domingo, 10 de outubro de 2021

O Linguajar de JESUS CRISTO e a teologia dos Verbos, Artigos e Pronomes

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO. 

Resolvi expor esse assunto, para ajudar alguns amigos unicista, que as vezes confundi o tratamento que JESUS faz em relação a sua Divindade e a ele mesmo.

Muitos trinitários tentam provar sua doutrina citando alguns textos das falas de JESUS usando pronomes e artigos para se referir a divindade. Vejamos alguns exemplos:

"Eu e o Pai somos um." João 10:30

Como podemos ver, aqui temos um "EU" pronome pessoal, e "O" artigo definido, logo gramaticalmente nesta oração temos 2 sujeitos. Não estou estudando o contexto, e nem fazendo explicações teológicas, só estou citando uma parte do texto, para trabalharmos estas questões.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre," João14:26

Já nessa texto temos, três pronomes (EU, ELE, OUTRO), logo nesse texto encontramos três sujeitos, então lembrando, não estou focado em explicar o texto, mas sim demonstrar alguns textos fora de contexto para depois fazermos alguns análises.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." João 14:23

Também aqui, isolando o contexto, temos dois sujeitos avaliando a gramatica. 

Coloquei esses exemplos, e eu poderia criar um texto para cada um desses versículos, explicando o contexto e sua aplicação, e a unicidade. Porém o objetivo do meu texto não é explica-los, mas demonstrar que alguns trinitários usam textos como esses, para provar a doutrina da trindade.

Quero lembrar a você, que nenhum dos apóstolos entenderam a trindade nesses textos, você não encontrará nenhum discípulo de JESUS ensinando a doutrina da trindade, óbvio pois essa doutrina foi sistematizada a partir do 2º século até o 4° quando eles definem essa doutrina, mas antes disso, não encontramos na Bíblia esse entendimento trinitário.

Geralmente os trinitários citam esses e outros textos como estes, e fazem as seguintes afirmativas:

Viu, a gramática explica a trindade, como pode JESUS orar a ele mesmo, como pode JESUS falar de si mesmo, usando pronomes e artigos?????

Olha JESUS sempre diz, "MEU PAI", "O PAI", "ELE", "OUTRO", "EU e ELE" e assim vai.

Para quem não tem o entendimento Bíblico, e a revelação, claro que esses argumentos fazem sentido, e teoricamente eles tem razão. MAS SERÁ?????

Vamos fazer alguns análises gramaticais, e tentar compreender a LINGUAGEM BIBLICA.

"Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra." João 8:43

Vamos começar pela BASE do conhecimento sobre DEUS. e ver e compreender se ELE é UM, ou DOIS, ou TRÊS ou muito MAIS.

"No princípio criou Deus o céu e a terra." Genesis 1:1

Já no 1° capitulo e 1° versículo, detectamos a SINGULARIDADE de DEUS. Note que o VERBO (CRIAR) está no singular. 

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Genesis 1:2

Aqui revela a Natureza de DEUS, ele é ESPIRITUAL, e note que temos um artigo "O", e novamente enxergamos, somente UM DEUS que é ESPIRITO. Revelando a SINGULARIDADE de DEUS.

NOTA: Genesis 1:26 - Não vou colocar esse verso, pois já tenho aqui no meu blog, dois textos explicando exaustivamente "os plurais de DEUS", basta você procurar aqui, e achará uma explicação Bíblica, Teológica e Gramatical.

Adiante:

"A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele."  Deuteronômio 4:35

Esse versículo desmonta qualquer ideia que ensinam que DEUS é mais que 1, aqui é muito claro a revelação da SINGULARIDADE de DEUS. Note que algo foi revelado para Moisés para que ele soubesse, conhecesse entendesse e compreendesse que "O SENHOR" é DEUS, e que além "DELE" não existe "OUTRO". Aqui é um pronome "outro", tirando a compreensão que exista mais um que não seja DEUS O SENHOR. artigo definido no singular. A regra gramatical está favorecendo a UNICIDADE de DEUS.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4

O que dizer então do "SHEMÁ" o versículo mais lido em Israel até hoje, esse versículo é o texto áureo do povo de ISRAEL, é o texto CHAVE para fundamentar o MONOTEISMO, que ensina UMA ÚNICA DIVINDADE, é encabeçado por esse versículo, que compacta toda a doutrina JUDAICACRISTÃ.

Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Deuteronômio 32:39

Começa a ficar difícil defender que existe mais que 1 DEUS, ou melhor que exista mais que 1 pessoa na divindade. Não adianta só recorrer ao NOVO TESTAMENTO para criar uma doutrina em cima de pronomes e artigos, porque até agora, não encontramos UM VESTIGIO que existam 3 ou mais pessoas que compõe a divindade. Em todos esses casos, fica claro e evidente que EXISTE UM SER SINGULAR.

"Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome do Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra." Salmos 83:18

Se existisse três pessoas na divindade, eu poderia construir esse salmos assim? Não é esquisito, deveria estar dessa maneira:
Para que saibam que VOCÊS (que ELES), a quem só pertence o nome do Senhor, SÂO ALTISSIMOS sobre toda a terra.

Eu entenderia ai que existem mais que UM SER, ainda não saberia a quantidade, mas saberia que é mais que UM SUJEITO. Mas o texto está construído em cima da SINGULARIDADE de DEUS. Quando tentamos criar doutrina em cima de gramática, temos que TER MUITO CUIDADO, para não desconstruir uma DOUTRINA estabelecida pelo próprio DEUS. Veja:

"Não terás outros deuses diante de mim." Êxodo 20:3 

Note que a trindade ensina que existe UM DEUS que Subsiste em três pessoas que são DEUSES. E aí? Olha como fica confuso confrontar a ideia trinitária com o mandamento divino? Eu tenho que adorar somente UM DEUS, mas a doutrina trinitária diz que não, que eu tenho que adorar três deuses que são UM...Esquisito de MAIS!

Vamos falar do profeta conhecido como "o profeta do MESSIAS", sim Isaias é o profeta que mais profetizou a respeito de CRISTO. Em outras palavras, a ele foi revelado o CENTRO das ESCRITURAS. Será que Isaias conhecia 1 DEUS ou 3 deuses???? Será que o homem que mais profetizou a respeito do FILHO DE DEUS, teve o entendimento de pelo menos 2 pessoas "PAI e FILHO"? Vamos ver já que ele é o profeta messiânico!

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.
Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória".
Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.
Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! " Isaias 6:1, 5

Essa é uma das visões mais profunda e intima que alguém possa ter tido em todo o velho testamento, sim Moises conversava "face a face" mas não me recordo de alguém ter tido uma vista mais intima e gloriosa como a que Isaias viu nesse dia. Uma revelação do CELESTIAL, aquilo que muitos Homens jamais viram e nem ouviram, Isaias teve o privilégio de ver, e por isso ele teve as melhores revelações que um profeta poderia ter.

O primeiro versículo já revela a UNICIDADE de DEUS, e lá ele viu "O SENHOR" artigo definido singular. Aqui meu amigo, pode chorar, pois não existe se quer uma poeirinha da trindade nesse verso. acompanhado desse ser singular, Isaias destaca "NUM TRONO" esse "NUM" é uma contração das preposições "EM + UM = NUM" ou seja, Isaias viu UM "1" SENHOR e  UM "1" TRONO e esse SENHOR estava ASSENTADO neste alto e exaltado TRONO.

O versículo dois podemos constatar de que ele não viu mais nenhum outro deus, pois se assim visse ele testemunharia como fez com os SERAFINS, note que para os serafins ele usa plurais "deles", uns aos outros". Então podemos compreender que a visão mais intima Celestial não tinha 3 pessoas sentadas em um sofá, e também não tinha uma pomba. e nem Pai e Filho, mas somente O ÚNICO DEUS E SENHOR E REI VERDADEIRO. Incrível. Note o versículo 6 no final, Isaias faz questão de dizer "OS MEUS OLHOS VIRAM O REI, O SENHOR dos EXÉRCITOS" 

"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus." Isaias 44:6

"Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro." Isaias 45:18

"Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem." Isaias 48:11

O que agente faz com esses 3 versículos que GRITAM a UNICIDADE, que desmonta a crença além de UM SER, fica complicado, a Gramática e a construção teológica de todo o velho testamento expressam a existência de UM SER DIVINO e mais nenhum outro além dele. 

Isaias o profeta que viu o mais intimo de DEUS que um homem ja teria visto LÁ NO CÉU, não deu uma dica sequer sobre a possibilidade de ser mais que UM, estranhamente o homem que mais profetizou sobre o "FILHO DE DEUS" sequer reconheceu duas pessoas lá no céu, e criando o mundo, ele sempre frisou a existência der UM SÒ SENHOR E REI, e mais ninguém!

"Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;" Isaias 44:24


Esse versículo faz o trinitário e o unitarianismo "Chora, gritar, espernear, briga, esse versículo tira o chão dessas duas doutrinas. Porque além da gramática provar a Singularidade de DEUS, destaca que DEUS estava SOZINHO 

Esse adjetivo "SÓ", mostra exatamente que DEUS não estava acompanhado de NINGUÉM, só estava ele. Se existe 2 ou 3 pessoas, jamais essa afirmação poderia ser VERDADEIRA, DEUS seria muito egoísta. 

Se DEUS estava acompanhado de mais uma ou duas pessoas, e afirmar está sozinho, podemos dizer que ele estava VAZIO, pois Estar Só, ou se sentir SÓ, são coisas distintas. é um problema emocional ligado com a depressão, então ou DEUS de FATO estava SÓ, ou ele não estava SÓ, mas estava sentindo SÓ, abandonado, vazio, olha como essa doutrina transforma DEUS em um Ser Depressivo....Que possamos entender a UNICIDADE DELE.

Agora que frisamos bem o contexto gramatical do VELHO TESTAMENTO, vamos compreender então, o NOVO, pois somente e unicamente nele que os trinitários tem chamado o Velho Testamento de mentiroso, pois já constatamos que não existe mais que UM SER Celestial no Antigo Testamento. Adiante:

O LINGUAJAR DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO

"E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão."  Mateus 9:15 - "enquanto EU estou com eles"

"Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."  Mateus 12:8 - Porque EU até do sábado sou Senhor

"E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos." Mateus 17:9 -  "até que EU seja ressuscitado"

"Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo." Mateus 23:10 - "porque um só é vosso Mestre, que sou EU"

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), Marcos 2:10 - "para que saibais que EU tenho poder na terra"

E O escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão NELE, e O matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. Marcos 10:34 - "ME escarnecerão, ME açoitarão, E cuspirão EM MIM, Me matarão..."

E ELE enviará os SEUS anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27 - "E EU enviarei MEUS anjos"

Mas primeiro convém que ELE padeça muito, e seja reprovado por esta geração. Lucas 17:25"...convém que EU padeça...

E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá NO Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Lucas 18:31 - "e se cumprirá EM MIM tudo o que..." 

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, Lucas 24:46 - "..convinha que EU padecesse, e ao..."

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ELE. João 3:17 - "..Porque Deus ME enviou ao mundo...para que o mundo fosse salvo por MIM"

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ELE te daria água viva. João 4:10 - "...tu lhe pedirias, e EU te daria..."

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - "...conhecereis A MIM, e EU vos libertarei..."

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36 - "...Se, pois, EU vos libertar..."

Eu poderia aqui te encher de versículos, são mais de 100 versos Bíblicos nos evangelhos, em que JESUS fala de SI mesmo na terceira pessoa do singular. Jesus sempre se refere a si mesmo ou na 1° ou na 3° pessoa como mostrei para você acima.

Esse é a maneira que JESUS se comunica, não é nada estranho dizermos que JESUS fala com ele mesmo, pois como podemos ver, JESUS se refere a ele, até mesmo no texto áureo do Novo Testamento João 3:16, é JESUS que fala aquelas palavras, e porque ele não usa a 1° pessoa para se referir a si mesmo, pois é estranho nós falarmos de nós mesmo na 3° pessoa.

Se um dia você se encontrasse comigo, e eu fosse fazer referências a este e esses textos que eu produzo aqui no TEOLEIGOS, eu não posso falar pra você assim:

Eu falando: Vai ler os textos que ELE escreveu ou tem textos que foram escritos por ELE que são.....
O correto é eu dizer: Vai ler os textos que EU escrevo, ou vai ler os textos que foram feitos por MIM...
Jamais EU poderia referir a MIM mesmo na 3° pessoa, pois isso demonstra que é um dialogo de 2 sujeitos referindo a mais um. Eu e Tu conversando sobre os textos DELE. O correto é 2 sujeitos: Eu conversando com TU sobre MEUS textos.

Logo fica claro que o linguajar de JESUS era extremamente peculiar, não é a toa que JESUS mesmo diz:

"Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra." João 8:43

Se você compreender a LINGUAGEM de JESUS, não é absurdo algum dizer que ELE pode ORAR a si mesmo, ELE pode falar de SI MESMO na 3° PESSOA. E assim nós PRESERVAMOS o MONOTEISMO CLÀSSICO que o VELHO TESTAMENTO nos ENSINA.

Com todos estes exemplos fica obvio que JESUS se comunica de uma maneira ESPECIAL e PRÓPRIA, mas ainda sim, caberia ajuntar essa explicação com a DUPLA NATUREZA DE JESUS, que joga mais LUZ sobre o Assunto.

Uma outra oportunidade voltemos a abordar esse assunto dos "VERBOS, PRONOMES E ARTIGOS.

Deus te abençoe e fica na PAZ, e sempre procure a estudar as escrituras com a LENTE MONOTEISTA, pois ela é a CHAVE para a compreensão da UNICIDADE de DEUS.


Irmão Adriano Nogueira.

Insta: @iab_ahoradaverdade

2 comentários:

  1. Muito bom irmão Adriano, parabéns.
    Gostei muito 👏👏👏👏🤝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Deus te abençoe. Assim que possível, se identifique para eu conhecer você!

      Excluir

A primordial diferença da interpretação Unicista versos a interpretação Trinitária

A paz do nosso grande Deus e Salvador JESUS CRISTO.        Olá meus queridos e amigos leitores! Hoje através das letras, quero compartilhar ...