sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COMENTÁRIO SOBRE João 10:30 vs 1° Corintios 3:8

 A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Paz meus amigos leitores desse simples blog.
Hoje para fechar o mês, quero comentar esses dois versículos bíblicos de João 10:30 e 1° Coríntios 3:8
Vamos citar eles na integra, acompanhe:

João 10:30 | "Eu e o Pai somos um."

1° Coríntios 3:8 | "Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho"

A razão que estarei comentando esses dois textos, é em função a alguns comentários trinitários e unitários em relação a esses dois versos. Eles dizem o seguinte:

"Em João 10:30, Jesus não está falando que é a mesma pessoa que o Pai, mas que ele e o Pai estão no mesmo propósito, sim, assim como o Marido e a Mulher são uma só carne, mas em propósito, e não em quantidade.
Veja que em 1° Cor. 3:8 Paulo e Apolo são UM, eles estão unidos em um único objetivo e propósito, mas continuam sendo duas pessoas."

É este o argumentos que as correntes anti-unicista usam para refutar o texto de João 10:30. Mas será que eles tem razão? Será que de fato é isso que JESUS está querendo dizer? Vamos ver na Bíblia, e entender se é isso mesmo ou não.

Nós unicista entendemos que esse é um dos versículos que JESUS está se fazendo conhecer ao mundo de que ele é o PAI. E a simples leitura denota isso, nem precisamos fazer muita força. Mas vamos analisar os textos e ver qual corrente teológica tem a verdadeira interpretação desse verso. Vamos.

Jesus está falando a mesma coisa que Paulo? 

A resposta simples é NÃO, Jesus de maneira alguma está dizendo o que Paulo disse, devemos entender o contexto de cada escritura para compreender qual a aplicação do uso da palavra "UM" em cada contexto. Vamos tentar fazer isso de uma maneira simples e direta.

Em 1° Coríntio 3:1, 4 - Paulo começa com palavras duras de exortações, afirmando que eles ainda eram meninos e não maduros, logo após ele revela os problemas dessa Igreja que é "Inveja, contenda e dissenções".
Havia rivalidade e contenda, grupinhos, leia o verso 4, eles se dividiam por Paulo e Apolo, algo muito carnal, andavam para agradar o homem e não há DEUS.
A partir do verso 5 e 6, Paulo começa a desconstruir essa ideia que eles tinham em se basear em homens, Paulo mostra o quanto ele e Apolo eram meros trabalhadores de DEUS.

Até aqui entendemos que havia uma idolatria nessa Igreja por homens, e Paulo já trata na raiz esse mal, mostrando que ele e Apolo são apenas trabalhadores a serviço da obra de DEUS. Você tem que intender que até aqui, Paulo está dando "nome aos burros" como diz o ditado. Paulo foi direto, não escondeu nada, eles estavam baseados em "PAULO ou APOLO", e então Paulo mostra que ELES eram "TRABALHADORES", e a partir desse versículo, Paulo tira o foco "DELE e APOLO" e começa a explicar as FUNÇÕES "PLANTAR e REGAR". 

Entenda isso. Do verso 4 até 6 Paulo está trabalhando a PESSOA "ELE e APOLO" do verso 7 ao 8 Paulo agora vai trabalhar a FUNÇÃO "PLANTAR" e de "REGAR", aqui não é mais Paulo e Apolo, mas é as funções pelas quais cumprem a Obra de DEUS. Sendo o sucesso desse plantar e regar, esta somente nas mão de DEUS, pois ele é quem dá o crescimento.

1 Coríntios 3:7 | "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento."

Viu, logo fica claro que Paulo mudou sujeito para a função do sujeito.

1° Coríntios 3:8 | "Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho"

Percebeu a diferença, Paulo não está dizendo que Ele e Apolo são UM, mas ele está dizendo que essas duas funções "Plantar e Regar" cumprem UM objetivo, cumprem o mesmo PROPÓSITO, pois ambos almejam o crescimento da obra de DEUS.
O que planta almeja ver o crescimento, assim como o que rega também almeja ver o crescimento, logo elas dependem de DEUS, e é isso que Paulo quer frisar, que a honra do crescimento da obra de DEUS não está nem em quem planta e nem em quem rega, mas EM DEUS.
Essa é a interpretação exata desse versículo.

Temos que intender que as pessoas são diferentes, e por mais que elas pertencem ao mesmo grupo elas pensam por si só, elas vivem suas vidas e decidem por si mesmas.
A unidade nesses grupos está em relação a Obra de DEUS, quando passamos a exercer o plantio ou o regar, e isso é a UNIDADE que Paulo está ensinando. 

Note que a parte final de 1 Cor. 3:8 - mostra a individualidade das pessoas pelo o trabalho que cada uma fez. E não uma bênção compartilhada pela unidade do crescimento da Obra de DEUS.

"mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho" 

O texto é muito claro, mostrando que a sistemática do trabalho para a obra de DEUS é vista como uma UNIDADE, mas os sujeitos que agem nesse propósito são tratados na sua individualidade.

Vamos entender agora o verso de João:

Não é muito difícil de interpretar o Evangelho de João, pois a partir do primeiro versículo fica evidente que ele quer revelar que JESUS é o DEUS Verdadeiro. Vejamos:

João 1:1 | "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Bom fica evidente que João está revelando que JESUS É DEUS, pois sabemos que o VERBO é Palavra, que por sua vez é uma figura para falar de JESUS, logo podemos interpretar esse verso de várias formas e ele sempre vai dizer a mesma coisa. Vejamos.

"No princípio era o Filho, e o Filho estava com Deus, e o Filho era Deus."

"No princípio era o Espirito, e o Espirito estava com Deus, e o Espirito era Deus."

"No princípio era a Verdade , e a Verdade estava com Deus, e o Verdade era Deus."

"No princípio era o Caminho, e o Caminho estava com Deus, e o Caminho era Deus."

"No princípio era a Vida, e a Vida estava com Deus, e o Vida era Deus."

"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus."

Coloca qualquer função que sempre vai mostra que CRISTO é DEUS. Ou Seja, João tem o objetivo de revelar DEUS em CRISTO.

Vamos analisar algumas falas de JESUS para compreender o que João ensinava em seu evangelho. Adiante.

Vamos começar no capitulo 5. Versos 1 ao 15 -  Nesse contexto Jesus cura um paralítico no dia de sábado, e a partir desse milagre Jesus vira alvo de morte para os Judeus.

João 5:17 | "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também."

Note que nesse verso, Jesus diz que o PAI até agora trabalha, e ele juntamente trabalhava ao mesmo tempo. Nesse verso você não pode aplicar a regra da UNIDADE, pois Jesus vai começar a dar explicações sobre isso. Vejamos.

João 5:19 | "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."

Perceba as palavras do próprio JESUS, ele não está falando que está em comum propósito com o PAI, muito pelo contrário se o PAI não fazer o Filho por si mesmo nada faz.
Entenda que aqui JESUS está revelando o PAI no Filho. 

Exemplo: É como você ver um CARRO na rua trafegando, parando nos semáforos, parando no posto de gasolina, mas sem nenhum motorista dentro. O carro fazendo tudo isso por SI MESMO. Se não tiver um guia no caso um motorista, o carro por si só nada pode fazer.

É isso que JESUS está ensinando, assim como o PAI trabalha eu também trabalho, porque o filho de si mesmo nada pode fazer.

João 5:32 | "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou."

Lei esse verso e veja a diferença com 1 Coríntio 3:8. Pois Paulo explica que cada um receberá conforme o seu trabalho, aquele que plantou receberá de DEUS e o que Regou receberá também de DEUS individualmente. Cada um pelo seu trabalho.

Totalmente diferente de João 5:17 e 22, pois não há como individualizar o filho separado do PAI. Se você Honra o Pai automaticamente você Honra o Filho, e vice-verso, isso revela a singularidade de DEUS. 
Em corintos cada um faz uma função separadamente e diferente do outro, e isso concorda na UNIDADE, já aqui nesse contexto de João, o filho não faz nada se o PAI não fazer ou não mostrar, ou seja o "Filho e PAI" fazem a mesma coisa, e aqui então não da para aplicar a UNIDADE mas sim a UNICIDADE.  

João 5:30 | "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou."

Mais uma vez JESUS faz questão de afirmar, que ele de si mesmo nada pode fazer. Entenda que na cabeça dos Judeus eles viam simplesmente um homem comum, e era essa visão que eles tinham que JESUS estava diariamente combatendo, vocês estão olhando um simples homem, e este nada pode fazer, ele é limitado e frágil. E ao mesmo tempo JESUS mostrava para eles que este simples ser humano era o Verdadeiro DEUS. 

Vamos analisar agora o capitulo 6:1 ao 28 - Esse contexto Jesus alimenta uma multidão e anda sobre o mar. Logo depois desse contexto aqueles homens que foram alimentado com Pão por Jesus vão atrás dele para receber novamente Pão.

João 6:27 | "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."

Grave esta parte que eu sublinhei "o Filho do Homem vos dará" essa é uma referencia a alimento e bebida que o Filho do homem vai doar a eles, essa comida é ETERNA.

João 6:31 | "Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu."

Estamos no contexto de COMIDA.

João 6:32 | "Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu."

JESUS mostra que quem dá o verdadeiro Pão do Céu é o PAI. É o Pai que da o alimento direto do céu.

João 6:35 | "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."

JESUS começa a revelar que esse pão que o PAI dá para a humanidade é ELE. Incrível.

João 6:36 | "Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes."

Jesus está se revelando completamente para eles de uma forma VISÍVEL e eles não conseguem CRER, porque estão sendo carnais, e vendo simplesmente um homem normal, porém temos que olhar JESUS e VER o PÃO da VIDA.

João 6:40 | "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."

JESUS está sendo muito direto, só não crê quem não quer. Eles enxergam um simples homem de cafarnaum, mas quando olhamos para o filho temos que VER além daquela carne, temos que ver a VIDA e a RESSURREIÇÃO. Mas eles só enxergavam um simples homem.

João 6:45 | "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim."
João 6:46 | "Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai."

Aqui é a 1° paulada para quem não crê na UNICIDADE, JESUS cita uma profecia no verso 45, e conclui dizendo que estava se cumprindo ela. 

Se todos são ensinados por DEUS, logo alguém estava ouvindo os ensinamentos do PAI. Isso é INCRÍVEL.  

Olha na sequência o que JESUS diz, que aqueles que são de DEUS, estes além de ouvir os ensinamentos do PAI ainda estavam VENDO. UAUUUUUUUUUUUUUU

Perceba que até agora JESUS está quebrando os Judeus por eles estarem olhando um simples homem, filho de José e Maria, um cara simples, e por essa visão carnal eles não enxergavam em JESUS SER o pão da vida, o caminho, a ressurreição, a água viva.

Você entende que se eles tinham dificuldades de VER JESUS como o Pão da Vida, imagine como o Verdadeiro DEUS. Jesus tinha que se revelar paulatinamente para eles.
Até chegar nos versículos 45 e 46 onde JESUS revela ser o próprio DEUS PAI.

João 6:51 | "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

Segunda paulada em cima daqueles que negam a UNICIDADE de DEUS. 
Jesus confirma que é o Pão vivo que desce do céu, que é dado pelo PAI conforme João 6:36, só que na última parte do versículo 51 pode chorar e espernear, pois JESUS revela quem é o PAI que dá o Pão vivo. Que é ELE MESMO. Glória a JESUS. Que revelação.

JESUS explica abertamente quem é o PAI, e explica o que é o Pão da vida.
O Pai é ele MESMO, e o pão da vida é seu CORPO. UAUUUUUUU

João 6:55 | "Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida."

JESUS é O VERDADEIRO DEUS E PAI.

João 6:63 | "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida."

Como eles estavam assustados com o que JESUS acaba de ensinar, e pensavam eles em algo LITERAL, sendo carnais também, JESUS no verso acima explica. E eu espero que você também tenha entendido até aqui. Amém. 

Vamos para capitulo 7 e 8:

João 7:16 | "Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou."
João 7:17 | "Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo."


Mais uma pauladinha nas doutrinas da trindade e unitaria. Jesus afirma mais umas VEZ que a doutrina que ELE ensina não é DELE, mas do PAI.
No verso 17 JESUS fala algo que passa despercebido, note a última frase "ou se eu falo de mim mesmo"

Se você ler o verso 18, você vai perceber que JESUS está dizendo que ele não fala de SI próprio, mas daquele que o ENVIOU.... Bom ai meu amigo só a UNICIDADE explica, pois se JESUS fala do PAI referindo a SI MESMO, logo isso é UNICIDADE na veia do evangelista JOÃO. Impressionante.

João 7:27 | "Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele é."

João 8:14 | "Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou."

É engraçado como JESUS vai montando as peças desse quebra cabeça, provavelmente eles já tinham esquecido pois isso em "João 7:27" aconteceu alguns dias atrás de "João 8:14". Por isso devemos ler os evangelhos atentamente, pois JESUS responde perguntas do passado, e nós devemos pedir ajuda a ele para montar esse quebra cabeça, e isso acontece orando e lendo a Bíblia.

João 8:15 | "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."

Essa era a base deles, eles enxergavam JESUS sendo um homem comum, filho de pessoas simples, nascido em um lugar simples, essa era a visão deles a respeito de JESUS.

João 8:19 | "Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai."

E ai novamente JESUS começa a revelar o PAI para eles, note como JESUS é simples e claro. 
Note como JESUS coloca uma questão "sine qua non" ou seja "sem a qual não"
Se você não CONHECER o Filho você não conhece o PAI, é condicional, você só conhece o PAI se você conhece o FILHO. Muito simples isso meus irmãos. 

Eu Adriano não posso dizer para o ciclo de trabalho que frequento que eles ao me verem estarão vendo o meu Pai, até porque o meu Pai não tem relação nenhuma no ambiente onde eu trabalho.
Essas pessoas no trabalho que eu relaciono me conhecem, eles sabem quem eu sou, mas eles não conhecem meu Pai. Porque Eu e o meu Pai somo duas pessoas.

João 8:32 | "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

João 8:36 | "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

Lembrasse Jesus está montando um quebra cabeça, e quando nós começamos a encaixar as falas de JESUS compreendemos quem de fato ele É.

João 8:55 | "E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra."

Jesus está se referindo ao PAI nesse verso acima, logo ele fala com os entendidos da LEI, os Judeus, agora repare nas palavras de Jesus para eles. Jesus o tempo todo joga na cara deles que eles não conhecem o PAI. 
Vocês são mentirosos porque vocês acham que conhecem a DEUS, mas vocês não conhecem, a razão que JESUS diz isso é porque eles não conhecem o Filho, pois conhecer o PAI sem a manifestação do filho é IMPOSSÍVEL. JESUS é o PAI.

João 8:58 | "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU."

Meus irmão essa expressão pertence somente ao DEUS ETERNO.

Êxodo 3:14 | "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."

Se JESUS não está revelando quem ele é, meu o que dizer então. JESUS é muito direto, ele está o tempo todo se fazendo conhecer. 
As pessoas olham para JESUS como um simples filho de Deus, mas não irmão, esse é um dos títulos dele, Jesus cumpre uma função muito poderosa e grandiosa. Ele é o EU SOU.

João 9:24 | "Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador."
João 9:25 | "Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo."

Perceba nesse contexto, que esses Judeus pensavam de JESUS, eles olhavam Jesus como um homem pecador.Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?

João 9:35 | "Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?"
João 9:36 | "Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
João 9:37 | "E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo."
João 9:38 | "Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou."


Você precisa entender que a pergunta de JESUS é mais uma peça do quebra cabeça, a expressão "FILHO DE DEUS" refere-se a Divindade de CRISTO, por isso quando o cego entendeu ele rapidamente CREU e ADOROU, pois ele conhecendo o CRISTO conheceu o PAI. Essa é o ensinamento de JESUS. E este cego teve a revelação, pois sendo ele judeu monoteísta rapidamente prestou adoração a Cristo, pois ele reconheceu DEUS em Cristo.

Ainda vale lembrar que JESUS está montando uma quebra cabeça, lembram o que ele estabeleceu antes disso.

João 6:40 | "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filhoe crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."

Essa é a condição, é através do ministério do FILHO que temos todo o conhecimento de DEUS.

Agora chegamos no capitulo que surgiu esse assunto. 10. Vamos aos pontos para fechar esse analise.

João 10:2 | "Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas."

Irmãos, aqui temos que intender o que JESUS vai trabalhar, ele quer revelar o verdadeiro PASTOR, e esse conhecimento está condicionado a entrar pela PORTA. Essa é a parábola que JESUS vai trabalhar.

João 10:6 | "Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia."
João 10:7 | "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas."

João 10:9 | "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

Essa metodologia de JESUS em ensinar por parábolas é comum, e ele trabalha em todo o livro de João assim, logo como podemos ver acima, eles não entenderam nada, e agora JESUS vai explicar a parábola. Jesus está embutindo neles conhecimento sobre ele mesmo.

E então no verso 7 ele revela a primeira parte da parábola, ele diz: Eu sou a PORTA
Jesus começa ensinar para eles que para eles conhecerem o verdadeiro Pastor, eles devem conhecer a PORTA, isso é uma condição que JESUS estabelece. E agora sabemos quem é a PORTA.

Dentro dessa revelação, entendemos que o filho é a PORTA, logo o PAI é o Pastor, concorda, pois não há como ser as duas coisas ao mesmo tempo, concorda? Faria sentido isso se nós aplicar a UNIDADE conforme Paulo ensina em 1° Corintos 3:8, e é aqui que fica claro que não é isso que João está trabalhando, veja:

João 10:11 | "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."

Fica impossível defender que JESUS está ensinando a UNIDADE entre pessoas, mas ele está revelando quem ele É de FATO. Além dele ser a PORTA que conduz a DEUS, ele também é o próprio DEUS. Uauuuuuuuuuuuu, essa é um XEQUE MATE. 

Para nós encurtar e partir para o verso 30, vamos pular alguns versos.

João 10:28 | "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão."
João 10:29 | "Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai."

Olha que incrível, no verso 28, estamos nas mãos do filho e não podemos ser arrebatados, já no verso 29 estamos nas mãos do PAI e ninguém pode arrebatar-mos das mãos do PAI. 
Logo fica claro que JESUS está dizendo que estar nas mãos dele é estar nas mãos de DEUS PAI. Meu Deus é muita revelação, JESUS praticamente está DESENHANDO que ele é o PAI.

João 10:30 | "Eu e o Pai somos um."

É por este motivo que JESUS diz isso no versículo 30, que ELE e o PAI são UM, é muito claro que JESUS está dizendo que o Filho e o PAI SÃO A MESMA PESSOA...Irmão todos os contextos que lemos até agora, fica evidente que JESUS está dizendo ser o próprio PAI.

Como diz meu amigo Roni, JESUS É MUITO LINDO.

Para finalizar nosso estudo, vamos para o último texto.

João 10:38 | "Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele."

A partir daqui, JESUS começa a usar essa expressão de que o PAI está NELE e ELE no PAI. Isso é mais claro do que a neve. Aplique aqui a doutrina da DUPLA NATUREZA DE CRISTO.

Glória a JESUS, eu poderia ir até o último capitulo de João, pois é muita revelação acerca do PAI.
Mas creio que já ficou claro para você que JESUS está dizendo ser o PAI.

Obrigado a você que lê esses textos, e que esses possam aumentar sua FÉ no ÚNICO DEUS VERDADEIRO que é JESUS CRISTO.

Até o próximo assunto.

Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

2 comentários:

  1. Muito bom....
    Parabéns pela contrução do texto e pelas colocações.
    Como diz o ditado O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER...

    ResponderExcluir

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...