terça-feira, 24 de agosto de 2021

"JESUS CRISTO TEM UM DEUS?"

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Paz meus amigos leitores, esses dias atrás recebi um texto bíblico de um amigo leitor muito interessante. Onde surgiu esse TEMA que quero compartilhar com vocês.

Na minha opinião, esse é um dos temas mais complexos de ser explicado, isso em todas as correntes teológicas que pregam a existência de um único DEUS. Como explicar JESUS sendo DEUS orando a outro DEUS. Difícil.

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipses 3:12

Esse é o texto que foi mandado, porém ele não será a base de nosso estudo, pois como disse, esse tema é difícil e muito complexo para ser explicado em um post, aliás todos os temas aqui nesse blog já postado estão longe de serem integralmente explicados, nenhum ser humano tem essa capacidade de conseguir explicar se quer UM VERSICULO com toda o seu peso histórico, cultural e espiritual, imagine UM TEMA. risos 

Para começarmos a interpretar esse tema, devemos compreender algumas questões. Na verdade o que deve estar claro para mim, para você, ou para todos os que querem conhecer a DEUS, é o MONOTEISMO. Sim, estou imaginando que todos os que acompanham meu blog, são completamente lúcidos sobre a questão do MONOTEISMO JUDAICOCRISTÃO

Só para reafirmarmos nossa crença no ÚNICO DEUS, vamos citar alguns texto do antigo testamento para talvez aqueles que ainda não conhecem essa doutrina firme e forte e extraída unicamente da BIBLIA. 

Deut. 4:35, 6:4, 32:39, Neemias 9:6, Salmos 83:18, 86:10 e Isaias 44:6 e 45:18  

Esses são alguns textos clássicos que provam a UNICIDADE de DEUS. DEUS É UM SER.

Avançando para o NOVO TESTAMENTO tendo lucidez nessa VERDADE da UNICIDADE de DEUS, devemos ver se existe coerência entre o NOVO com o VELHO. Será que estão em harmonia, ou não?

O Bispo da Igreja PRIMITIVA de JERUSALEM, e podemos afirmar categoricamente que ele "Apostolo Tiago" pode falar por todos os Apóstolos, afirma o seguinte: "Crês, tu, na existência de UM SÓ DEUS? Fazes bem! Até mesmo os demônios creem e tremem!"  Tiago 2:19

Note como Tiago sem titubear, faz uma pergunta retórica, para AFIRMAR que DEUS é UM SER. Essa harmonia sobre o Monoteísmo era evidente e firme no NOVO TESTAMENTO, tal como no VELHO.

Vamos analisar as palavras respondidas pelo próprio JESUS para alguns fariseus. 

"...perguntou-lhe: De todos os mandamentos, qual é o mais importante? Respondeu JESUS: O mais importante é este: Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso DEUS, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo..." Marcos 12:28, 30

Jesus já tinha dado uma aula sobre ressurreição aos saduceus, e agora ele acaba de dar um PÓS-DOUTORADO em Monoteísmo para os fariseus. Incrível, a Bíblia é perfeita, o Velho e o Novo em perfeita harmonia. como diz meu amigo Roni "JESUS É LINDO!"

Perceba que o mandamento pede para nós AMAR e obviamente conhecer a DEUS COM TODO o ENTENDIMENTO. Você tem que usar sua Inteligência, você deve estar lúcido sobre a EXISTÊNCIA de UM DEUS. Glórias a JESUS, conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás. Adiante.

Bom agora que temos pleno conhecimento que DEUS É UM tanto no Velho como no Novo Testamento, vamos entender então sobre o CRISTO. Pois é, se parássemos aqui, ficaria uma lacuna, e daria espaço a entender que JESUS CRISTO não é DEUS, então não teria problema algum ele ter um DEUS. E ai podíamos dar as mãos aos TJs e ponto final.

Porém, entre tanto e todavia, sabemos que JESUS É DEUS. E é aí que começa a complexidade desse TEMA. Vamos aos textos.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  João 1:1, 3

Eu e o Pai somos um. João 10:30

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.  João 14:8, 10

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;  Colossenses 2:9

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8 (IMUTABILIDADE)

E o clássico texto

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20

Agora que Sabemos que JESUS é DEUS, e não existe dúvidas nisso, e com esses versículos chegamos a 2 conclusões.

1. SÓ EXISTE UM (01) DEUS.

2. JESUS CRISTO É DEUS. 

Concluímos que JESUS CRISTO é o ÚNICO e Verdadeiro DEUS que é revelado em toda a escritura. Agora sim vamos entender o TEMA em discussão.

A Dupla NATUREZA de CRISTO (União Hipostática)

É necessário também estar definido para nós que Cremos na Divindade de JESUS, como apresentado acima, estar definido sua manifestação em CARNE.

João 1:1, 14 - Esse contexto demonstra com muita profundidade a HUMANIDADE de JESUS.

que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses 2:6,7

Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Hebreus 5:7

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1Timóteo 2:5

Não há como negar que JESUS é HOMEM, conforme ele mesmo afirma em JOÃO 8:40 junto com esses textos acima, ele é Homem, ele nasceu, viveu e morreu. É inquestionável esses FATOS!

E também como já bem demonstrado ele é DEUS conforme as explicações acima. Isso também é uma questão inquestionável.

Logo JESUS é plenamente HOMEM e plenamente DEUS. Adiante.

Respondendo diretamente a pergunta do TEMA é NÃO. Jesus sendo o próprio DEUS logo a pergunta não cabe dentro da perspectiva Bíblica, mas vamos mergulhar um pouco para constatar essa VERDADE.

Começaremos a abordar alguns textos, e ir respondendo paulatinamente. Lembrando que vamos pesquisar os casos diretos ao tema, e não as orações que Cristo fez ao Pai enquanto aqui na terra. Falaremos isso em uma outra oportunidade.

1° Caso que iremos analisar está em MATEUS 6:9, 13 (Oração Pai NOSSO)

Esse é o caso mais simples, nem perderei tempo e energia, pois o texto é simples, e tranquilo. Nesse caso JESUS está se colocando em nosso lugar, e ai ele nos ensina como ofertar, como Orar, e como Jejuar. O texto é tranquilo, acredito que não precisa mais explicações que está.

2° Caso é o grito de JESUS na CRUZ

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?  Mateus 27:46

Esse já é um dos casos mais complicado, mas nem tanto. Primeiro devemos entender se DEUS abandonou JESUS na CRUZ.

Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis; mas não estou só, porque o Pai está comigo. João 16:32

Bom, sei que aqui, alguns tem dito que esse grito de JESUS, seria o PAI abandonando o FILHO, outros Unicista dizem que a Natureza Divina se aparta da Natureza Humana. Logo essas duas explicações são sem base textual, e aliás coloca DEUS (PAI), como sendo um "arregão" pois bem na hora "H", ele fugiria, ou abandonaria. Eu rejeito essas duas interpretações, não são bíblicas. 

Como já constatamos que o PAI não abandona conforme João 16:32, temos o seguinte texto para dar mais sustento para essa posição.

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19

Note como Paulo usa a preposição "EM", isso indica relação de LUGAR. Ou seja, DEUS estava EM (dentro) de CRISTO, reconciliando o MUNDO COMSIGO MESMO. Isso é extremamente importante, pois o lugar exato da reconciliação é no calvário (CRUZ), e o texto nos mostra que DEUS não estava COM Cristo, mas EM CRISTO. Logo é coerente intender que Biblicamente DEUS nunca desamparou o CRISTO, até porque ele é o próprio DEUS. Lembra o que JESUS disse aos Judeus? Veja:

Por mim mesmo, nada posso fazer....João 5:30

...mas o Pai, que habita em mim, realiza as suas obras...João 14:10

Logo fica evidente e transparente que DEUS é quem estava lá na CRUZ em seu Corpo de Carne. Essa é a relação entre a Natureza Humana e Divina. Inseparável. 

O brado de JESUS na Cruz, nada tem haver com ABANDONO, Jesus experimentou o abandono HUMANO, de seus amigos, discípulos e familiares e principalmente de seu POVO, e com lágrimas Jesus expressa isso diante de Jerusalém. 

Logo o brado de JESUS tem haver com uma PROFECIA do livro de SALMOS 22

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?  Salmos 22:1

Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Salmos 22:7

Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. Salmos 22:18

LENDO ESSES 3 VERSOS, FAZ SENTIDO OU NÃO COM O MOMENTO HISTÓRICO DA MORTE DE JESUS???? É CLARO QUE FAZ, É COMO SE FOSSE UM DESENHO EXATO DO QUE ACONTECEU COM JESUS. AGORA PRESTE ATENÇÃO NESSE VERSICULO:

Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Salmos 22:24

JESUS em sua morte, fez questão de ensinar mais uma profecia a seu respeito, ele não estava gritando por abandono, mas estava ensinando que aquele momento não era ao a caso, aquele momento já era conhecido, era profetizado, era esperado, era marcado na agenda de DEUS. É como Jesus está falando assim: "Não fui colocado aqui atoa, eu nasci para esse propósito". Com o Salmos Jesus estava ensinando que ele jamais abandona seus filhos, a metodologia de JESUS era assim. Ensinando através de suas ações, e profecias. Louvado seja DEUS, que tem nos dado o verdadeiro entendimento. Vamos prosseguir.

3° Caso é JESUS ressuscitado aqui na TERRA.

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17

Esse talvez seja o texto mais crítico de responder, aos que tentam dizer que JESUS tem um DEUS. Já quero aqui desfazer completamente a ideia de que esse texto apoia a trindade, na verdade essa fala de JESUS joga por terra essa doutrina, uma vez que a trindade ensina "igualdade" entre as três pessoas. Logo Jesus sendo DEUS não poderia ser diferente das demais pessoas.

Logo quem mais se beneficiaria desse texto seria quem crê que JESUS não é DEUS.

Como diz o ditado teológico "texto sem contexto é pretexto para heresia" vamos estudar esse texto usando os contexto Bíblicos para obter a resposta Bíblica.

Para começarmos a compreender o porque JESUS usa as expressões "meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus" precisamos compreender e intender que o ministério do FILHO (Heb. 1:1), ainda não estava completamente finalizado. Em outras palavras, CRISTO ainda precisava concluir a MISSÃO.

Por isso JESUS diz a Maria, não me detenhas, POIS AINDA NÃO SUBI (não me segure, não me atrase, não me impeça), JESUS ainda estava em missão, e ela só seria FINALIZADA quando JESUS fosse assunto ao CÉU. 

Além de demonstrar o milagre da RESSUREIÇÃO, Jesus precisava mostrar sua autoridade SUPREMA e outorgar seus discípulos, envia-los, e isso deveria acontecer aqui na TERRA. conforme Mateus 28:18, 20 e João 20:20, 21, e assim foi feito.

Lembra da profecia de ISAIAS 9:6. Jesus já tinha nascido, viveu e morreu, agora JESUS precisava revelar e mostrar aos seus discípulos que o PRINCIPADO (AUTORIDADE) estava em seus OMBROS. Suas aparições as mulheres, aos discípulos e a mais de 500 irmãos era necessário para mostrar a eles o milagre da RESSUREÇÃO e CONCLUIR A MISSÃO MESSIANICA. Note que JESUS manda as mulheres a anunciarem aos seus "IRMÃOS", em outras palavras, vocês vão morrer, mas serão ressuscitados tal como eu fui em um corpo transformado. LEIA 1º Coríntios 15 

Perceba que o linguajar de JESUS é exclusivo, quando referido ao PAI, Jesus nunca se inclui como adorador juntos com os demais. Perceba que as palavras de JESUS referindo-se ao PAI, são extremamente isolada do demais. por exemplo: 

..."meu PAI e vosso Pai, meu DEUS e vosso DEUS"... Se Jesus realmente não fosse o próprio PAI, ele se colocaria junto aos seus "IRMÃOS" como ele mesmo disse a Maria Madalena. E as palavras dele seriam assim: ..."ainda não subi ao nosso Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo ao nosso Pai e nosso DEUS"... Jesus poderia ter construído sua fala assim, mas ele não o fez, pois ele é a expressa imagem de DEUS, JESUS estava simplesmente dizendo que ainda não era concluída a sua missão, ele ainda não era assunto ao céu, Jesus ainda estava em missão, e era necessário aquele tempo para JESUS concluir. A expressão "ainda não subi" era como Jesus estivesse falando "ainda não terminei" ou "ainda não completei toda a obra aqui na terra". Mas isso iria acontecer quando os Apóstolos tivessem ciência da ressureição e de quem de fato JESUS é.

A resposta dessa afirmação de JESUS acontece depois que ele se revela aos seus apóstolos. Evangelista João relata três momentos em que JESUS aparece para eles. Você pode ler o capitulo 20 e 21 de João que encontrará esses registros. Você lembra de TOMÉ? Tomé é a resposta para a fala de JESUS, sim, vamos verificar agora:

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crereiJoão 20:25

Essas palavras são do apóstolo Tomé. Ele estava completamente incrédulo a respeito do testemunho dos demais a respeito do Cristo ressuscitado. 

A grande questão é que Tomé já havia tido algumas conversas com Cristo a respeito de suas opniões e pensamentos.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai (Olha ai novamente o linguajar de JESUS "meu PAI) há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.  João 14:1, 3

Olha a preocupação de JESUS em mostrar a eles uma vida eterna, Jesus frisa, Jesus afirma para eles. Essas palavras de Jesus são poucos momentos antes de ele ser MORTO. Jesus queria deixar claro e afirmado que eles podiam confiar NELE. 

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. João 14:4

Essa fala de JESUS é proposital, Jesus quer levantar dúvidas no coração dos apóstolos, Jesus quer instigar a curiosidade e o desejo e a fome que eles estavam tendo, Jesus precisava sanar as dúvidas deles, que iriam se aflorar. E é aqui que entra nossa personagem TOMÉ.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? João 14:5

Entende que JESUS está construindo dúvidas para injetar neles CONHECIMENTO E FÉ. Agora faz sentido as palavras de JESUS a Maria Madalena. ..."ainda não subi a meu PAI"... Essa é uma referência ao CÉU, lugar de DEUS, sempre no ALTO. Agora repare na resposta de JESUS a Tomé:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Percebe que JESUS sana a segunda parte da dúvida de Tomé, ele tinha duvidas para onde Jesus iria, e qual seria esse caminho "óbvio" se ele não sabe o caminho, logo não saberia onde Jesus iria!

O interessante é que Jesus começa a sanar a segunda pergunta, que era O CAMINHO. Jesus diretamente responde "EU SOU O CAMINHO", Jesus começa a se revelar PLENAMENTE aos seus apóstolos, em outras palavras "eu sou o caminho, a verdade e a vida" Jesus estava dizendo eu SOU TUDO, tudo converge em MIM MESMO. Basicamente era isso que JESUS estava dizendo.

A segunda parte da resposta de JESUS é a primeira parte da pergunta de Tomé. "onde vais" a pergunta de Tomé revela um pouco do que ele imaginava. Quando Tomé diz ..."não sabemos para onde VAIS"... Na cabeça de Tomé Jesus iria para longe, para um outro lugar distante. É por isso que ele usa a flexão "VAIS" do verbo "IR". Em outras palavras, Jesus está indo embora para um lugar longe.

Agora note você que JESUS não usa a mesma flexão do verbo "VAI", Jesus poderia ter respondido, Tomé eu VOU para o PAI, ou melhor Jesus poderia ter usado a mesma linguagem que ele vai usar futuramente, que é: Eu VOU para meu PAI, vosso PAI. Mas não, JESUS queria ensinar mais coisas, JESUS precisava ensinar a eles mais coisas antes de sua morte, e então JEUS DIZ: ..."ninguém VEM ao PAI, senão por MIM... 

Uau, Jesus começa a revelar o PAI para eles. Agora a intenção de JESUS não é revelar o lugar para onde ele vai, que é o céu, agora ele quer revelar o Pai. Quando Jesus usa a flexão "VEM" do verbo "VIR" Jesus está ensinando a proximidade do PAI em relação a eles, Jesus está revelando que o PAI estava ali pertinho deles e não lá no céu. Vou exemplificar a você:

Exemplo 01 (flexão VAI de IR): Você vai a Igreja - Você está indicando distância de um determinado lugar. Quando usamos este verbo, estamos falando de IR para um lugar onde não estamos.

Exemplo 02 (flexão VEM de VIR): Você vem a Igreja - Já nesse caso, está indicando proximidade, você está indicando que ESTÁ na Igreja.

Entendeu agora porque JESUS usa o verbo "VIR", porque ele está revelando que o PAI está ali, e essa construção é tão perfeita, que as dúvidas nos apóstolos faz todo o sentido, já que ele está aqui então mostra ele. Então você vai perceber que Jesus começa a revelar o PAI:

Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto". João 14:7

Olha que construção PERFEITA de JESUS. Primeiro ele revela que o PAI estava ali PERTINHO, agora está dizendo que eles conhecem o pai e ainda que estão vendo o PAI. Imagina a mente deles nesse momento:

Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". João 14:8

Jesus acaba de falar que o pai está ali perto, e que eles tem conhecido e tem visto ele, porém eles ainda não estava entendendo nada, já parou para pensar o porque? A resposta está saltando nos nossos olhos, eles NÃO reconhecem JESUS como DEUS e PAI, basta ler novamente a primeira frase do versículo 7

..."Se vocês REALMENTE me conhecessem"... João 14:7

Jesus anteriormente a essas falas já havia revelado quem ele era. Sim, não lembra que quiseram matar JESUS por dizer ser DEUS?

Eu e o Pai somos um.
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. João 10:30, 31

Porque eles pegaram em pedra, a resposta está aqui:

Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. João 10:33

O tempo todo Jesus estava indicando quem ele era, mas eles não compreendiam o linguajar de Cristo.

Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. João 8:43

Voltando para o nosso estudo, Jesus acabara de revelar o porque eles não conhecem o Pai, o porque eles não conhecem a DEUS, justamente porque eles não conheciam a JESUS, ou seja, Jesus é o Próprio DEUS e PAI, e eles não conheciam ou aceitavam isso.

..."Se vocês REALMENTE me conhecessem"... João 14:7

E mais uma vez Jesus penetrando neles conhecimento e fé de quem era DEUS.

Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? João 14:9

A partir daqui, Jesus vai se revelar completamente para eles, até o último versículo de João 16, pois o capitulo 17 é a famosa ORAÇÂO SACERDOTAL. Para fechar essa parte vou colocar apenas mais alguns versos.

Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?  João 16:27, 31

Fiz questão de acrescentar esse contexto, pois aqui tem uma REVELAÇÃO profunda. Somente quando eles perceberam foi que JESUS fez a Oração Sacerdotal, e olha o que ele diz nela:

Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.  João 17:8

Aqui mora uma profundidade muito ampla, SAI DE TI é mais horas de estudo para entender essa frase. Vou apenas pincelar a você, te dar uma START para você mesmo estudar sobre este tema. 

Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,
assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.  Isaias 55:10, 11

Essa é uma das maiores revelação da Bíblia, e o evangelista João tinha ciência disso, não é a toa que ele começa seu evangelho revelando tão grande profundidade.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  João 1:1, 3

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdadeJoão 1:14

Bom, fica mais que evidente que JESUS CRISTO é a palavra que SAÍ da Boca de DEUS, e os discípulos entenderam que Isaias 55:11 estava se cumprindo integralmente naquele momento. Por isso Jesus antes de ser morto, precisava deixar seus discípulos conscientes a respeito disso, e eles compreenderam, logo Jesus faz a oração sacerdotal para ser entregue como cordeiro pascoal. Glórias a Jesus que estamos interpretando a Bíblia tal como ela é. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertarás. Vamos adiante:

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. João 20:26, 27

Jesus não chamou Tomé de incrédulo por causa dele ter duvidado da ressureição, mas pela infinidade de ensinamento que Jesus antes de morrer tinha ensinado eles, lembre-se de João 16:30 - Os discípulos já haviam CRIDO, e agora Tomé queria mais provas, que palhaçada é esta Tomé, Jesus já tinha se revelado antes e você creu. Mas essa atitude de Tomé vai jogar mais luz ao assunto.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:28,29

Olha a revelação que saí da boca de Tomé. Agora sim havia a compreensão completa de quem era JESUS, agora a missão estava perfeita, Jesus é de fato reconhecido como SENHOR E DEUS, note que JESUS não o repreende, mas diz que aqueles que não tiveram a oportunidade que Tomé teve, de ver e tocar, seriamos AVENTURADOS. Gloria a DEUS.

Ainda vale a pena lembrar que o linguajar de JESUS sempre se refere a ele mesmo na 3° pessoa do singular. Lembre-se Jesus falando aos seus discípulos que ele deveria ser entregue. Jesus sempre usa essa linguagem, para se referir a ele mesmo. "o filho do homem será entregue", "o Cristo deve padecer e ao terceiro dia", note que Jesus sempre falava dele mesmo na 3° pessoa.

Acredito que está mais que respondido, JESUS não tem um DEUS, porque ele é o Próprio DEUS PAI. Vamos ao último caso.

4° Caso JESUS promete bênçãos em Apocalipses.

Esse é o último análise que faremos, e esse é o que surgiu esse tema. Vamos ao texto. 

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipses 3:12

Algumas coisas precisam ser esclarecidas para não cairmos em erro de interpretações. 

1°A metodologia de Apocalipses é em figuras de linguagem, então devemos observar com muito cuidado para não criarmos doutrinas que a Bíblia não ensina. Por exemplos crer que exista mais que um DEUS VERDADEIRO. Cuidado.

2° Devemos observar que a revelação de Apocalipses hora é JESUS e hora é o Anjo que está passando a mensagem para João. Veja: 

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; Apocalipses 1:1

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipses 22:16

Aqui já começa nossa resposta, temos que ter em mente que é o Anjo que está transmitindo a João essa mensagem a respeito do próprio JESUS, as vezes não sabemos se é o Anjo ou Cristo mesmo que está falando. Note que por duas vezes João tenta adorar o Anjo, que o impediu. A razão na minha opinião é que João achava ser o próprio Senhor JESUS que transmitia a ele a mensagem, por está razão ele confundia e tentava adora-lo. Se até o próprio João se confundia as vezes imagina nós! Então é muito importante ter em mente que é o Anjo que transmitia a mensagem a João. 

Vale lembrar também que todo o contexto de Apocalipse 2 até o capitulo 4:1 - Está falando directamente com a IGREJA, Jesus fala os pontos fortes e os pontos fracos das Igrejas, e se a Igreja ouvir o conselho do espírito é prometido honras. Ou seja todo esse contexto está se referindo a honrar a Igreja Vencedora. E o texto de nosso estudo mostra a Igreja de Filadélfia, e é a ÚNICA Igreja que JESUS não tem nenhuma acusação, e note que essa Igreja prefigura a Igreja Arrebatada. Muito interessante, ele recebe muito mais honra que qualquer outra Igreja.

Até o momento só tenho colocado pontos importantes a serem observado. Para termos uma compreensão profunda do texto. Vamos fazer uma exegese e começar a interpretar o texto de fato. Adiante!

O texto como já dito se refere a honraria, e claro que mesmo sendo o Anjo o portador da mensagem, obviamente aquelas palavras são do próprio Senhor JESUS. Então vamos as promessas que contém para aos que vencerem.

1° ...eu o farei coluna no templo de meu DEUS, e dele nunca sairá...

Se analisarmos, somos sempre ilustrados como "templo do Espírito Santo", é uma linguagem para descrever o que somos, e a Igreja de Filadélfia apesar de ser reconhecida por Deus com "pouca força", porém eles guardam a palavra da paciência e não negam o nome de JESUS, eles são feitos COLUNAS, como de uma forma a honrar por eles suportarem as adversidades. Eles recebem essa honra com a promessas de NUNCA MAIS SAÍREM. Uma bênção e honra eterna.

A linguagem que eu já exaustivamente expliquei "MEU DEUS" é só uma metodologia de ensino de Cristo. O Apocalipse é repleto disso. Lembra que os trinitários atribuem a VOZ a DEUS PAI. Eles não sabe interpretar as linguagens didácticas de JESUS na Bíblia. Note esse trecho:

E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!  Apocalipse 19:4

Olha quem estava assentado no TRONO. Mas no mesmo contexto vemos o seguinte:

E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandesApocalipse 19:5

E aí trinitário, essa voz é do PAI, ou NÃO??? Pois é, agora você está em uma sinuca de bico, pois se você disser que não é, então você terá que assumir que todos os casos da manifestação da VOZ em relação a Cristo não era do PAI...Fica complicado né. Você está totalmente sem saída em virtude desse versículo. Por outro lado, se você afirmar que é a voz do PAI, logo o mesmo linguajar que JESUS usa, DEUS também usa para se referir a ELE MESMO, Falando de si mesmo. Interessante.

E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. Apocalipse 21:22

Você compreende que Ap 3:12 é uma figura de linguagem, pois não existe TEMPLO, pois o próprio DEUS e Cristo são o Verdadeiro Templo. Existe uma relação entre DEUS e CRISTO e Nós. Lembra das palavras de JESUS, que seremos um com ele, assim como ele é UM com o PAI. Pois é exatamente aqui que se cumpre essas palavras. Apostolo Paulo sempre ensinava sobre o CORPO de CRISTO. Referindo a DEUS cabeça de Cristo, Cristo cabeça do corpo.

É incrível como se vai montando o quebra cabeça! Para fechar essa primeira frase do verso 12

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipses 21:3

Uau. Que revelação desse livro. Bem aventurados os que leem este livro. Note a manifestação da VOZ de novo...Quem é esse tabernáculo se não o próprio CRISTO. Leia Hebreus 8

Vamos adiante:

...e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Alguns teimosamente tem afirmado que JESUS tem um Deus, e usam esse texto para provar suas teses. Se você compreende assim meu caro leitor, tudo bem, o texto é de uma complexidade. Mas creia que se você abri seu coração, você aprenderá de uma vez por toda a verdadeira interpretação desse verso (Ap. 3:12). Vamos lá.

Esse contexto está falando sobre IDENTIDADE. sim, JESUS está revelando a quem nós pertencemos. Lembra, fomos comprados por um alto preço.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus1 Coríntios 6:19, 20

Nós pertencemos a DEUS, ele é nosso dono, ele é NOSSO PAI. 

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, João 1:12

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 1 João 3:1

Esses versículos corroboram exactamente o que está sendo revelado. A Ação de JESUS em nos dar um NOVO NOME, conforme Ap. 2:17, essa ação mostra que ele tem domínio e autoridade sobre nós. Lembre-se que a ação de colocar o nome em alguém é condição de autoridade sobre quem recebe. Note que o contexto do Antigo Testamento DEUS sempre mudava o nome daqueles de quem ele iria abençoar. Abraão, Jacó e muitos outros. 

Importante também entender que quando recebemos um nome, recebemos uma identidade, uma marca daquele que domina sobre nós. Note as palavras de JESUS. ...escreverei SOBRE ele... O nome está acima, como simbolizando PERTENCENTE A DEUS. Essa é nossa identidade com DEUS, ele é nosso PAI, somos FILHOS DE DEUS.

Meus filhos João e a Manuella carregam o meu nome, o meu legado, minha identidade. 

E é exatamente isso que está sobre nós, todo o legado e herança de DEUS. Somos e temos que sermos semelhantes a ele, pois carregamos a identidade do nosso PAI, somos seus FILHOS, por isso recebemos seu NOME.

Já no caso do nome da CIDADE, é pertencimento, temos uma habitação do Pai, a nova Jerusalém, é lá que vamos morar. Lembra das palavras de JESUS? Veja:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. João 14:1, 2

Eles não são do mundo, como eu também não sou. João 17:16

Em todo o novo testamento somos chamados de: peregrinos, forasteiros, embaixadores, estrangeiros...Logo isso é para mostrar para nós , que temos um LAR, uma casa, e o nosso lugar é na Cidade do nosso DEUS, a Nova Jerusalém. Essa é nossa herança, por sermos Filhos de DEUS. Pertencemos a alguém, e vamos ser colocados exactamente no lugar onde DEUS preparou para nós.

Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10

Glórias a JESUS. lembra das palavras de JESUS. Para que onde eu estiver, estejais vós também. Glórias, esse dia será maravilhoso. Esperamos essa morada, e seremos colocados nela, pois JESUS nos prometeu para NÓS.

Agora vamos compreender a última fala da promessa que herdaremos de JESUS, que é seu NOVO NOME. 

Eu acho engraçado como as pessoas fazem interpretações que não são bíblicas. O nome como eu já tenho dito, refere-se a identidade da pessoa, quando falamos o nome de alguém, não estamos simplesmente chamando, mas o nome traz a pessoa, quem ela é, seus princípios suas acções. 

porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido1 Coríntio 13:9, 12

Olha que maravilha, ainda estamos no processo "EM PARTES", estamos cada vez mais buscando sermos semelhantes a JESUS, mais fiéis, mais santos. Porém uma parte nós conseguimos revelar as pessoas, o novo SER, criado para sermos Filhos, estamos imitando a Cristo. 

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestarseremos semelhantes a elepois o veremos como ele é1 João 3:2

Esse texto corrobora com o que estamos falando, pois ter o "NOVO NOME" conforme Apocalipse 2:17 e receber o "NOVO NOME de JESUS" conforme Apocalipse 3:12, indica nossa nova identidade, nosso novo SER. Seremos semelhante a JESUS Glorificado. 

Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 1 Cor. 15:51, 54

É isso que o texto está dizendo, ao se referir o "meu novo nome". Nova vida, corpo, identidade. Glória a DEUS por isso. É por isso que 1 Cor. 13:9, 12 diz que o que "é em PARTES será ANIQUILADO", ou seja, esse corpo e essa natureza que somos, será aniquilada para sempre, para sermos conforme o CRISTO RESSURRECTO. 

Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.
Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Apocalipse 22:3,4

O trono de DEUS e do Cordeiro, não indica 2 tronos, mas indica de quem É ESSE TRONO. Note que as expressões de Apocalipse se refere "CORDEIRO de DEUS", isso refere a obra e manifestação de DEUS em CARNE. Pois só existe UM trono de Governo no Céu, e este trono pertence a DEUS e o CORDEIRO. Para fácil compreensão, lembre-se da dupla natureza de JESUS. (CORPO é a HUMANIDADE) + (ESPÍRITO é a DIVINDADE). Por isso JESUS diz: Não crês que estou no PAI, e o PAI está em MIM.

Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o tronoApocalipse 4:2

João viu apenas UM (1) trono, e UM (1) assentado no trono. vamos concluir nosso tema.

O livro de Apocalipse termina com o casamento do Cordeiro com sua Noiva. Leia os capítulos 19, 20, 21 e 22. Você terá uma visão ampla do FIM. No casamento nós como NOIVAS recebemos o NOME do nosso Marido (CRISTO). Somos Filhos de DEUS, e Esposa do Cordeiro. Por isso JESUS escreve em NÓS o nome de DEUS, e seu novo NOME. 

A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpadaApocalipse 21:23

DEUS (Espírito) é a LUZ e Cordeiro (Corpo) é lâmpada que transmite a LUZ de DEUS.

e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome.
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos. Apocalipse 22:4, 5

Eu termino esse estudo agradecendo a vocês que lêem, sei que meus textos são longos, mas porque eu não me limito a explicar um verso, e sim o TEMA. Espero que de alguma forma, esse texto possa jogar LUZ a seu intelecto. DEUS seja louvado.

Ao meu amigo que manterei no anonimato, espero que se beneficia ao menos 10% desse texto, e que seja abençoado por este texto. Obrigado por ler, e até a próxima.

MARANATA, HORA VEM O SENHOR JESUS. AMÉM

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...