domingo, 5 de dezembro de 2021

"A Glória que tinha contigo ANTES"

   A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Meus amigo e queridos leitores, eu com alegria venho escreve-los, e espero na minha alma que esteja tudo na PAZ com vocês.
Hoje vamos comentar um assunto muito interessante, e que com certeza vai jogar luz ao seu coração.
Esse é um dos temas mais sugeridos para serem abordados, e hoje quero tentar aprofundar nele.

Vamos começar a citar o texto que aflora essa grande pergunta:

"E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse."

JOÃO 17:5

Aqui geralmente dois grupos teológicos tentam jogar em cima de nós UNICISTAS esse versículo para provar a pré-existência do FILHO antes de todas as coisas. São esses grupos os "trinitaristas e os unitaristas", que creem na existência do filho antes da criação do mundo.

Não há como nós dar uma respostas integral sobre as falas de JESUS, pois são muito profundas, não tem como nós querer explicar DEUS em cima de nossa inteligência e conhecimento, pois nós somos seres criados, DEUS é criador, nós somos limitados, DEUS é ilimitado, nós somos temporais, DEUS é ETERNO.

Porém entretanto e toda via, não podemos criar heresias, por mais difícil que seja compreender alguns aspectos de DEUS, não podemos cair em falsos ensinos, então vamos estudar esse tema a luz da palavra de DEUS, para tentar explorar e aprofundar um pouco nesse tema, para trazer uma resposta que não macule o ensino BIBLICO.

A melhor metodologia que eu aplico para interpretar textos bíblicos, é fazendo perguntas e procurando as respostas dentro da Bíblias. E é assim que faremos com João 17:5:

"E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse."

JOÃO 17:5

Vamos fazer duas perguntas para esse poderoso verso:

A. O Filho existia antes do mundo criado?

B. Que Glória que o FILHO tinha?

Vamos responder a 1° pergunta de uma maneira bem compacta, para nós poder aprofundar mais na 2° pergunta, até porque, se você tem acompanhado as minhas postagens acredito que você tem material suficiente para responder essa 1° pergunta com facilidade.

"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,"

Gálatas 4:4

Nesse pequeno verso, compreendemos uma questão "sine qua non" ou seja "sem a qual não", essa frase em latim coloca para nós algo "CONDICIONAL" ou seja: Só acontece o fato "B" se ocorrer o fato "A", caso contrário não ocorrerá o fato "B". Simplificando para você:

Só MORRE quem está VIVO. Essa é uma condição "sine qua non"

E o versículo de Gálatas nos revela que o FILHO é condicionado a 3 condições.

A. "plenitude dos tempos" - TEMPORAL = A existência do filho está condicionado ao tempo, ou seja, o filho é temporal, ele nasceu, viveu e morreu, e seu ministério tem um começo e terá um fim. Isso é claro nas escrituras.

B. "nascido de mulher" - NASCIMENTO = A existência do filho está condicionado ao nascimento, ou seja, o filho precisava nascer como qualquer outro Homem, e seu nascimento era necessário para sua existência.

C. "nascido sob a lei" - LEI "Tanch" = A existência do filho está condicionada a obediência, o filho está debaixo da lei, por isso para ele existir, a lei deveria já está estabelecida no mundo.

Sem essas condições, o tempo, a humanidade, e a lei, o filho não pode existir, isso é uma revelação que temos da Bíblia a respeito do plano de salvação. Logo a resposta está mais clara que a neve, o filho não preexistia antes dessas três condições.

Para essa resposta ficar mais profunda, vou deixar o link de um estudo que já foi postado aqui em meu blog, assim você pode aprofundar mais nesse tema:

http://cadesenhos.blogspot.com/2021/06/quando-o-filho-foi-enviado.html

Outra observação a se fazer é sobre o Profeta Isaias. Este profeta de DEUS, foi o homem que mais profetizou sobre "O Filho de DEUS", "O Messias", e curiosamente ele nunca falou sobre duas pessoas na divindade, ele sempre revela DEUS sendo ÚNICO, principalmente em quantidade. Ele pregava a existência de UM SER.

Leia Isaias 6, essa visão intima do céu, Isaias viu UM DEUS e UM TRONO. 
O homem que mais falou a respeito do CRISTO, nunca mencionou 2 e muito menos 3, ele sempre testemunhou 1 UM Absoluto. Glória a DEUS. 

http://cadesenhos.blogspot.com/2021/06/quando-o-filho-foi-enviado.html


Eu insisto leia esse texto acima que você vai entender a diferença da criança que nasceu do Filho enviado. Leia, vai crescer seu conhecimento.

CONTINUANDO:

Vamos responder a 2° pergunta que é de fato o TEMA que vamos estudar.

Para aprofundar mais no tema, vamos lembrar alguns atributos que só DEUS possui:

1. Onisciente - 2. Onipotente - 3. Onipresente - 4. Imortal - 5. Eterno - 6. Santo - 7. Imutável - 8. Infalível - 9. Indivisível

Esses são alguns dos principais atributos de DEUS, que a partir de agora vamos conhecer sua "Onisciência". Vamos ler alguns textos para aprofundar nesse atributo de DEUS. 

João 17:5 | E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Romanos 8:29 | Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 11:2 | Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:

2 Pedro 3:17 | Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

Ao analisar esses versos, vemos neles algo similar, que é a ONICIÊNCIA de DEUS em relação aos fatos acontecidos. 

Repare como os versículos abordam coisas ou fatos PRESENTES já conhecidos por DEUS no passado.

Atos 2:23 | A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;

1 Pedro 1:2 | Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Com essa exegese sólida do Novo Testamento, temos o suficiente para entender João 17:5 "A glória que tinha antes" pois está muito claro e evidente que o atributo Onisciência de DEUS é atemporal, DEUS está nesse exato momento no "Passado, Presente e Futuro"

Fica evidente que ***DEUS está falando ou apontando para "um passado" que na verdade é FUTURO.***

Grave essa frase acima. E vamos analisar alguns versos do Antigo Testamento.

Salmos 2:7 | "Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei."

Não precisa de muito para entender esse versículo, pois JESUS ainda não tinha nascido, Jesus não existia, mas DEUS já decretara naquele momento como um ato já acontecido.
É claro que devemos compreender esse verso a luz de "1 Pedro 1:2 o conhecimento de DEUS das coisas futuras"

Miquéias 5:2 | E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Mais uma vês DEUS revelando sobre JESUS CRISTO que nasceria no futura, mas que ao mesmo tempo ele já era conhecido na ETERNIDADE.
Uauu, como compreender essa escritura que ao mesmo tempo fala de algo que NÃO EXISTE, mas que JÁ EXISTIU??????????? 

Lembre-se ***DEUS fala e aponta para coisas  conhecidas no Passado que se cumprirão no Futuro***

Vamos adiantar, e ler um versículo que vai AJUDAR muito nesse TEMA.

Romanos 4:17 | (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

Depois de entendermos o conhecimento de DEUS antecipado de tudo, conforme já lemos nos versos acima, este versículo "Rm 4:17" traz tanta luz para o assunto que podemos até para, que o assunto já está resolvido.

Olha que incrível, DEUS chama as coisas que NÃO SÃO, que NÃO existem, de uma forma que elas já EXISTIRAM UAUUUUU

É muito difícil, mas vou ousar dar um exemplo:  

Eu posso dizer assim: eu acabei de criar algo novo, algo que nunca existiu, algo que é novo para mim também.... OU eu posso dizer assim: eu vou revelar algo que já existia, alqo que é novo para vocês, mas eu já conhecia ANTES.

Desculpe a minha limitação para exemplificar o versículo, mas DEUS chama coisas no presente que supostamente existiu no passado, mas que vão existir no futuro....
Por isso Paulo diz, que DEUS chama as coisas que não existem como se já existissem.
Logo Jesus reivindica algo que não existia, como se existisse no passado, mas que ainda aconteceria no futuro.
Para entender isso basta fazer uma pergunta para o tema: 

ONDE JESUS FOI GLORIFICADO NO PASSADO, PRESENTE OU FUTURO???

Apocalipses 13:8 | E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Sabemos bem que o cordeiro não foi morto na fundação do mundo, mas este é um fato ocorrido no presente, que era conhecido no passado. 

Apocalipses 17:8 | A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.

Mateus 25:34 | Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Efésios 1:4 | Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Mais uma vez estamos lendo coisas que ocorreram, mas que foram conhecidas em tempos passados.

1 Pedro 1:19, 20 | Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

Com a leitura desses versículos que ensinam a nós coisas que antes foram conhecidas, trazida ao nosso conhecimento, assim também JESUS está falando de uma glória (Joao 17:5) no passado que na verdade é presente e futuro.

Jesus não está falando de uma glória que ele tinha com o Pai, mas sim de uma glória que viria a ser conquistada, porém já era conhecida pela PRÉ-CIÊNCIA de DEUS conforme (1 Pedro 1:20) e todos os demais textos lidos.

Vamos agora responder que GLÓRIA era está e quando ele seria glorificado. 

João 12:23 | E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.

Quando falamos de glorificação de JESUS, temos que intender que é na manifestação humana que JESUS é glorificado, ou seja "O Filho do Homem", somente assim ele é glorificado, pois é dessa forma que ele é recebido no Céu.

1 Timóteo 3:16 | E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

JESUS Cristo na sua forma humana, é esta que é conhecida no passado e que será glorificada no futuro.

Mateus 19:28 | E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 24:30 | Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E é nesse momento que JESUS faz referência que ele será glorificado com a glória que antes mesmo da existência física era conhecida por DEUS lá no passado.

João 1:14 | E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Marcos 16:19 | Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.

Finalizo esse tema com o exato momento em que JESUS foi glorificado, para mostrar a você querido leitor que nem sempre podemos interpretar um verso de imediato, mas devemos compreender o que esse versículo está de fato nos ensinando, e ele ensina que DEUS está no controle de tudo, nada pega DEUS de surpresa, Deus conhece tudo, se ele não conhecesse, o livro de apocalipses poderia ser rasgado de nossas bíblias, mas DEUS conhece tudo e todos em todos os tempos.

Que DEUS te abençoe grandemente, e que esses versículos possam te ajudar a entender esse tema.

Talvez eu faço a PARTE 2, abordando o verso de Marcos 16:19 que diz que JESUS se assentou a direita de DEUS, vamos ver, tenho um texto sobre isso, abordando um pouco, talvez eu aprofunde um pouco.

Se quiserem me mandem mensagens.

Abraços.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COMENTÁRIO SOBRE João 10:30 vs 1° Corintios 3:8

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Paz meus amigos leitores desse simples blog.
Hoje para fechar o mês, quero comentar esses dois versículos bíblicos de João 10:30 e 1° Coríntios 3:8
Vamos citar eles na integra, acompanhe:

João 10:30 | "Eu e o Pai somos um."

1° Coríntios 3:8 | "Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho"

A razão que estarei comentando esses dois textos, é em função a alguns comentários trinitários e unitários em relação a esses dois versos. Eles dizem o seguinte:

"Em João 10:30, Jesus não está falando que é a mesma pessoa que o Pai, mas que ele e o Pai estão no mesmo propósito, sim, assim como o Marido e a Mulher são uma só carne, mas em propósito, e não em quantidade.
Veja que em 1° Cor. 3:8 Paulo e Apolo são UM, eles estão unidos em um único objetivo e propósito, mas continuam sendo duas pessoas."

É este o argumentos que as correntes anti-unicista usam para refutar o texto de João 10:30. Mas será que eles tem razão? Será que de fato é isso que JESUS está querendo dizer? Vamos ver na Bíblia, e entender se é isso mesmo ou não.

Nós unicista entendemos que esse é um dos versículos que JESUS está se fazendo conhecer ao mundo de que ele é o PAI. E a simples leitura denota isso, nem precisamos fazer muita força. Mas vamos analisar os textos e ver qual corrente teológica tem a verdadeira interpretação desse verso. Vamos.

Jesus está falando a mesma coisa que Paulo? 

A resposta simples é NÃO, Jesus de maneira alguma está dizendo o que Paulo disse, devemos entender o contexto de cada escritura para compreender qual a aplicação do uso da palavra "UM" em cada contexto. Vamos tentar fazer isso de uma maneira simples e direta.

Em 1° Coríntio 3:1, 4 - Paulo começa com palavras duras de exortações, afirmando que eles ainda eram meninos e não maduros, logo após ele revela os problemas dessa Igreja que é "Inveja, contenda e dissenções".
Havia rivalidade e contenda, grupinhos, leia o verso 4, eles se dividiam por Paulo e Apolo, algo muito carnal, andavam para agradar o homem e não há DEUS.
A partir do verso 5 e 6, Paulo começa a desconstruir essa ideia que eles tinham em se basear em homens, Paulo mostra o quanto ele e Apolo eram meros trabalhadores de DEUS.

Até aqui entendemos que havia uma idolatria nessa Igreja por homens, e Paulo já trata na raiz esse mal, mostrando que ele e Apolo são apenas trabalhadores a serviço da obra de DEUS. Você tem que intender que até aqui, Paulo está dando "nome aos burros" como diz o ditado. Paulo foi direto, não escondeu nada, eles estavam baseados em "PAULO ou APOLO", e então Paulo mostra que ELES eram "TRABALHADORES", e a partir desse versículo, Paulo tira o foco "DELE e APOLO" e começa a explicar as FUNÇÕES "PLANTAR e REGAR". 

Entenda isso. Do verso 4 até 6 Paulo está trabalhando a PESSOA "ELE e APOLO" do verso 7 ao 8 Paulo agora vai trabalhar a FUNÇÃO "PLANTAR" e de "REGAR", aqui não é mais Paulo e Apolo, mas é as funções pelas quais cumprem a Obra de DEUS. Sendo o sucesso desse plantar e regar, esta somente nas mão de DEUS, pois ele é quem dá o crescimento.

1 Coríntios 3:7 | "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento."

Viu, logo fica claro que Paulo mudou sujeito para a função do sujeito.

1° Coríntios 3:8 | "Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho"

Percebeu a diferença, Paulo não está dizendo que Ele e Apolo são UM, mas ele está dizendo que essas duas funções "Plantar e Regar" cumprem UM objetivo, cumprem o mesmo PROPÓSITO, pois ambos almejam o crescimento da obra de DEUS.
O que planta almeja ver o crescimento, assim como o que rega também almeja ver o crescimento, logo elas dependem de DEUS, e é isso que Paulo quer frisar, que a honra do crescimento da obra de DEUS não está nem em quem planta e nem em quem rega, mas EM DEUS.
Essa é a interpretação exata desse versículo.

Temos que intender que as pessoas são diferentes, e por mais que elas pertencem ao mesmo grupo elas pensam por si só, elas vivem suas vidas e decidem por si mesmas.
A unidade nesses grupos está em relação a Obra de DEUS, quando passamos a exercer o plantio ou o regar, e isso é a UNIDADE que Paulo está ensinando. 

Note que a parte final de 1 Cor. 3:8 - mostra a individualidade das pessoas pelo o trabalho que cada uma fez. E não uma bênção compartilhada pela unidade do crescimento da Obra de DEUS.

"mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho" 

O texto é muito claro, mostrando que a sistemática do trabalho para a obra de DEUS é vista como uma UNIDADE, mas os sujeitos que agem nesse propósito são tratados na sua individualidade.

Vamos entender agora o verso de João:

Não é muito difícil de interpretar o Evangelho de João, pois a partir do primeiro versículo fica evidente que ele quer revelar que JESUS é o DEUS Verdadeiro. Vejamos:

João 1:1 | "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Bom fica evidente que João está revelando que JESUS É DEUS, pois sabemos que o VERBO é Palavra, que por sua vez é uma figura para falar de JESUS, logo podemos interpretar esse verso de várias formas e ele sempre vai dizer a mesma coisa. Vejamos.

"No princípio era o Filho, e o Filho estava com Deus, e o Filho era Deus."

"No princípio era o Espirito, e o Espirito estava com Deus, e o Espirito era Deus."

"No princípio era a Verdade , e a Verdade estava com Deus, e o Verdade era Deus."

"No princípio era o Caminho, e o Caminho estava com Deus, e o Caminho era Deus."

"No princípio era a Vida, e a Vida estava com Deus, e o Vida era Deus."

"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus."

Coloca qualquer função que sempre vai mostra que CRISTO é DEUS. Ou Seja, João tem o objetivo de revelar DEUS em CRISTO.

Vamos analisar algumas falas de JESUS para compreender o que João ensinava em seu evangelho. Adiante.

Vamos começar no capitulo 5. Versos 1 ao 15 -  Nesse contexto Jesus cura um paralítico no dia de sábado, e a partir desse milagre Jesus vira alvo de morte para os Judeus.

João 5:17 | "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também."

Note que nesse verso, Jesus diz que o PAI até agora trabalha, e ele juntamente trabalhava ao mesmo tempo. Nesse verso você não pode aplicar a regra da UNIDADE, pois Jesus vai começar a dar explicações sobre isso. Vejamos.

João 5:19 | "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."

Perceba as palavras do próprio JESUS, ele não está falando que está em comum propósito com o PAI, muito pelo contrário se o PAI não fazer o Filho por si mesmo nada faz.
Entenda que aqui JESUS está revelando o PAI no Filho. 

Exemplo: É como você ver um CARRO na rua trafegando, parando nos semáforos, parando no posto de gasolina, mas sem nenhum motorista dentro. O carro fazendo tudo isso por SI MESMO. Se não tiver um guia no caso um motorista, o carro por si só nada pode fazer.

É isso que JESUS está ensinando, assim como o PAI trabalha eu também trabalho, porque o filho de si mesmo nada pode fazer.

João 5:32 | "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou."

Lei esse verso e veja a diferença com 1 Coríntio 3:8. Pois Paulo explica que cada um receberá conforme o seu trabalho, aquele que plantou receberá de DEUS e o que Regou receberá também de DEUS individualmente. Cada um pelo seu trabalho.

Totalmente diferente de João 5:17 e 22, pois não há como individualizar o filho separado do PAI. Se você Honra o Pai automaticamente você Honra o Filho, e vice-verso, isso revela a singularidade de DEUS. 
Em corintos cada um faz uma função separadamente e diferente do outro, e isso concorda na UNIDADE, já aqui nesse contexto de João, o filho não faz nada se o PAI não fazer ou não mostrar, ou seja o "Filho e PAI" fazem a mesma coisa, e aqui então não da para aplicar a UNIDADE mas sim a UNICIDADE.  

João 5:30 | "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou."

Mais uma vez JESUS faz questão de afirmar, que ele de si mesmo nada pode fazer. Entenda que na cabeça dos Judeus eles viam simplesmente um homem comum, e era essa visão que eles tinham que JESUS estava diariamente combatendo, vocês estão olhando um simples homem, e este nada pode fazer, ele é limitado e frágil. E ao mesmo tempo JESUS mostrava para eles que este simples ser humano era o Verdadeiro DEUS. 

Vamos analisar agora o capitulo 6:1 ao 28 - Esse contexto Jesus alimenta uma multidão e anda sobre o mar. Logo depois desse contexto aqueles homens que foram alimentado com Pão por Jesus vão atrás dele para receber novamente Pão.

João 6:27 | "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."

Grave esta parte que eu sublinhei "o Filho do Homem vos dará" essa é uma referencia a alimento e bebida que o Filho do homem vai doar a eles, essa comida é ETERNA.

João 6:31 | "Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu."

Estamos no contexto de COMIDA.

João 6:32 | "Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu."

JESUS mostra que quem dá o verdadeiro Pão do Céu é o PAI. É o Pai que da o alimento direto do céu.

João 6:35 | "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."

JESUS começa a revelar que esse pão que o PAI dá para a humanidade é ELE. Incrível.

João 6:36 | "Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes."

Jesus está se revelando completamente para eles de uma forma VISÍVEL e eles não conseguem CRER, porque estão sendo carnais, e vendo simplesmente um homem normal, porém temos que olhar JESUS e VER o PÃO da VIDA.

João 6:40 | "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."

JESUS está sendo muito direto, só não crê quem não quer. Eles enxergam um simples homem de cafarnaum, mas quando olhamos para o filho temos que VER além daquela carne, temos que ver a VIDA e a RESSURREIÇÃO. Mas eles só enxergavam um simples homem.

João 6:45 | "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim."
João 6:46 | "Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai."

Aqui é a 1° paulada para quem não crê na UNICIDADE, JESUS cita uma profecia no verso 45, e conclui dizendo que estava se cumprindo ela. 

Se todos são ensinados por DEUS, logo alguém estava ouvindo os ensinamentos do PAI. Isso é INCRÍVEL.  

Olha na sequência o que JESUS diz, que aqueles que são de DEUS, estes além de ouvir os ensinamentos do PAI ainda estavam VENDO. UAUUUUUUUUUUUUUU

Perceba que até agora JESUS está quebrando os Judeus por eles estarem olhando um simples homem, filho de José e Maria, um cara simples, e por essa visão carnal eles não enxergavam em JESUS SER o pão da vida, o caminho, a ressurreição, a água viva.

Você entende que se eles tinham dificuldades de VER JESUS como o Pão da Vida, imagine como o Verdadeiro DEUS. Jesus tinha que se revelar paulatinamente para eles.
Até chegar nos versículos 45 e 46 onde JESUS revela ser o próprio DEUS PAI.

João 6:51 | "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

Segunda paulada em cima daqueles que negam a UNICIDADE de DEUS. 
Jesus confirma que é o Pão vivo que desce do céu, que é dado pelo PAI conforme João 6:36, só que na última parte do versículo 51 pode chorar e espernear, pois JESUS revela quem é o PAI que dá o Pão vivo. Que é ELE MESMO. Glória a JESUS. Que revelação.

JESUS explica abertamente quem é o PAI, e explica o que é o Pão da vida.
O Pai é ele MESMO, e o pão da vida é seu CORPO. UAUUUUUUU

João 6:55 | "Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida."

JESUS é O VERDADEIRO DEUS E PAI.

João 6:63 | "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida."

Como eles estavam assustados com o que JESUS acaba de ensinar, e pensavam eles em algo LITERAL, sendo carnais também, JESUS no verso acima explica. E eu espero que você também tenha entendido até aqui. Amém. 

Vamos para capitulo 7 e 8:

João 7:16 | "Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou."
João 7:17 | "Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo."


Mais uma pauladinha nas doutrinas da trindade e unitaria. Jesus afirma mais umas VEZ que a doutrina que ELE ensina não é DELE, mas do PAI.
No verso 17 JESUS fala algo que passa despercebido, note a última frase "ou se eu falo de mim mesmo"

Se você ler o verso 18, você vai perceber que JESUS está dizendo que ele não fala de SI próprio, mas daquele que o ENVIOU.... Bom ai meu amigo só a UNICIDADE explica, pois se JESUS fala do PAI referindo a SI MESMO, logo isso é UNICIDADE na veia do evangelista JOÃO. Impressionante.

João 7:27 | "Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele é."

João 8:14 | "Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou."

É engraçado como JESUS vai montando as peças desse quebra cabeça, provavelmente eles já tinham esquecido pois isso em "João 7:27" aconteceu alguns dias atrás de "João 8:14". Por isso devemos ler os evangelhos atentamente, pois JESUS responde perguntas do passado, e nós devemos pedir ajuda a ele para montar esse quebra cabeça, e isso acontece orando e lendo a Bíblia.

João 8:15 | "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."

Essa era a base deles, eles enxergavam JESUS sendo um homem comum, filho de pessoas simples, nascido em um lugar simples, essa era a visão deles a respeito de JESUS.

João 8:19 | "Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai."

E ai novamente JESUS começa a revelar o PAI para eles, note como JESUS é simples e claro. 
Note como JESUS coloca uma questão "sine qua non" ou seja "sem a qual não"
Se você não CONHECER o Filho você não conhece o PAI, é condicional, você só conhece o PAI se você conhece o FILHO. Muito simples isso meus irmãos. 

Eu Adriano não posso dizer para o ciclo de trabalho que frequento que eles ao me verem estarão vendo o meu Pai, até porque o meu Pai não tem relação nenhuma no ambiente onde eu trabalho.
Essas pessoas no trabalho que eu relaciono me conhecem, eles sabem quem eu sou, mas eles não conhecem meu Pai. Porque Eu e o meu Pai somo duas pessoas.

João 8:32 | "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

João 8:36 | "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

Lembrasse Jesus está montando um quebra cabeça, e quando nós começamos a encaixar as falas de JESUS compreendemos quem de fato ele É.

João 8:55 | "E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra."

Jesus está se referindo ao PAI nesse verso acima, logo ele fala com os entendidos da LEI, os Judeus, agora repare nas palavras de Jesus para eles. Jesus o tempo todo joga na cara deles que eles não conhecem o PAI. 
Vocês são mentirosos porque vocês acham que conhecem a DEUS, mas vocês não conhecem, a razão que JESUS diz isso é porque eles não conhecem o Filho, pois conhecer o PAI sem a manifestação do filho é IMPOSSÍVEL. JESUS é o PAI.

João 8:58 | "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU."

Meus irmão essa expressão pertence somente ao DEUS ETERNO.

Êxodo 3:14 | "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."

Se JESUS não está revelando quem ele é, meu o que dizer então. JESUS é muito direto, ele está o tempo todo se fazendo conhecer. 
As pessoas olham para JESUS como um simples filho de Deus, mas não irmão, esse é um dos títulos dele, Jesus cumpre uma função muito poderosa e grandiosa. Ele é o EU SOU.

João 9:24 | "Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador."
João 9:25 | "Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo."

Perceba nesse contexto, que esses Judeus pensavam de JESUS, eles olhavam Jesus como um homem pecador.Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?

João 9:35 | "Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?"
João 9:36 | "Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
João 9:37 | "E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo."
João 9:38 | "Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou."


Você precisa entender que a pergunta de JESUS é mais uma peça do quebra cabeça, a expressão "FILHO DE DEUS" refere-se a Divindade de CRISTO, por isso quando o cego entendeu ele rapidamente CREU e ADOROU, pois ele conhecendo o CRISTO conheceu o PAI. Essa é o ensinamento de JESUS. E este cego teve a revelação, pois sendo ele judeu monoteísta rapidamente prestou adoração a Cristo, pois ele reconheceu DEUS em Cristo.

Ainda vale lembrar que JESUS está montando uma quebra cabeça, lembram o que ele estabeleceu antes disso.

João 6:40 | "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filhoe crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."

Essa é a condição, é através do ministério do FILHO que temos todo o conhecimento de DEUS.

Agora chegamos no capitulo que surgiu esse assunto. 10. Vamos aos pontos para fechar esse analise.

João 10:2 | "Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas."

Irmãos, aqui temos que intender o que JESUS vai trabalhar, ele quer revelar o verdadeiro PASTOR, e esse conhecimento está condicionado a entrar pela PORTA. Essa é a parábola que JESUS vai trabalhar.

João 10:6 | "Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia."
João 10:7 | "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas."

João 10:9 | "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

Essa metodologia de JESUS em ensinar por parábolas é comum, e ele trabalha em todo o livro de João assim, logo como podemos ver acima, eles não entenderam nada, e agora JESUS vai explicar a parábola. Jesus está embutindo neles conhecimento sobre ele mesmo.

E então no verso 7 ele revela a primeira parte da parábola, ele diz: Eu sou a PORTA
Jesus começa ensinar para eles que para eles conhecerem o verdadeiro Pastor, eles devem conhecer a PORTA, isso é uma condição que JESUS estabelece. E agora sabemos quem é a PORTA.

Dentro dessa revelação, entendemos que o filho é a PORTA, logo o PAI é o Pastor, concorda, pois não há como ser as duas coisas ao mesmo tempo, concorda? Faria sentido isso se nós aplicar a UNIDADE conforme Paulo ensina em 1° Corintos 3:8, e é aqui que fica claro que não é isso que João está trabalhando, veja:

João 10:11 | "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."

Fica impossível defender que JESUS está ensinando a UNIDADE entre pessoas, mas ele está revelando quem ele É de FATO. Além dele ser a PORTA que conduz a DEUS, ele também é o próprio DEUS. Uauuuuuuuuuuuu, essa é um XEQUE MATE. 

Para nós encurtar e partir para o verso 30, vamos pular alguns versos.

João 10:28 | "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão."
João 10:29 | "Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai."

Olha que incrível, no verso 28, estamos nas mãos do filho e não podemos ser arrebatados, já no verso 29 estamos nas mãos do PAI e ninguém pode arrebatar-mos das mãos do PAI. 
Logo fica claro que JESUS está dizendo que estar nas mãos dele é estar nas mãos de DEUS PAI. Meu Deus é muita revelação, JESUS praticamente está DESENHANDO que ele é o PAI.

João 10:30 | "Eu e o Pai somos um."

É por este motivo que JESUS diz isso no versículo 30, que ELE e o PAI são UM, é muito claro que JESUS está dizendo que o Filho e o PAI SÃO A MESMA PESSOA...Irmão todos os contextos que lemos até agora, fica evidente que JESUS está dizendo ser o próprio PAI.

Como diz meu amigo Roni, JESUS É MUITO LINDO.

Para finalizar nosso estudo, vamos para o último texto.

João 10:38 | "Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele."

A partir daqui, JESUS começa a usar essa expressão de que o PAI está NELE e ELE no PAI. Isso é mais claro do que a neve. Aplique aqui a doutrina da DUPLA NATUREZA DE CRISTO.

Glória a JESUS, eu poderia ir até o último capitulo de João, pois é muita revelação acerca do PAI.
Mas creio que já ficou claro para você que JESUS está dizendo ser o PAI.

Obrigado a você que lê esses textos, e que esses possam aumentar sua FÉ no ÚNICO DEUS VERDADEIRO que é JESUS CRISTO.

Até o próximo assunto.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Mateus 26:64 - "À DIREITA DO PODER" ou "À DIREITA DO TODO-PODEROSO"

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 


Olá queridos leitores desse simples blog. Tudo bem? Espero que assim esteja!

Hoje quero estudar com vocês, um verso bíblico que se encontra no Evangelho de Mateus cap. 26 ver. 64. Vamos citar esse verso em diversas versões bíblicas, para que possamos identificar as diferenças, e assim confronta-los com o texto original grego. Vejamos:

Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. 

Mateus 26:64 - Almeida Corrigida Fiel

Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.

Mateus 26:64 - Almeida Revista e Atualizada

Disse-lhes Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.

Mateus 26:64 - Almeida Revista e Corrigida

"Tu mesmo o disseste", respondeu Jesus. "Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu".

Mateus 26:64 - Nova Versão Internacional

"Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; contudo, eu vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

Mateus 26:64 - King James Fiel "Português"

"Jesus respondeu: Tu o disseste. Aliás, eu vos digo que, de ora em diante, vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu.

Mateus 26:64 - Biblia de Jerusalém

"Jesus said to him, You have said: nevertheless I say to you, Hereafter shall you see the Son of man sitting on the right hand of power, and coming in the clouds of heaven".

Mateus 26:64 - King James "Inglês"

"Jesús le dijo: Tú lo has dicho: y aun os digo, que desde ahora habéis de ver al Hijo de los hombres sentado á la diestra de la potencia de Dios, y que viene en las nubes del cielo."

Mateus 26:64 - Reina Valera "Espanhol"

NOTAS:
Coloquei acima as versões mais usadas no Brasil, e uma tradução em Inglês e outra em Espanhol, que são Bíblias respeitadas onde se fala essas línguas.
Não é o intuito desse texto, em menosprezar ou ridicularizar as versões da Bíblia. 
Até porque nesse blog, o 1° texto produzido foi justamente defendendo as traduções em português, mas lembrando que eu defendo para um leitor da Bíblia ter várias versões para efeito de estudos, e comparações. Nunca tenha uma VERSÃO da Bíblia, mas pelo menos DUAS, não duas bíblias, mas duas versões da bíblia em português, fique a tento a isso, para não comprar uma bíblia com a mesma versão que você já tem.

Feito esse esclarecimento, vamos ao nosso estudo.
Como você pode perceber ao ler o mesmo verso em diversas versões existem nuanças. E é por este motivo, que você deve ter ao menos duas versões bíblicas, para compara-las.

O trecho que vamos estudar desse verso, é o que merquei em negrito e sublinhei, que é;

"À DIREITA DO PODER" ou "À DIREITA DO TODO PODEROSO" ou "À DIREITA DO PODEROSO" ou "À DIREITA DO PODER DE DEUS"

Encontramos nesse único verso 4 possibilidades diferentes de tradução. A pergunta é: Qual dessas formas está mais compatível com o texto original? Porque é importante responder essa questão.

É importante responder, pois o texto pode sugerir uma interpretação equivocada. Vejamos:

A expressão "à direita do TODO-PODEROSO" ou "à direita do Poderoso" da a entender que o Filho do Homem está assentado do lado de alguém, pois sabemos que DEUS é conhecido como "O Todo-Poderoso" 

Já a expressão "à direita do PODER" ou "à direita do poder de DEUS" da a entender que o Filho do Homem está em uma posição gloriosa, em uma posição de honra, em uma posição de PODER.

Percebeu agora como uma palavra pode gerar interpretações diferentes, pois é isso que ocorre com esse versículo. 
Nesse caso temos duas opções:

1. Ou nós conhecemos os textos, e a partir de uma exegese explicamos esse versículo a luz de todo o contexto referente a isso.

 2. Ou nós aprofundamos nesse verso com suas diferentes versões, e comparamos com o original GREGO, com o auxilio de dicionários.

 Eu quero começar pela comparação do texto ORIGINAL GREGO. E para fazer isso com mais êxito, vamos acrescentar mais um (1) versículo. Que é Apocalipses 1:8

Todas as traduções que citei a cima de - Mateus 26:64 - li elas em - Apocalipses 1:8 - e todas elas trazem a seguinte expressão "o Todo-Poderoso" sim, nenhuma delas sugeriu outra tradução. Vou cita-la na versão Almeida Fiel que é igual para as demais.

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."

Apocalipses 1:8 - Almeida Corrigida Fiel

Vamos recapitular; Temos 8 versões para o texto de Mateus 26:64 e Apocalipses 1:8, sendo que para Mateus encontramos diferenças, e Apocalipses não existem diferenças. O que fazer?

Tenho em mãos o livro: Variantes Textuais do Novo Testamento de Roger L. Omanson
Esse é um livro para pesquisar as variações dos manuscritos, e assim chegar a forma original do texto. 

Exemplo:
Há vários textos que está "o senhor Jesus Cristo" ou "Cristo Jesus o senhor"  essas duas formas apesar de expressarem ou de dar a ideia que "JESUS é o SENHOR", elas não podem ser ao mesmo tempo originais, uma delas sofreu variação, e esse Livro mostra qual dessas formas é a ORIGINAL, ou pelo menos ele tenta te mostrar isto.

Pesquisando os dois textos de "Mateus 26:64 e Apocalipses 1:8" nesse LIVRO, encontrei comentários sobre esses versos, porém, na palavra ou frase que estamos estudando NÃO há nenhuma nota sobre isso.
Logo não há variações no grego para a palavra original que foi traduzida por "poder" ou "todo-poderoso" ou "poderoso" ou "poder de Deus". Vamos adiante, pois ainda não encontramos uma resposta para nossa pergunta.

Vamos agora observar no GREGO para vermos se há alguma diferença:

"εγω ειμι το α και το ω αρχη και τελος λεγει ο κυριος ο ων και ο ην και ο ερχομενος ο παντοκρατωρ"

Apocalipses 1:8 - Textus Receptus

A palavra no grego que está sublinhada e em negrito em Ap.1:8 é  "παντοκρατωρ" (PANTOKRATÓR), sua definição no Dicionário Strong's é: TODO-PODEROSO já a aplicação ou o USO é: Governante de todos, Governante do Universo, o Todo-Poderoso - Ocorrências (Ap.4:8, 16:14, 21:22 e 2 Cor. 6:18)

Nesse caso podemos afirmar que o texto de Apoc.1:8 está coerente com o Original Grego.

Vamos para o texto de Mateus 26:64

λεγει αυτω ο ιησους συ ειπας πλην λεγω υμιν απ αρτι οψεσθε τον υιον του ανθρωπου καθημενον εκ δεξιων της δυναμεως και ερχομενον επι των νεφελων του ουρανου

Mateus 26:64 - Textus Receptus

A palavra no grego que está sublinhada e em negrito em Mateus 26:64 "δυναμεως" (DUNAMIS) sua definição no Dicionário Strong's é: Poder, Força, Milagroso já a aplicação ou o USO é: poder físico, força, poder, habilidade, eficácia, energia - ou - ações poderosas, ações mostrando poder (fisico), obras maravilhosas - São mais de 100 ocorrências no Novo Testamento com a palavra DUNAMIS.

Notemos que há uma tradução fiel ao original quando usado a palavra "PODER" e há uma tradução influenciada por interpretação teológica quando usa a expressão "TODO-PODEROSO". Pois já identificamos que a palavra grega para PODER é DUNAMIS enquanto para Todo-Poderoso é PANTOKRATOR.

Vamos colocar os textos paralelos ao de Mateus 26:64, para observar se há também essa interpretação:

ο δε ιησους ειπεν εγω ειμι και οψεσθε τον υιον του ανθρωπου καθημενον εκ δεξιων της δυναμεως και ερχομενον μετα των νεφελων του ουρανου

Marcos 14:62 - Textus Receptus

απο του νυν εσται ο υιος του ανθρωπου καθημενος εκ δεξιων της δυναμεως του θεου

Lucas 22:69 - Textus Receptus

Como podemos observar assim como em Mateus 26:64, os versículos paralelos de Marcos 14:62 e Lucas 22:69 trazem a mesma palavra "DUNAMIS" (PODER). 

Vamos comparar com mais dois textos. para ver se o tradutor acompanhou o mesmo padrão.

αποκριθεις δε ο ιησους ειπεν αυτοις πλανασθε μη ειδοτες τας γραφας μηδε την δυναμιν του θεου

Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Mateus 22:29 (ACF, ARA, ARC, NVI)

και τοτε οψονται τον υιον του ανθρωπου ερχομενον εν νεφελαις μετα δυναμεως πολλης και δοξης

Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.

Marcos 13:26 (ACF, ARA, ARC, NVI)

Acabamos de comparar mais 2 versículos de Mateus 22:29 e Marcos 13:26 com a mesma palavra grega "DUNAMIS" que foi corretamente traduzida por "PODER" porém as mesmas versões não fizerem a mesma tradução para o verso de Mateus 26:64 que traduziram para "TODO-PODEROSO"

Se acompanhassem o mesmo padrão de Mateus 26:64 para Mateus 22:29 e Marcos 13:26 ficaria assim:

Jesus respondeu: Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o TODO-PODEROSO DEUS. Mateus 22:29

ou

Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com O GRANDE TODO-PODEROSO E GLORIOSO. Marcos 13:26

Mas a construção linguística e textual, não admite essa tradução, uma vez que a palavra para "TODO-PODEROSO" é diferente da palavra "PODER", e isso seria uma ADULTERAÇÃO do texto original, que infelizmente acabou acontecendo com Mateus 26:64 onde claramente a palavra deveria ser PODER.

Assim concluímos que as melhores versões para esse versículo (Mateus 26:64) é: Almeida Corrigida Fiel, King James Fiel e a Bíblia de Jerusalém. Elas trazem a tradução mais próxima e fiel ao Original.

"Jesus respondeu: Tu o disseste. Aliás, eu vos digo que, de ora em diante, vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu.

Dando a entender que JESUS está em uma posição de Autoridade, Gloriosa, Honrosa  e Especial. E isso faz sentido com todo o contexto BIBLICO que revela sobre a VINDA de JESUS com PODER e GRANDE GLÓRIA.

Assim eu finalizo essa primeira parte te indicando a adquirir essas versões que estão em harmonia com o Original.

Agora vamos fazer uma simples exegese do texto, para constatar se esse texto é melhor ser traduzido mantendo a estrutura ORIGINAL ou se devemos traduzir mediante a lente TRINITÁRIA.

Vamos trabalhar uma ÚNICA PERGUNTA: JESUS é O TODO-PODEROSO ou ele está ao lado DO TODO-PODEROSO (PANTOKRATOR)?

Vamos citar novamente Apocalipses 1:7, 8 e Genesis 17:1

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apoc. 1:7, 8


Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. - Genesis 17:1

E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. Apocalipses 21:22

Como podemos ver, JESUS CRISTO é o TODO-PODEROSO descrito no velho testamento e no novo testamento. Apocalipses é muito claro em revelar isso. 
Não existe dois todo-poderoso, mas somente UM, e este é JESUS CRISTO.

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

1 João 5:20

Que essa analise possa cada vez mais compactar sua fé, espero que este texto possa te auxiliar e ajudar a ser cada vez mais criterioso e que te leve ao verdadeiro conhecimento do nosso Grande e Salvador JESUS CRISTO, pois este é o VERDADEIRO DEUS O TODO-PODEROSO.

Até a próxima.


Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade 

domingo, 10 de outubro de 2021

O Linguajar de JESUS CRISTO e a teologia dos Verbos, Artigos e Pronomes

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Resolvi expor esse assunto, para ajudar alguns amigos unicista, que as vezes confundi o tratamento que JESUS faz em relação a sua Divindade e a ele mesmo.

Muitos trinitários tentam provar sua doutrina citando alguns textos das falas de JESUS usando pronomes e artigos para se referir a divindade. Vejamos alguns exemplos:

"Eu e o Pai somos um." João 10:30

Como podemos ver, aqui temos um "EU" pronome pessoal, e "O" artigo definido, logo gramaticalmente nesta oração temos 2 sujeitos. Não estou estudando o contexto, e nem fazendo explicações teológicas, só estou citando uma parte do texto, para trabalharmos estas questões.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre," João14:26

Já nessa texto temos, três pronomes (EU, ELE, OUTRO), logo nesse texto encontramos três sujeitos, então lembrando, não estou focado em explicar o texto, mas sim demonstrar alguns textos fora de contexto para depois fazermos alguns análises.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." João 14:23

Também aqui, isolando o contexto, temos dois sujeitos avaliando a gramatica. 

Coloquei esses exemplos, e eu poderia criar um texto para cada um desses versículos, explicando o contexto e sua aplicação, e a unicidade. Porém o objetivo do meu texto não é explica-los, mas demonstrar que alguns trinitários usam textos como esses, para provar a doutrina da trindade.

Quero lembrar a você, que nenhum dos apóstolos entenderam a trindade nesses textos, você não encontrará nenhum discípulo de JESUS ensinando a doutrina da trindade, óbvio pois essa doutrina foi sistematizada a partir do 2º século até o 4° quando eles definem essa doutrina, mas antes disso, não encontramos na Bíblia esse entendimento trinitário.

Geralmente os trinitários citam esses e outros textos como estes, e fazem as seguintes afirmativas:

Viu, a gramática explica a trindade, como pode JESUS orar a ele mesmo, como pode JESUS falar de si mesmo, usando pronomes e artigos?????

Olha JESUS sempre diz, "MEU PAI", "O PAI", "ELE", "OUTRO", "EU e ELE" e assim vai.

Para quem não tem o entendimento Bíblico, e a revelação, claro que esses argumentos fazem sentido, e teoricamente eles tem razão. MAS SERÁ?????

Vamos fazer alguns análises gramaticais, e tentar compreender a LINGUAGEM BIBLICA.

"Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra." João 8:43

Vamos começar pela BASE do conhecimento sobre DEUS. e ver e compreender se ELE é UM, ou DOIS, ou TRÊS ou muito MAIS.

"No princípio criou Deus o céu e a terra." Genesis 1:1

Já no 1° capitulo e 1° versículo, detectamos a SINGULARIDADE de DEUS. Note que o VERBO (CRIAR) está no singular. 

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Genesis 1:2

Aqui revela a Natureza de DEUS, ele é ESPIRITUAL, e note que temos um artigo "O", e novamente enxergamos, somente UM DEUS que é ESPIRITO. Revelando a SINGULARIDADE de DEUS.

NOTA: Genesis 1:26 - Não vou colocar esse verso, pois já tenho aqui no meu blog, dois textos explicando exaustivamente "os plurais de DEUS", basta você procurar aqui, e achará uma explicação Bíblica, Teológica e Gramatical.

Adiante:

"A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele."  Deuteronômio 4:35

Esse versículo desmonta qualquer ideia que ensinam que DEUS é mais que 1, aqui é muito claro a revelação da SINGULARIDADE de DEUS. Note que algo foi revelado para Moisés para que ele soubesse, conhecesse entendesse e compreendesse que "O SENHOR" é DEUS, e que além "DELE" não existe "OUTRO". Aqui é um pronome "outro", tirando a compreensão que exista mais um que não seja DEUS O SENHOR. artigo definido no singular. A regra gramatical está favorecendo a UNICIDADE de DEUS.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4

O que dizer então do "SHEMÁ" o versículo mais lido em Israel até hoje, esse versículo é o texto áureo do povo de ISRAEL, é o texto CHAVE para fundamentar o MONOTEISMO, que ensina UMA ÚNICA DIVINDADE, é encabeçado por esse versículo, que compacta toda a doutrina JUDAICACRISTÃ.

Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Deuteronômio 32:39

Começa a ficar difícil defender que existe mais que 1 DEUS, ou melhor que exista mais que 1 pessoa na divindade. Não adianta só recorrer ao NOVO TESTAMENTO para criar uma doutrina em cima de pronomes e artigos, porque até agora, não encontramos UM VESTIGIO que existam 3 ou mais pessoas que compõe a divindade. Em todos esses casos, fica claro e evidente que EXISTE UM SER SINGULAR.

"Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome do Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra." Salmos 83:18

Se existisse três pessoas na divindade, eu poderia construir esse salmos assim? Não é esquisito, deveria estar dessa maneira:
Para que saibam que VOCÊS (que ELES), a quem só pertence o nome do Senhor, SÂO ALTISSIMOS sobre toda a terra.

Eu entenderia ai que existem mais que UM SER, ainda não saberia a quantidade, mas saberia que é mais que UM SUJEITO. Mas o texto está construído em cima da SINGULARIDADE de DEUS. Quando tentamos criar doutrina em cima de gramática, temos que TER MUITO CUIDADO, para não desconstruir uma DOUTRINA estabelecida pelo próprio DEUS. Veja:

"Não terás outros deuses diante de mim." Êxodo 20:3 

Note que a trindade ensina que existe UM DEUS que Subsiste em três pessoas que são DEUSES. E aí? Olha como fica confuso confrontar a ideia trinitária com o mandamento divino? Eu tenho que adorar somente UM DEUS, mas a doutrina trinitária diz que não, que eu tenho que adorar três deuses que são UM...Esquisito de MAIS!

Vamos falar do profeta conhecido como "o profeta do MESSIAS", sim Isaias é o profeta que mais profetizou a respeito de CRISTO. Em outras palavras, a ele foi revelado o CENTRO das ESCRITURAS. Será que Isaias conhecia 1 DEUS ou 3 deuses???? Será que o homem que mais profetizou a respeito do FILHO DE DEUS, teve o entendimento de pelo menos 2 pessoas "PAI e FILHO"? Vamos ver já que ele é o profeta messiânico!

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória".
Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.
Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! " Isaias 6:1, 5

Essa é uma das visões mais profunda e intima que alguém possa ter tido em todo o velho testamento, sim Moises conversava "face a face" mas não me recordo de alguém ter tido uma vista mais intima e gloriosa como a que Isaias viu nesse dia. Uma revelação do CELESTIAL, aquilo que muitos Homens jamais viram e nem ouviram, Isaias teve o privilégio de ver, e por isso ele teve as melhores revelações que um profeta poderia ter.

O primeiro versículo já revela a UNICIDADE de DEUS, e lá ele viu "O SENHOR" artigo definido singular. Aqui meu amigo, pode chorar, pois não existe se quer uma poeirinha da trindade nesse verso. acompanhado desse ser singular, Isaias destaca "NUM TRONO" esse "NUM" é uma contração das preposições "EM + UM = NUM" ou seja, Isaias viu UM "1" SENHOR e  UM "1" TRONO e esse SENHOR estava ASSENTADO neste alto e exaltado TRONO.

O versículo dois podemos constatar de que ele não viu mais nenhum outro deus, pois se assim visse ele testemunharia como fez com os SERAFINS, note que para os serafins ele usa plurais "deles", uns aos outros". Então podemos compreender que a visão mais intima Celestial não tinha 3 pessoas sentadas em um sofá, e também não tinha uma pomba. e nem Pai e Filho, mas somente O ÚNICO DEUS E SENHOR E REI VERDADEIRO. Incrível. Note o versículo 6 no final, Isaias faz questão de dizer "OS MEUS OLHOS VIRAM O REI, O SENHOR dos EXÉRCITOS" 

"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus." Isaias 44:6

"Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro." Isaias 45:18

"Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem." Isaias 48:11

O que agente faz com esses 3 versículos que GRITAM a UNICIDADE, que desmonta a crença além de UM SER, fica complicado, a Gramática e a construção teológica de todo o velho testamento expressam a existência de UM SER DIVINO e mais nenhum outro além dele. 

Isaias o profeta que viu o mais intimo de DEUS que um homem ja teria visto LÁ NO CÉU, não deu uma dica sequer sobre a possibilidade de ser mais que UM, estranhamente o homem que mais profetizou sobre o "FILHO DE DEUS" sequer reconheceu duas pessoas lá no céu, e criando o mundo, ele sempre frisou a existência der UM SÒ SENHOR E REI, e mais ninguém!

"Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;" Isaias 44:24


Esse versículo faz o trinitário e o unitarianismo "Chora, gritar, espernear, briga, esse versículo tira o chão dessas duas doutrinas. Porque além da gramática provar a Singularidade de DEUS, destaca que DEUS estava SOZINHO 

Esse adjetivo "SÓ", mostra exatamente que DEUS não estava acompanhado de NINGUÉM, só estava ele. Se existe 2 ou 3 pessoas, jamais essa afirmação poderia ser VERDADEIRA, DEUS seria muito egoísta. 

Se DEUS estava acompanhado de mais uma ou duas pessoas, e afirmar está sozinho, podemos dizer que ele estava VAZIO, pois Estar Só, ou se sentir SÓ, são coisas distintas. é um problema emocional ligado com a depressão, então ou DEUS de FATO estava SÓ, ou ele não estava SÓ, mas estava sentindo SÓ, abandonado, vazio, olha como essa doutrina transforma DEUS em um Ser Depressivo....Que possamos entender a UNICIDADE DELE.

Agora que frisamos bem o contexto gramatical do VELHO TESTAMENTO, vamos compreender então, o NOVO, pois somente e unicamente nele que os trinitários tem chamado o Velho Testamento de mentiroso, pois já constatamos que não existe mais que UM SER Celestial no Antigo Testamento. Adiante:

O LINGUAJAR DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO

"E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão."  Mateus 9:15 - "enquanto EU estou com eles"

"Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."  Mateus 12:8 - Porque EU até do sábado sou Senhor

"E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos." Mateus 17:9 -  "até que EU seja ressuscitado"

"Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo." Mateus 23:10 - "porque um só é vosso Mestre, que sou EU"

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), Marcos 2:10 - "para que saibais que EU tenho poder na terra"

E O escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão NELE, e O matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. Marcos 10:34 - "ME escarnecerão, ME açoitarão, E cuspirão EM MIM, Me matarão..."

E ELE enviará os SEUS anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27 - "E EU enviarei MEUS anjos"

Mas primeiro convém que ELE padeça muito, e seja reprovado por esta geração. Lucas 17:25"...convém que EU padeça...

E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá NO Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Lucas 18:31 - "e se cumprirá EM MIM tudo o que..." 

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, Lucas 24:46 - "..convinha que EU padecesse, e ao..."

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ELE. João 3:17 - "..Porque Deus ME enviou ao mundo...para que o mundo fosse salvo por MIM"

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ELE te daria água viva. João 4:10 - "...tu lhe pedirias, e EU te daria..."

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - "...conhecereis A MIM, e EU vos libertarei..."

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36 - "...Se, pois, EU vos libertar..."

Eu poderia aqui te encher de versículos, são mais de 100 versos Bíblicos nos evangelhos, em que JESUS fala de SI mesmo na terceira pessoa do singular. Jesus sempre se refere a si mesmo ou na 1° ou na 3° pessoa como mostrei para você acima.

Esse é a maneira que JESUS se comunica, não é nada estranho dizermos que JESUS fala com ele mesmo, pois como podemos ver, JESUS se refere a ele, até mesmo no texto áureo do Novo Testamento João 3:16, é JESUS que fala aquelas palavras, e porque ele não usa a 1° pessoa para se referir a si mesmo, pois é estranho nós falarmos de nós mesmo na 3° pessoa.

Se um dia você se encontrasse comigo, e eu fosse fazer referências a este e esses textos que eu produzo aqui no TEOLEIGOS, eu não posso falar pra você assim:

Eu falando: Vai ler os textos que ELE escreveu ou tem textos que foram escritos por ELE que são.....
O correto é eu dizer: Vai ler os textos que EU escrevo, ou vai ler os textos que foram feitos por MIM...
Jamais EU poderia referir a MIM mesmo na 3° pessoa, pois isso demonstra que é um dialogo de 2 sujeitos referindo a mais um. Eu e Tu conversando sobre os textos DELE. O correto é 2 sujeitos: Eu conversando com TU sobre MEUS textos.

Logo fica claro que o linguajar de JESUS era extremamente peculiar, não é a toa que JESUS mesmo diz:

"Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra." João 8:43

Se você compreender a LINGUAGEM de JESUS, não é absurdo algum dizer que ELE pode ORAR a si mesmo, ELE pode falar de SI MESMO na 3° PESSOA. E assim nós PRESERVAMOS o MONOTEISMO CLÀSSICO que o VELHO TESTAMENTO nos ENSINA.

Com todos estes exemplos fica obvio que JESUS se comunica de uma maneira ESPECIAL e PRÓPRIA, mas ainda sim, caberia ajuntar essa explicação com a DUPLA NATUREZA DE JESUS, que joga mais LUZ sobre o Assunto.

Uma outra oportunidade voltemos a abordar esse assunto dos "VERBOS, PRONOMES E ARTIGOS.

Deus te abençoe e fica na PAZ, e sempre procure a estudar as escrituras com a LENTE MONOTEISTA, pois ela é a CHAVE para a compreensão da UNICIDADE de DEUS.


Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...