme os texto citados acima. Concluímos diante dos textos que é FALSO a representação de DEUS através de imagens.

3. Existiu mesmo uma reunião no céu?

Para responder essa pergunta, primeiro devemos compreender se DEUS é TRÊS ou se ele é UM. E aqui serei bem sucinto, pois logo postarei um texto sobre a UNICIDADE de DEUS e nesse texto serei mais denso e trarei mais textos bíblicos.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.   Deuteronômio 6:4

Esse é o único comentário que deixarei nesse texto, mas acredito que se você ler todo esse texto, você encontrará uma revelação preciosa de DEUS sobre a Unicidade.

Voltando a pergunta 3, a resposta é SIMPLES. NÂO, você não achará essa reunião no céu, aliás, você sabia que DEUS estava SOZINHO antes de qualquer coisa existir??? 

"Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;" Isaias 44:24

Bom se o próprio DEUS está dizendo que estava só na criação, e ele não pode mentir (Hebreus 6:18), então ou nós acreditamos nas suas palavras, ou DEUS se torna um egocêntrico, pois estando ele na companhia de mais dois não fez menção alguma sobre estes. Mas ele está sozinho, porque ele não é mentiroso e muito menos faz acepção de pessoas, então só nos resta concluir que não houve reunião no céu.

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."   Isaias 44:10

E mais uma vez está DEUS afirmando categoricamente que ANTES dele nenhum deus se formou, e pior ainda, ele deixa claro que depois dele NÃO HAVERÀ (TEMPO FUTURO), em outras palavras, só existe UM Deus, que era, que é e que há de vir, o mesmo. Deus não mente (Números 23:19) 

Logo concluímos que a ideia de uma reunião da trindade no céu é FALSA.

Agora que sabemos que a ideai posta é deturpada, falsa, vamos conhecer a verdadeira interpretação de João 3:16, 17, para que possamos estar aprovados como um bom obreiro conforme 2 Timóteo 2:15, e não sermos enganados com fabulas fantasiosas.

"16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundonão para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."  JÕAO 3:16, 17

Duas perguntas surgem nesse pequeno contexto

1. Quando o Filho foi dado?

2. Quando o Filho foi enviado?

Vamos  começar a responder a 1° pergunta que é um pouco mais simples. E para dar inicio a resposta, vamos apresentar um texto Bíblico que trata pelo menos de dois (2) momentos da vida de CRISTO.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaias 9:6
As duas primeiras partes do parágrafo tratam de dois momentos Históricos de Cristo. manjedoura (Nascimento), e calvário (Morte).  Ao analisar a segunda parte cuidadosamente, temos a resposta do verso 16 do nosso contexto. Logo o filho foi dado para a humanidade na CRUZ do Calvário.

O nascimento de JESUS e o FILHO enviado.

Bom, como eu disse anteriormente, o verso 16 seria mais simples de responder, até porque no geral os cristãos entende exatamente isso. Agora passamos a 2° pergunta que é o motivo maior desse texto. Quando o filho foi enviado? Para começar a responder essa pergunta eu primeiro quero mostrar a você que o filho não foi enviado no seu nascimento, e isso é importante saber, para não criarmos mais uma ideia deturpada do texto. 

Vamos pegar a primeira parte antes da virgula de Isaias 9:6 "Porque um menino nos NASCEU," 

É extremamente importante separar o momento histórico do nascimento de CRISTO conforme Isaias 7:14, com o momento histórico do FILHO ENVIADO

É importante saber que o filho não foi enviado em seu nascimento, pois isso revela para nós que o "filho" não preexistiu antes de seu nascimento, mas passou a existir após seu nascimento.

Como já citado, sabemos que DEUS estava sozinho antes de tudo (Isaias 44:24), e sabemos que o contexto veterotestamentario ensina o monoteísmo (Deut. 6:4), logo se conclui que DEUS estava porque ele é UM. Logo a ação de "ENVIAR" ocorre em algum momento histórico aqui na terra, e não em um ambiente celestial.

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,  Gálatas 4:4

Apostolo Paulo no texto acima, explica de uma maneira precisa o que estamos discutindo aqui. Ele traz para nós 3 condições "sine qua non" (sem a qual não) em relação ao FILHO.

a. A existência do Filho está condicionado ao TEMPO; O filho passou a existir quando se deu a plenitude dos tempos. Leia Hebreus 1:1, logo fica claro que o filho não é eterno como os trinitários tentam empurrar, aliás eu desafio você a encontrar na sua biblia a expressão "filho eterno". Você não vai encontrar porque o filho está condicionado ao tempo.

b. A existência do filho está condicionada ao NASCIMENTO; O filho não existia na eternidade, ele passou a existir após ser gerado. Mateus 1:27, 35 e Hebreus 1:5 Cristo foi gerado no ventre de uma mulher Isaias 7:14, a partir disso ele passou a existir.

c. A existência do filho está condicionada a LEI; O filho existia no velho testamento como promessa, com profecias que anunciavam sua vinda, o filho existia como plano que iria ser realidade no futuro Genesis 3:15 e Isaias 44:10, o filho estava condicionada a todas as profecias em relação seu nascimento, sua vida e sua morte. 

Construída essa base bíblica correta, coerente, podemos prosseguir e ver onde na palavra o FILHO foi ENVIADO.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.   João 20:21

Note esse paralelo que Jesus faz entre ele e os apóstolos, esse texto revela grandemente como se deu esse evento.

Se JESUS fosse enviado do céu ele não poderia comparar ele mesmo com seus discípulos, mas como já dito JESUS só fez essa comparação porque assim como ele envia seus discípulos aqui da terra, é porque ele também foi enviado daqui da terra. 

Como Jesus está condicionado a LEI de Deus vamos a profecia que revela mais alguns momentos históricos da vida de JESUS.

"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;"   Isaias 61:1

Acredito que o tema já está ficando claro pra você, o texto de Isaias revela dois momentos cruciais da vida de JESUS CRISTO (filho), a primeira parte está relacionado ao seu batismo Mateus 3:13, 17, e a segunda parte está relacionado a pergunta que suscitou esse texto "Quando o filho foi enviado", e Jesus após seu batismo cumprindo toda a lei, já ungido e reconhecido como messias, precisava então ser cumprida a segunda parte do texto de Isaias.

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SenhorE, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos."   Lucas 4:16, 21

E foi exatamente nesse contexto de LUCAS 4, depois de seu batismo e sua tentação no deserto, JESUS volta para Nazaré, e em um sábado entra na sinagoga para ler o texto de Isaias 61:1, e ao final da leitura JESUS se senta, e quando todos atentamente olhavam para ele, ele começa a dizer no verso 21 HOJE SE CUMPRIU ESTA ESCRITURA EM VOSSOS OUVIDOS, Com seus "30anos" ele então através das profecias cumpriu exatamente o que ele disse em João 3:17, o momento exato de onde ele foi enviado. Glória a DEUS, por compreendermos todas as partes e momentos da vida e do ministério do filho.

Eu finalizo minhas palavras, te incentivando a sempre buscar dentro na Bíblia as respostas, seja como um bom bereano, confirmando na palavra o que pregam e ensinam, lembre-se que existem muitos falsos profetas e mestres, que estão deturpando as sagradas escrituras, porém o melhor remédio para isso, é confrontar eles com a Palavra de DEUS.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...